Dúvida de local e procura pela certidão
Bom dia a todos!
Estou em busca da certidão de nascimento do meu avô, Manoel Monteiro da Fonseca, nascido 30-08-1912 em Guarda, filho de Antonio Monteiro da Fonseca e Izabel Cristina.
No CivilOnline não encontrei pois alegaram já estar no arquivo distrital, agora estou em contato com o CRAV e me retornaram o pedido de pesquisa dizendo que precisam saber a freguesia e o conselho do nascimento.
O único documento que mostra mais detalhes da localização é esse em anexo dizendo PARADA DO CÔA.
Vocês sabem me dizer se esse Parada do Côa é referente a Parada ou a Vila Nova Foz de Côa?
Qualquer ajuda é bem-vinda!
Obs1: Encontrei a família no family search
Obs2: Farei primeiro o processo do meu pai como filho
pra depois fazer o meu.
obrigada.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Gabsdonadio
https://tombo.pt/f/ald21
estranho civilonline dizer que 1912 ainda está no arquivo distrital...
enfim...
Tb estou com o mesmo problema, tenho o cartão de estrangeiro do meu bisavô, sei o Distrito e o Conselho de nascimento, mas não consta a freguesia...ele nasceu em 1907.
@VivianBranco
se quer ajuda, coloque os dados aqui
@mabego você acha que é Parada?
@mabego
Segue resposta do CivilOnline
"Boa tarde
Encontra-se pendente uma certidão de nascimento de Manoel Monteiro da Fonseca nascido em 1912, que não conseguimos libertar uma vez que os livros anteriores a 1914 já encontram no Arquivo Distrital da Guarda."
Alguma recomendação de como devo proceder?
@Gabsdonadio
Solicite ao arquivo distrital da guarda conforme a resposta do civilonline.
Envie esta resposta do civilonline nas observações.
estou em busca de mais informações sobre meu bisavo *MANOEL DE OLIVEIRA COELHO*, ja cheguei até aqui..
http://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1201036
PT-ADGRD-PRQ-PGVA04-001-00018_m0007.tif
certidao de batismo..
@gilberto andrade
o que vc precisa saber?
@Gabsdonadio
A freguesia "Parada do Côa" em Guarda é essa aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/Parada_(Almeida):
Descrição da Wikipedia:
Parada foi uma freguesia portuguesa do município de Almeida, distrito da Guarda com 12,6 km² de área e 114 habitantes (2011). Densidade: 9 hab/km².
Foi extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, tendo sido agregada às freguesias de Amoreira e Cabreira, para formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Amoreira, Parada e Cabreira com sede em Amoreira.[1]
Era constituída por duas povoações- a sede de freguesia e a anexa de Pailobo.[2]
Parada dista cerca de 28Km da sede do concelho e cerca de 4Km da estação da CP da Cerdeira.
Está situada na margem direita da ribeira de Noeime e a uma altitude média de 800 metros, confinando com o concelho da Guarda.
População
★ Nos anos de 1864 a 1890 figura no concelho de Sabugal. Passou para o actual concelho por decreto de 12 de julho de 1895
=====================
Outro ponto: observe que o nome da mãe nos documentos é IZABEL CAROLINA e não Izabel Cristina como você mencionou no seu post, se atente a isto no momento de fazer a solicitação.
@AlanNogueira obrigada, também encontrei essa busca no google e estou me norteando por ela na busca.
Sobre o nome, realmente me confundi na hora de escrever o post.
@mabego @AlanNogueira
Pelo Crav solicitei a certidão e a pesquisa com as informações acima e me responderam o seguinte:
"Exmo. Sr.
Os documentos necessários à localização do registo pretendido ainda são detidos pela Conservatória do Registo Civil de Almeida à qual deve apresentar pedido de localização/emissão de certidão.
Com os meus cumprimentos"
Vocês sabem me dizer por onde solicito/tenho acesso a conservatória de Almeida? é por e-mail? é pelo próprio Crav?
@Gabsdonadio
Como solicitar certidões pelo civilonline
Bom dia!
Obrigada pela ajuda até aqui, consegui achar o assento de meu avô e hoje irei ao cartório com meu pai para pegar a assinatura por autenticidade no formulário 1C.
Ainda estou com algumas dúvidas que acredito serem bobas a vocês, mas pra mim são pertinentes:
1- Ao final do formulário há alguns endereços a ser enviado o pedido, porém não aparece a ACP>
Neste sentido, a recomendação ainda é enviar para a ACP os processos de filhos ? Qual endereço correto?
2 - No envelope precisamos colocar alguma pastinha pra conservar melhor os docs? Preciso grampeá-los ?
Obrigada por esse fórum maravilhoso e todos que ajudam!
@Gabsdonadio
Siga conforme orientado no topico https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21966/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-filho-maior-de-idade-1c#latest lá tem todas orientações inclusive o endereço da ACP. Boa sorte!
@Gabsdonadio Como conseguiu fazer a busca e achar a certidão?
bom dia amigos !
estou com uma dúvida e peço ajuda aos companheiros para sana-la.
Avô : João de Freitas Sardinha, nascido em Portugal, em 18 de Setembro de 1919
filho de :
Pai ; João Augusto Sardinha
Mãe : Henriqueta de Freitas
Distrito : Ilha da madeira
Conselho : Calheta
Freguesia : Calheta
Tentei conseguir o assento de nascimento pelo civil on-line e não consegui !!! foi informado que o ano de nascimento tem que ser inferior ou igual a cem anos .... pensei que acima de 1911 conseguiria a segunda via pelo civil on-line.
A certidão dele será de batismo ? ou será assento de nascimento ?
Peço ajuda aos companheiros para me orientar como devo proceder . Desde já agradeço
@JorgeCoelho10
Leia "OBSERVAÇÃO IMPORTANTE" na 1a. postagem do tópico:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1