Preciso retificar? (Erros de digitação e f trocado ph)

Boa tarde, amigos.

Primeiramente quero agradecer por toda ajuda, e novamente venho pedir humildemente vossa ajuda.

Estou preparando as coisas para primeiro transcrever o casamento e depois solicitar a nacionalidade para minha mãe, que é neta de Portuguesa.

A avó dela (portuguesa) se chama Eufrozinda Augusta Félix, esta escrito dessa forma no CEPESE. Estou aguardando o civil online com a certidão de batismo para ver como está lá.

Aí começa a bagunça.

Nas certidões brasileiras de casamento está como Eufrosinda Felix e virou Eufrosinda Felix Fabio), e na de óbito o nome de casada.

Nas certidões da minha vó (filha da Eufrozinda, mãe de minha mãe), está como Euphrosina (nascimento), Euphrorina (casamento) e Euphrosina (óbito). Sempre seguido do sobrenome de casamento.

Nas certidões da minha mãe está como: Euphrosina (nascimento) e Eufrosinda (casamento).

Será necessário retificar estas certidões?

Obrigado.

Comentários

  • @thelucguy


    Sim, deveria retificar.

    O "ph" e o "f" não são o problema. O que aparece na certidão de óbito também não deveria ser problema, já que não é normalmente utilizado.

    Mas "Eufrosina" e "Eufrosinda" são nomes diferentes.

    Pode ser que passe? Sim, pode ser que pegue um conservador mais leniente. Mas, tem grande chance de não passar, e aí é exigência, tensão, correria...

  • @eduardo_augusto você sabe se o nome que aparece no cepese é o mesmo de batismo ou se pode haver divergencias? De qualquer forma estou esperando o civil online me mandar o batismo dela para confirmar o nome verdadeiro e retificar as certidões.

  • @thelucguy

    deveria ser igual, mas pode ser que esteja divergente...

  • @thelucguy

    Para retificar no brasil vc precisará da certidão do civilonline apostilada. Veja aqui como proceder: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22927/guia-para-apostilar-documentos-em-portugal#latest

  • @AlanNogueira Já solicitei uma versão digital (pagando os 10 euros) ao Civil online utilizando o método para "burlar" os 100 anos. Mas desde quinta-feira isso e ainda não me retornaram nem o assento, nem alguma negativa que não foi encontrado. Só recebi o e-mail de confirmação de pagamento.

  • @thelucguy nao sei como é em Portugal, mas aqui no Brasil vários órgãos públicos fecham na quinta e sexta (que foi semana santa) aguarde mais alguns dias pois está dentro da normalidade se considerar dias úteis…

  • @thelucguy

    Eu no seu lugar conversaria com um advogado (português) especializado em nacionalidade e só pediria retificação se ele dissesse ser realmente necessário. Na minha humilde opinião de leigo, retificações envolvem tempo, gasto e se não fizer de forma muito pontual, fica com o risco de ao final ter na mão um monte de certidões "remendadas" que podem gerar exigências e questionamentos depois.

  • @ecoutinho sim, concordo que seria o ideal. A questão é que a maioria das assessorias que procurei cobram muito caro até para fazer essa análise. A última que cotei, era 3 mil reais apenas para fazer "genealogia", sendo que já tenho tudo localizado. Claro, não julgo o preço pois não é minha profissão, mas entendo que na minha realidade, pagar 3 mil reais para uma montagem de árvore que já tenho praticamente tudo, além disso ainda tem outros honorários caso eu queira transcrever + nacionalizar depois usando o serviço deles.

  • @thelucguy

    eu, no seu lugar, retificaria tudo.

    (nas minhas certidões retifiquei até "s" por "z")

    Nada paga a nossa tranquilidade. Além do mais, é tudo legítimo. E um direito seu.

    Penso que honramos os nossos antepassados ao reparar erros que eles não tinham conhecimento nem informação para fazê-los.

    Penso que eles estarão agradecidos, onde quer que eles estejam.

  • @mabego concordo 100% com você. Espero em breve conseguir a minha nacionalidade. Se tudo der certo, esse ano ainda conseguimos protocolar o da minha mãe.

  • @mabego @Alan Agora estou com todos os documentos e me surgiu uma dúvida.

    A respeito dessas variações, vou retificar todas para Eufrozinda, que é como consta no assento e também alterar a data de nascimento dela, que consta como 1903 no assento, porém na certidão de casamento está 1906.

    Minha dúvida é a respeito do nome dos pais dela. No nascimento dela os nomes são: Izidro Augusto dos Santos Felix e Julia da Conceição. No casamento dela também está dessa forma, porém no nascimento de sua filha, Norma (brasileira, mãe da requerente a cidadania), consta avós Izidro Augusto Felix e Julia Augusta Felix.

    Será que eu precisaria retificar também esses nomes?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.