Sobrenome com variações em diferentes documentos

editado March 2023 em Outros assuntos

Olá, meu avô paterno é português. Consegui todos documentos portugueses e brasileiros necessários para requerer minha nacionalidade portuguesa.

Entretanto, minha mãe (casada com meu pai que é o filho de português) tem o sobrenome Rabello, que por vezes aparece como Rabelo. Ou seja, existe uma variação na grafia: por vezes com 1 L, por vezes com 2 L.

Uma vez que minha mãe não faz parte da linha sucessória portuguesa, e sim meu pai, esta variação na grafia do sobrenome pode ser um problema para a obtenção da minha nacionalidade portuguesa?

Obrigado a todos.

Comentários

  • @Alber_Neto

    não há problema

  • Olá @mabego, obrigado por sua reposta. Ela é animadora!

    Mas, para entender melhor essa situação: você passou por esse problema? Ou conhece alguém que tenha passado pelo mesmo problema? Ou ainda: é um problema pequeno e trivial, que as autoridades portuguesas já estão acostumadas a lidar?

    Obrigado novamente.

  • editado March 2023

    @Alber_Neto

    leia o nome em voz alta.

    Alterou alguma coisa? quando não se altera a fonética do nome, para Portugal não tem problema.

    Muitas pessoas passam por isto.

    Mas se te deixa mais confortável, retifique no cartório, pois é uma retificação bastante simples. Mas para isso, o documento português originário deve estar apostilado e registrado em um cartório de notas para apresentar no cartório.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22927/guia-para-apostilar-documentos-em-portugal

  • @mabego

    Boa tarde, @mabego.

    Você acredita que Rogero (documento de origem do parente Português) e Rogerio (registro dele nos demais documentos no Brasil) também poderia ser admitido em processo de atribuição. Ou tenho mesmo que partir para retificação das certidões brasileira (casamento dele (para transcrição), nascimento da filha e casamento da filha (casamento da filha para averbação), bem como nascimento do neto)?

    Desde já, muito obrigado.

  • @sara_adri

    eu recomendo retificar.

    São diferentes

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.