Transcrição e Averbação - Início da Jornada - Entendi direito?

Prezados,

Estou começando a jornada de achar os documentos para processo de atribuição para minha mãe (neta do português).

Achei o registro de batismo de meu bisavô nos arquivos paroquias de Fafe, no arquivo distrital de Braga. 

Pesquisando no fórum, o primeiro passo para mim seria pedir a transcrição de casamento do meu bisavô português, já que ele casou-se com brasileira no Brasil. Na página de seu batismo não há averbação sobre casamento.

O Consulado do Rio exige para transcrição de casamento a certidão de nascimento original do português.

Nesse caso, vou ter que pedir no arquivo distrital de Braga a certidão, apostilar a mesma em Portugal, recebê-la no Brasil e enviá-la junta com os outros documentos para a transcrição no Consulado do Rio.

Quando eu tiver a transcrição feita pelo Consulado, vou ter que apostilar, enviar para Portugal e pedir a averbação do casamento no registro de batismo do meu bisavô.

Depois vou ter que pedir novamente o a certidão de nascimento dele original, dessa vez já averbada com o casamento no Brasil, apostilá-la de novo em Portugal e receber aqui no Brasil para enfim usá-la no processo de atribuição de neto.

É isso? Vou ter que pedir a certidão de nascimento apostilada em Portugal duas vezes no fim das contas?


Grato desde já.

Comentários

  • editado March 2023

    @Gustavo Pinheiro

    Estou começando a jornada de achar os documentos para processo de atribuição para minha mãe (neta do português).

    Achei o registro de batismo de meu bisavô nos arquivos paroquias de Fafe, no arquivo distrital de Braga. 

    Pesquisando no fórum, o primeiro passo para mim seria pedir a transcrição de casamento do meu bisavô português, já que ele casou-se com brasileira no Brasil. Na página de seu batismo não há averbação sobre casamento.

    Se ele declarou o nascimento dos filhos não é necessária a transcrição.