Transcrição e Averbação - Início da Jornada - Entendi direito?

Prezados,

Estou começando a jornada de achar os documentos para processo de atribuição para minha mãe (neta do português).

Achei o registro de batismo de meu bisavô nos arquivos paroquias de Fafe, no arquivo distrital de Braga. 

Pesquisando no fórum, o primeiro passo para mim seria pedir a transcrição de casamento do meu bisavô português, já que ele casou-se com brasileira no Brasil. Na página de seu batismo não há averbação sobre casamento.

O Consulado do Rio exige para transcrição de casamento a certidão de nascimento original do português.

Nesse caso, vou ter que pedir no arquivo distrital de Braga a certidão, apostilar a mesma em Portugal, recebê-la no Brasil e enviá-la junta com os outros documentos para a transcrição no Consulado do Rio.

Quando eu tiver a transcrição feita pelo Consulado, vou ter que apostilar, enviar para Portugal e pedir a averbação do casamento no registro de batismo do meu bisavô.

Depois vou ter que pedir novamente o a certidão de nascimento dele original, dessa vez já averbada com o casamento no Brasil, apostilá-la de novo em Portugal e receber aqui no Brasil para enfim usá-la no processo de atribuição de neto.

É isso? Vou ter que pedir a certidão de nascimento apostilada em Portugal duas vezes no fim das contas?


Grato desde já.

Comentários

  • editado March 2023

    @Gustavo Pinheiro

    Estou começando a jornada de achar os documentos para processo de atribuição para minha mãe (neta do português).

    Achei o registro de batismo de meu bisavô nos arquivos paroquias de Fafe, no arquivo distrital de Braga. 

    Pesquisando no fórum, o primeiro passo para mim seria pedir a transcrição de casamento do meu bisavô português, já que ele casou-se com brasileira no Brasil. Na página de seu batismo não há averbação sobre casamento.

    Se ele declarou o nascimento dos filhos não é necessária a transcrição.

    O Consulado do Rio exige para transcrição de casamento a certidão de nascimento original do português.

    Se vc vai fazer pelo consulado terá mais burocracia. Fazer direto em Portugal é mais fácil.

    Nesse caso, vou ter que pedir no arquivo distrital de Braga a certidão, apostilar a mesma em Portugal, recebê-la no Brasil e enviá-la junta com os outros documentos para a transcrição no Consulado do Rio.

    No consulado exigem muitas coisas. Só apostila documento em Portugal se for preciso retificar documentos brasileiros, é seu caso?

    Quando eu tiver a transcrição feita pelo Consulado, vou ter que apostilar, enviar para Portugal e pedir a averbação do casamento no registro de batismo do meu bisavô.

    Não procede.

    Depois vou ter que pedir novamente o a certidão de nascimento dele original, dessa vez já averbada com o casamento no Brasil, apostilá-la de novo em Portugal e receber aqui no Brasil para enfim usá-la no processo de atribuição de neto.

    Não procede.

    É isso? Vou ter que pedir a certidão de nascimento apostilada em Portugal duas vezes no fim das contas?

    Leia a lista abaixo antes de qualquer coisa.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21965/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-netos-1d#latest

  • @mabego

    Obrigado pela resposta.

    Achei hoje a certidão de nascimento do meu avô (filho do português) e sim, meu bisavô (o português) foi o declarante. Está escrito "Foi declarante o próprio pae"

    Descobri que meu avô (o filho de português) casou e divorciou antes de conhecer minha avó, com quem teve como filha minha mãe (a neta de português)

    Nesse caso, continua necessário averbação desse casamento dele em sua certidão de nascimento como consta na lista? Com minha avó ele não casou, só teve minha mãe como filha.

  • @Gustavo Pinheiro

    Achei hoje a certidão de nascimento do meu avô (filho do português) e sim, meu bisavô (o português) foi o declarante. Está escrito "Foi declarante o próprio pae"

    qual a data de nascimento do português? isso vai definir o local para pedir este documento

    Descobri que meu avô (o filho de português) casou e divorciou antes de conhecer minha avó, com quem teve como filha minha mãe (a neta de português)

    ele declarou o nascimento da filha?

    Nesse caso, continua necessário averbação desse casamento dele em sua certidão de nascimento como consta na lista? Com minha avó ele não casou, só teve minha mãe como filha.

    como consta no nascimento da sua mãe? filha legítima... ilegítima? pais casados? solteiros?

  • @mabego

    O português Ezequiel nasceu em 1895. Já encontrei seu registro de batismo no arquivo distrital de Braga.

    O português Ezequiel foi o declarante do seu filho brasileiro Marcello de acordo com a certidão de nascimento de Marcello

    Sim, Marcello (filho do português) foi declarante do nascimento de sua filha Marilza (neta do português) de acordo com a certidão de nascimento de Marilza

    Na certidão de nascimento de Marilza (neta do português) não fala nada sobre o casamento antigo de seu pai Marcello (filho do português) ou situação com atual companheira, mãe de Marilza. Nada mencionado se Marilza filha legítima, etc. Apenas "filha de..."

    Mas as certidões de nascimento que tenho são todas declarações 2ª via. Não sei até que ponto alguma coisa é suprimida. Vou pedir inteiro teor reprográfico e digitado de tudo para ter certeza. Vou ter que usá-las no processo de qualquer jeito mesmo...

  • @Gustavo Pinheiro

    antes de apostilar (vc pode apostilar depois da emissão dos documentos brasileiros) verifique como estão alinhados todos os nomes e datas.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21965/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-netos-1d#latest

  • @mabego

    Ok!

    Se estiver tudo batendo certinho no inteiro teor, então não vale a pena averbar esse casamento e divórcio antigo do filho do português na sua certidão, certo? Apenas averbar o óbito. Aliás, precisa mesmo averbar o óbito dele?

  • @Gustavo Pinheiro

    Se estiver tudo batendo certinho no inteiro teor, então não vale a pena averbar esse casamento e divórcio antigo do filho do português na sua certidão, certo? Apenas averbar o óbito. Aliás, precisa mesmo averbar o óbito dele?

    Vc precisa das certidões em inteiro teor, pois é assim que os documentos precisam ser para requerer cidadania.

    Não é questão de valer a pena, é questão de alinhar a documentação fazendo o que é certo.

    Já que a linha portuguesa fez a perfilhação, não é necessário transcrever casamento.

    Os dados estão certos? ok...

    Nas certidões brasileiras, devem constar as averbações (não confundir com transcrição) dos casamentos e óbitos dos envolvidos conforme abaixo:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21965/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-netos-1d#latest

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.