Jesuz vs de Jesus

Olá a todos os/as colegas.

Gostaria de agradecer antes de mais nada o compartilhamento de tamanho importante e útil conteúdo e o acesso para consulta pública do mesmo.

Meu nome é Fabio e atualmente estou juntando a documentação para entrada ao processo de cidadania portuguesa.

Procurei no forum e encontrei casos semelhantes porém nenhum com esse caso especifico (a falta do 'DE').

Assim, peço aos colegas ajuda com a seguinte dúvida:

Devo retificar as certidões que tenham grafado o sobrenome JESUZ no lugar de DE JESUS?

A certidão original de batismo do meu avô tem grafado seu nome Augusto de Jesus porém quando casou-se no Brasil seu nome foi grafado como Augusto Jesuz.

Desde já agradeço qualquer ajuda.

Um abraço a todos.

Comentários

  • Portugal geralmente tolera divergências nas particulas de ligação (da, de, dos, etc...) E Jesus para Jezus não altera a pronúncia, então na minha opinião não precisaria retificar nada.

  • @LeoSantos muito obrigado pela resposta!

    Aproveitando para fazer uma correção, a certidão de batismo portuguesa grafa: Augusto Cesar de Jesus, acredita que ainda assim não seria necessário retificar?

  • @fpolese


    O Jesus / Jesuz e a presenca/ausencia da particula "de" não tem relevancia.

    Mas... Se a certidão de batismo diz Augusto Cesar, a certidão de casamento tambem deve dizer Augusto Cesar - assim como os documentos posteriores. A menos que na certidao de casamento tenha algo escrito como "apos o casamento, adotou o nome Augusto de Jesus".

    Para o conservador, "Augusto" e "Augusto Cesar" não são a mesma pessoa.

    Voce precisará de uma via autenticada e apostilada da certidão de batismo (em portugal), para retificar a certidão de casamento (no Brasil).


    @mabego , concorda?

  • @fpolese

    JesuZ X JesuS = não há problema...

    o "de" = já considero um problema...

    O César = já é um baita problemão

    Retifique... e para isto o documento português deve estar apostilado e registrado em um cartório de notas

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22927/guia-para-apostilar-documentos-em-portugal

  • Muitíssimo obrigado pelos esclarecimentos @eduardo_augusto e @mabego!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.