Dar entrada em processo de filho usando passaporte português da mãe agiliza?

Pessoal, boa tarde a todos.

Minha mãe obteve a nacionalidade portuguesa recentemente (neta). Estou de posse tanto do seu assento português quanto da sus transcrição de casamento. Ainda não tiramos nem o CC, nem o passaporte português dela.

Para dar entrada na minha nacionalidade, gostaria de saber se apresentar documentos portugueses dela em vez de brasileiros poderia agilizar o andamento do meu processo.

Desde já agradeço!

Comentários

  • Não agiliza o andamento do seu processo.

  • @lefecho

    para qualquer pedido de nacionalidade, tem um tempo estimado de deferimento.

    E claro, como filha de portuguesa, vc deverá apresentar documento português da sua mãe.

    Segue a lista que vc precisa para seu artigo:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21966/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-filho-maior-de-idade-1c#latest

  • @mabego para entrar como filha, não será necessário qualquer documento da mãe, a n ser que se tratasse de uma menor de idade. Então a mae ter docmunento de identificação portugues ou n, parece me igual, pq n vai ser apresentado no processo da filha. somente tem de provar a filiação na menoridade com a mae portuguesa, o que no caso, se basta com a transcrição do casamento.

  • @nunogomes @lefecho

    eu não disse documento de identificação.

    Ela deve apresentar documento português conforme a lista acima postada, de acordo com o artigo dela: leia-se certidão de nascimento portuguesa.

  • @mabego assim faz todo o sentido. Só que como @lefecho tinha falado que já tinha o assento português da mãe, fiquei equivocado. @lefecho pode então dar seguimento ao seu processo, se já estíver transcrito o casamento dos seus pais.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.