Ajuda Busca Certidão em Viseu
Boa noite, amigos.
Estou juntando os documentos para cidadania da minha mãe que é neta de portuguesa.
Já temos as informações dela pelo Family Search: https://www.familysearch.org/tree/person/details/G32D-5HF
Parece que ela foi batizada em 1903, em Pereiro, Tabuaço, Viseu, Portugal. Poderiam me ajudar a encontrar o cartório onde preciso pedir a certidão dela?
Desde já agradeço.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@thelucguy
Faça o registro no site abaixo e peça informações (envie este link do FS) para a localização do assento de baptismo, pois os livros de 1903 não estão online
https://crav.arquivos.pt/login
@mabego Solicitei e responderam que preciso entrar em contato com a Conservatória do Registo Civil de Tabuaço. Vou ver como faço para conseguir com eles.
@mabego Vc sabe como entro em contato com eles?
@thelucguy
tente este email:
crcpcom.tabuaco@dgrn.mj.pt
https://irn.justica.gov.pt/Contactos-do-Registo/-Registo-Civil-Predial-Comercial-e-Cartorio-Notarial-de-Tabuaco
@thelucguy
Se não conseguir contato e estiver disposto a arriscar 10 euros, peça pelo civilonline, as conservatórias costumam atender rapidamente os pedidos feitos por lá, ao contrário do que ocorre com resposta a e-mails.
Segue guia: Como solicitar certidões pelo civilonline
Olá @AlanNogueira, infelizmente pelo civil online não consigo. 10 euros não seria problema porém quando coloco a data diz que tem que ser menos de 100 anos.
@thelucguy
Ao final do 1o. tópico do guia "Observação Importante".
@Guilherme Moreira Legal! Acabei de ver aqui. Vou tentar. Mas será que eles acham mesmo sendo tão antiga?
Antes de saber o e-mail do registro civil, enviei para a camara municipal e obtive como resposta:
Boa tarde, Venho por este meio informar V.Exª que tem que se dirigir à Conservatória, para adquirir o solicitado.
@thelucguy
So seguir o guia para “resolver” esse problema do sistema como alertou o @Guilherme Moreira. Geralmente eles acham se der as indicações certas e ainda estiver na conservatória!
@AlanNogueira
Legal, vou solicitar por eles então caso a Conservatória não responda meu e-mail até amanhã. No caso de não acharem a certidão eu "perco" os 10 euros? Não que isso seja um impeditivo, é mais uma curiosidade mesmo.
@thelucguy
Tá aí uma boa pergunta. Acho que não "perde", mas vc depois precisa fazer um pedido de devolução... algo meio burocrático que talvez nao valha a pena pelo valor. Eu mesmo tenho 10 euros perdidos nessa aí, pela dificuldade em saber como pegar de volta acabei deixando prá lá... no meu caso só responderam que não encontraram e não falaram nada da $$ kkk
@thelucguy
@AlanNogueira
perde... já fiz pedido no civilonline e eles não reembolsam!!
:/
@mabego então é isso aí kkk Achei que tinha alguma forma de pedir de volta, mas acabei optando por não perder mais tempo procurando isso, afinal tempo é dinheiro não é mesmo? kkk
@AlanNogueira
fiquei INDIGNADA!!!
@mabego tinha lido em algum lugar que eles reembolsavam...
Procurei aqui achei no próprio forum uma pessoa dizendo pra responder o próprio email deles pedindo orientações para devolução https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17681/pedido-de-certidao-pelo-civil-online-foi-recusado-tem-como-pedir-reembolso-do-valor-pago
Se dá certo aí eu não sei!
@AlanNogueira
não tive sorte... enviei email e nem se dignaram a responder.
Outros relatos da mesma coisa... não houve reembolso.
Por isto, se deve ter a certeza dos dados do pedido da certidão estarem certinhos.
@mabego @AlanNogueira
Acabei de solicitar via Civil Online usando os passos da observação. Agora é aguardar. No entanto não recebi nenhum e-mail de confirmação nem nada. Isso é normal?
Além disso, um parente me forneceu o código de referencia do registro de nascimento da minha bisavó (portuguesa). Recebi só depois de fazer o pedido. Será que consigo entrar em contato com eles? Pode servir de ajuda, imagino.
@thelucguy agora é aguardar. Geralmente respondem rápido, mas há de considerar que hoje/amanhã é feriado (semana santa) e tem o final de semana pela frente... semana que vem eles devem retornar pra vc.
@AlanNogueira Certo amigo. Atualizo aqui quando houver resposta. Agora tem o seguinte, ouvi que o registro dela na verdade apesar de que deveria estar no Arquivo Distrital de Viseu, ele está no Arquivo Diocesano de Lamego. Que é diferente do que indiquei no Civil Online. Será que por isso pode ser que não encontrem?
@thelucguy
Que código de referência seu parente forneceu?
O livro está na Conservatória de Tabuaço.
@Guilherme Moreira O código é o seguinte: PT-AMDL-PRQ-PTBC10-001-0001