Atribuiçao/Pai sem casamento averbado em Portugal

Pai portugues (atribuido em 2020) e agora quero dar entrada na atribuição da filha maior. Somos casados aqui no Brasil, e quero saber se consiguimos fazer a atribuiçao da filha, sem a averbação do casamento.

O pai foi o declarante no nascimento.

Parece que pelo consulado é rigoroso a necessidaade da averbação do casamento, e por Conservatória não é necessário. Alguem fez no ultimo ano esse processo?

Comentários

  • @RITA GARCIA

    Por favor verifique sua mensagem acima. Você está falando de *averbação do casamento* (nas respectivas certidões de nascimento dos cônjuges), ou de *transcrição do casamento* realizado no Brasil, junto ao governo Português?

  • @eduardo_augusto obrigada pela atenção.

    Meu marido ja é portugues, nossa filha quer dar entrada no processo dela de atribuição (filha de portugues). Acontece que para Portugal, ele é solteiro (não atualizamos o documento portugues). Isso pode atrapalhar no processo dela? Se sim, teremos que fazer o nosso processo primeiro (averbar o casamento em Portugal), correto? Só que percebi que o Consulado exige mas as conservatórios não. Queria saber se alguem esta com processo como este.

  • @RITA GARCIA Meu irmão fez a cidadania do meu Pai e depois a dele e das filhas sem fazer a Averbacao do casamento do nosso pai, ele fez na Conservatória de Lisboa (por Advogados) .

    Eu fui no consulado de Salvador semana passada (06/04) e fui informada pelo funcionário de lá que pelo Consulado só é possível após a Averbacao do casamento . Porém é possível fazer enviando direto pra Conservatória. Espero ter ajudado.

  • @RITA GARCIA

    Não confundir averbação com transcrição de casamento.

    No seu caso, ele foi declarante do nascimento e dispensa a transcrição.

    Pode fazer o pedido da filha.

    Aqui, aconselhamos enviar documentos diretamente à Portugal, pois é menos burocrático e mais rápido.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21966/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-filho-maior-de-idade-1c#latest

    (a transcrição só seria indispensável se vc, sendo a esposa, fosse requerer a cidadania por casamento)

  • @telane e @mabego obrigada por responder.

    Sim é TRANSCRIÇÃO de não averbação, me confundi nos termos.

    Então, minha filha pode dar entrada no processo dela de cidadania, sendo o pai portugues e declarante do nascimento dela.

    Maravilha, pq não pretendia fazer o processo de transcrição do nosso casamento agora.

    muito obrigada

  • Poderiam indicar a conservatória mais adequada, em relação a prazos para encaminhar um processo como a colega informou mais acima?

  • @roguitar1

    qual seria o artigo?

    veja qual, neste link, onde tem as listas atualizadas:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17610/guias-e-informacoes-uteis-comece-aqui

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.