Preciso retificar

Boa noite à todos preciso de uma ajuda.

Meu avô português foi registrado como Manuel Teixeira dos espírito santo e aqui no Brasil usava Manoel do espirito santo,Teixeira é sobre nome da sua mãe e espírito santo do seu pai.

Enfim registro meu pai e toda sua família como Manoel do Espírito Santo,agora pra pedido de cidadania eu como neto preciso retificar os documentos ou mando a documentação sem retificar

Comentários

  • @Claudiney1037

    Qual a data do registro dele em Portugal? A maioria dos antepassados que vejo aqui só têm batismo e são registrados apenas com o primeiro nome...

  • @Claudiney1037

    Como está o nome no assento de baptismo (ou certidão de nascimento) do Manuel?

    Como está o nome no casamento do Manuel?

    Como está o nome do Manuel nas certidões de nascimento dos filhos?

  • @AlanNogueira ele foi registrado em 1922 com nome de Manuel Teixeira dos Espírito Santo e usava aqui no Brasil como Manoel do Esprito Santo,os nomes dos pais são iguais na certidão de nascimento tanto do meu avô quanto do meu pai

  • @mabego na certidão de nascimento está Manuel Teixeira dos Espírito santo e nas certidões de nascimento dos filhos e casamento está Manoel do Espírito Santo

    Já o nome dos pais dele Joaquina Teixeira e Serafim do Espírito Santo,estão corretos tanto no casamento dele aqui no Brasil,e nas certidões de nascimento dos filhos aqui no Brasil.

    Minha dúvida é será quê vou ter quê retificar,pra não ter exigências

  • @mabego na certidão de nascimento está Manuel Teixeira dos Espírito santo e nas certidões de nascimento dos filhos e casamento está Manoel do Espírito Santo

    Já o nome dos pais dele Joaquina Teixeira e Serafim do Espírito Santo,estão corretos tanto no casamento dele aqui no Brasil,e nas certidões de nascimento dos filhos aqui no Brasil.

    Minha dúvida é será quê vou ter quê retificar,pra não ter exigências

  • @Claudiney1037

    O mais correto é retificar para ficar tudo conforme a certidão portuguesa de nascimento, assim você não corre o risco de ser surpreendido com exigência em seu processo.

    Para retificar você irá precisar da certidão de nascimento portuguesa apostilada, veja aqui como proceder: Guia para Apostilar documentos em Portugal

  • editado April 2023

    @Claudiney1037

    na certidão de nascimento está Manuel Teixeira dos Espírito santo e nas certidões de nascimento dos filhos e casamento está Manoel do Espírito Santo

    Era (e ainda é bastante frequente) um costume, os portugueses ao se casarem "escolherem" o nome que iriam carregar na vida.

    Muitos, escolhiam nomes aleatórios, como apelidos dos padrinhos, do vizinho, de alguém que queriam homenagear... sei de um caso que o português escolheu como apelido o nome do navio em que ele chegou aqui no Brasil: Ressurreição!

    No seu caso, ele tirou o apelido da mãe (era costume (embora não 100% nesse quesito de masculino e feminino), que as mulheres adotassem o apelido da mãe. E os homens adotassem o apelido do pai) e fixou o apelido do pai.

    Eu, particularmente, não vejo problema. Acho que passa sem retificar. Mas eu não sou o conservador, que pode ser daqueles bastante rígidos. Mas esse costume mencionado, não dá para desprezar. Se fazia presente na grande maioria dos casos.

    (contrariando a regra, minha avó adotou o apelido do pai... acontece também) e para vc saber mais sobre os costumes: meus tios avós, migraram para o Brasil. Um deles, doente e temendo a morte próxima, pediu ao irmão que fosse até Portugal e trouxesse um saco de terra do quintal de sua casa em Portugal, para que fosse jogado em seu caixão no momento do sepultamento aqui no Brasil.

    Estranho? sim... para nós brasileiros (ainda). Mas para Portugueses, isto é muito comum... e muitos deles fizeram o mesmo pedido às famílias.

    Sobre: "não ter exigências", ninguém aqui pode garantir nada, pois a análise do conservador é pessoal (até certo ponto) e conhece os costumes.

    Se vc achar prudente enviar assim e corrigir no caso de uma exigência... é decisão sua.

    Já vi casos nesta mesma linha terem sucesso.

  • Boa noite à todos preciso de uma ajuda!!!

    Estou juntando meus documentos para pedir minha cidadania como neto,como já citei aqui outro dia,meu avô foi registrado em Portugal como Manuel Teixeira dos Espírito Santo e usava no Brasil (Manoel do Espírito Santo)seus pai se chamavam Serafim do Espírito e Joaquina Teixeira,estou pensando em mandar assim mesmo sem retificar,se cair em exigências aí sim faço as retificações.

    À Dúvida é tenho a certidão de casamento do meu avô Português com minha vó Brasileira,lá consta data de nascimento igual do seu registro de nascimento,também está correto nome dos pais e consta que ele era de Portugal-Coimbra,ele nasceu em figueira de lorvao-Penacova,será quê ajuda ou atrapalha enviar essa certidão de casamento também,como prova.

    Desde já agradeço à todos!!!

  • @Claudiney1037

    Recomendável enviar o casamento, para fixar o nome. E o assento de baptismo.

    Levando em consideração o meu post acima deste sobre a rigorosidade do conservador...

  • @mabego bom dia,essa certidão de casamento é Brasileira preciso fazer apostilamento também pra enviar junto?

  • @Claudiney1037

    como é certidão de apoio, pode ser inteiro teor, digitada e não precisa de apostilamento

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.