Pagamento cartão e envio de e-mail para formulário IC

Bom dia,

Há uns anos fiz minha cidadania e a da minha mãe com a ajuda do fórum, verifico que agora mudaram muitas coisas e não consigo entender.

O pagamento por cartão deve ser feito primeiro, depois enviar um e-mail para a Conservatória em questão e após isso receber um formulário que já conste o pagamento em cartão para aí sim preencher e reconhecer a assinatura?

Se sim, qual seria esse e-mail? Me pareceu muito mais complexo que a forma que utilizei na época, vale postal.

Se puderem me esclarecer, agradeço.

Comentários

• @Guilherme Moreira Em outra publicação orientavam a pagar antes, depois enviar um email, e só após receber o email de volta (?) preencher e reconhecer assinatura. Bom, se posso preencher antes, e assinar antes, qual opção marcar no formulário IC no questionamento sobre pagamento? Pois lá só consta a opção cheque e vale postal?

• @Fabiana Ribeiro quando você paga com cartão de crédito, você recebe no email que cadastrou no ato do pagamento, uma versão personalizada do formulário com o código. Recebe também um email confirmando o pagamento.

É esse formulário que deve ser usado, e esse email com o recibo de pagamento que deve ser impresso e enviado para a conservatória.

• @Fabiana Ribeiro

Em outra publicação orientavam a pagar antes, depois enviar um email, e só após receber o email de volta (?) preencher e reconhecer assinatura. Bom, se posso preencher antes, e assinar antes, qual opção marcar no formulário IC no questionamento sobre pagamento? Pois lá só consta a opção cheque e vale postal?

Siga esta publicação que o @Guilherme Moreira postou, é a mais atualizada.

Vale postal está suspenso em Portugal.

Vc pode pagar antes e preencher o formulário recebido por email com o cabeçalho do pagamento "ou" preencher o formulário e anexar o email da confirmação do pagamento no seu pedido.

• @mabego e @LeoSantos Muito obrigada, agora ficou claro para mim. Realmente, bem diferente da época que fiz. Obrigada.

• Pessoal, bom dia!

Estou fazendo por conta o pedido de nacionalidade da minha mãe, filha de português, para depois fazer a minha.

Realizei na semana passada o pagamento da taxa de 175 euros, mas não recebi o e-mail de confirmação, com o formulário. Depois de uns dias que fiz, me dei conta de que preenchi o e-mail errado da minha mãe (coloquei .com.br quando o correto seria apenas .com).

E para piorar, não anotei aquele código que aparece por ocasião do pagamento.

Já mandei e-mail para três lugares diferentes, para proceder à correção de dados, e nada!

Estou desesperada, porque gastei R$ 1mil para pagamento e não tenho o comprovante. Por isso, não consigo seguir adiante no pedido.

Alguém tem alguma sugestão do que posso fazer? Um e-mail ou telefone que possa efetivamente me ajudar?

Claro que pensei em mandar o formulário normal e a impressão do comprovante de pagamento (que foi a débito, na Nomad), mas esse comprovante não vincula especificamente ao processo da minha mãe, e por isso tenho medo de não aceitarem.

Se puderem me ajudar, agradeço imensamente, pois já estou com todos os documentos prontos para envio e agora me deparei com esta situação inesperada.

• @FernandaCatelan

informe a data de pagamento e o nome que constou nesse pagamento e envie para:

rcentrais.contabilidade@irn.mj.pt

• @mabego Estou preparando a minha documentação e devo dizer que está com mais itens do que a listagem postada em 2022 aqui no forum. A minha dúvida é quanto ao pagamento e para onde encaminhar os documentos. Vi no site que pode se pode escolher um Balcão de Nacionalidade para encaminhar. O local onde meu pai nasceu está subordinado a Santarém. Como o Brasil não terá mais vale postal internacional, mandei um e-mail para lá falando da questão do pagamento. A pessoa me disse para mandar a documentação e pedir para que me mandem um link para pagamento.

Alguém já fez dessa forma? Isto é, mandar os documentos para um BN e fazer o pagamento por link?

• @GildaMatos

Estou preparando a minha documentação e devo dizer que está com mais itens do que a listagem postada em 2022 aqui no forum.

Listas de consulado são diferentes. Se enviar diretamente às conservatórias de Portugal a lista é outra.

A minha dúvida é quanto ao pagamento e para onde encaminhar os documentos. Vi no site que pode se pode escolher um Balcão de Nacionalidade para encaminhar.

Aqui no fórum aconselhamos exatamente como está na lista básica dos documentos. Qual é seu artigo?

O local onde meu pai nasceu está subordinado a Santarém. Como o Brasil não terá mais vale postal internacional, mandei um e-mail para lá falando da questão do pagamento. A pessoa me disse para mandar a documentação e pedir para que me mandem um link para pagamento.

O pagamento, conforme orientação e link por aqui é via cartão de crédito.

Alguém já fez dessa forma? Isto é, mandar os documentos para um BN e fazer o pagamento por link?

Que eu tenha conhecimento... não.

Decida qual linha vc quer seguir.

A do consulado? A via direta à Portugal, como está aqui no fórum? A de assessorias?

Vc não disse qual é o seu artigo.

• RITA GARCIARITA GARCIA Member
    editado April 2023

@mabego Acabei de fazer o pagamento do processo da minha filha Lidia por cartão de credito, só que no momento do preenchimento dos dados para pagamento, qdo chegou no campo do endereço, foi preenchimento automatico, e naõ percebi, saiu o pagamento com o meu nome como REQUERENTE. No formulario aparece REQUERENTE RITA ...... E no recibo de pagto o nome dela.

Será que pode dar algum problema? Alguem pode me ajudar?

eu posso colocar o formulario sem os dados acima, seria uma opção?

• @RITA GARCIA

envie email para:

rcentrais.contabilidade@irn.mj.pt

para regularizar isso

• @mabego eu vou enviar a documentação diretamente a Portugal. Via consulado para mim é muito difícil devido ao deslocamento. Já tentei e não deu certo.

Com relação ao envio de documentos diretamente a um balcão de nacionalidade, dá uma olhada nesse link, no final da página e me diz, pls, se estou entendendo errado.

https://justica.gov.pt/Como-obter-nacionalidade-portuguesa/Nasceu-no-estrangeiro-e-e-filho-de-um-portugues.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.