Visita de Agente Consular ao cidadão que requer a cidadania portuguesa
Boa Tarde!
Estamos fazendo o processo de atribuição de cidadania portuguesa para meu avô. Ocorre que ele está com 84 anos e não está mais em condições de se deslocar ao Consulado para poder assinar o formulário perante o agente consular.
Nesse caso, seria possível requerer que o agente se desloque até ele para que ele possa assinar o formulário de Declaração para Atribuição da Nacionalidade Portuguesa?
Se sim, qual o nome desse procedimento? Como faço para requerê-lo?
Grata.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@TalitaLopes
qual seria o artigo?
Se vc fizer o processo pelo consulado, é mais trabalhoso.
Se vc fizer o processo direto em Portugal (como todos aqui fazem), vc pode pedir à um cartório que vá à sua casa, mediante pagamento.
@mabego eu resido no Brasil.
Nesse caso, apenas perante agente consular meu avô poderá assinar o formulário 1C para o pedido de declaração para atribuição da nacionalidade portuguesa?
Grata.
@TalitaLopes
Vc pode fazer o processo do Brasil... digo direto em Portugal, pois vc envia a documentação diretamente para lá, sem a intermediação do consulado (que costuma complicar bastante).
Veja com algum cartório se podem ir na sua casa...
Veja a documentação abaixo para o envio à Portugal, referente ao seu artigo:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21966/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-filho-maior-de-idade-1c#latest
@mabego Em relação à assinatura desse formulário 1C, que precisa ser feito perante o funcionário do cartório, no caso, é perante o funcionário do cartório consular ou do cartório de notas do Brasil, mesmo?
@TalitaLopes
ele já tem firma em algum cartório?
A assinatura é feita diante do funcionário do cartório de notas.
@mabego
GRATIDÃO!!!
Muitíssimo Obrigada!!!!!