Atribuição para filho menor de pais divorciados

Olá @mabego ou qualquer outro colega que consiga ajudar.

Peço desculpas se estiver sendo repetitiva, busquei no fórum e não identifiquei situação similar.

Estou por dar inicio a atribuição de nacionalidade para minha filha de 12 anos, eu Portuguesa por atribuição o pai Brasileiro, somos divorciados, ele mora no Brasil e eu em Portugal.

3. Xerox autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha a filiação (se a criança tiver); - Uma vez que moramos em Portugal, alguma restrição de autenticar documento no consulado e o depois fazer o apostile no Brasil?

4. Cópia autenticada e apostilada do RG dos pais; Mesmo eu tendo o acento de nascimento Português, é necessário cópia apostilada do meu RG?

5. Formulário 1C assinado por autenticidade presencialmente pelos pais (pai e mãe); Alguma restrição em minha autenticidade ser feita no consulado em Portugal, depois envio o formulário ao Brasil, o pai faz autenticidade dele + apostile do documento lá?

Desde já, muito obrigada.

Comentários

• @Mirian Jake

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22900/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-filho-menor-de-idade-1c

3. Xerox autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha a filiação (se a criança tiver); - Uma vez que moramos em Portugal, alguma restrição de autenticar documento no consulado e o depois fazer o apostile no Brasil?

pode enviar somente a certidão de nascimento dela, no modelo indicado na lista básica.

4. Cópia autenticada e apostilada do RG dos pais; Mesmo eu tendo o acento de nascimento Português, é necessário cópia apostilada do meu RG?

pode usar o CC

5. Formulário 1C assinado por autenticidade presencialmente pelos pais (pai e mãe); Alguma restrição em minha autenticidade ser feita no consulado em Portugal, depois envio o formulário ao Brasil, o pai faz autenticidade dele + apostile do documento lá?

Pode ser feito desta maneira. O que importa é a assinatura reconhecida por autenticidade dos dois pais, e não é necessário apostilar o formulário.

• Mirian JakeMirian Jake Member
    editado April 2023

@mabego Muito obrigada por exclarecer. Tenho ainda algumas dúvidas, se ainda puder ajudar, fico agradecida.

1. Cópia simples e certificada da certidão de nascimento do(a) português(a) (se for emitida pelo civilonline dispensa certificação). Ou colocar os dados do assento português; OK

2. Certidão de nascimento do requerente de inteiro teor em cópia reprográfica, com reconhecimento de firma do escrevente, apostilada; OK

3. Xerox autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha a filiação (se a criança tiver); Dúvida: No quadro 4 (3) menciona que pode ser apresentado "titulo ou autorização de residência". Minha filha tem cartão de residência, nesse caso posso ignorar o xerox do RG ou passaporte e enviar a fotocópia certificada do cartão de residência?

4. Cópia autenticada e apostilada do RG dos pais; OK

Enviarei cópia do meu RG (eu Portuguesa) + Cópia autenticada e apostilada do RG do Pai (Brasileiro).

5. Formulário 1C assinado por autenticidade presencialmente pelos pais (pai e mãe); Dúvida: No quadro 1 (4) - Posso colocar o número do cartão de residência da minha filha?

Em processos de menores de idade, no formulário 1C o quadro 3 deve ser preenchido com os dados na seguinte ordem: primeiramente os dados do portuguêsdepois os dados do cônjuge; OK

Eu e o pai somos divorciados, a transcrição do casamento em Portugal ja foi feita, porém o processo de homologação de sentença estrangeira (divórcio) será iniciado nos próximos dias.

Dúvida: Nos documentos da minha filha consta o meu nome de casada, o formulário 1C e todo o processo de autenticidade será feito com o meu nome atual (sem o sobrenome do meu ex marido). Posso ter algum problema quanto a isso?

Mais uma vez, obrigada.

• @Mirian Jake

Em relação ao item 5, sugiro apenas que você inverta a ordem: preencha o documento (pdf, digital) e envie por email para o pai. No Brasil, ele imprime, assina e reconhece presencialmente a firma.

E em seguida, te envia o documento.

Assim, economiza um envio e corta pela metade o risco de extravio 😉

• @Mirian Jake

3. Xerox autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha a filiação (se a criança tiver); 

se ela não tem RG ou passaporte... não envie nada. Não preencha esse ítem.

4. Cópia autenticada e apostilada do RG dos pais; OK

Se vc tiver CC pode enviar e não precisa de apostilamento, já que é um documento português, e mais o RG do pai.

5. Formulário 1C assinado por autenticidade presencialmente pelos pais (pai e mãe); 

esqueça cartão de residência (isto não é documento requerido para processo de cidadania)

Eu e o pai somos divorciados, a transcrição do casamento em Portugal ja foi feita, porém o processo de homologação de sentença estrangeira (divórcio) será iniciado nos próximos dias.

Dúvida: Nos documentos da minha filha consta o meu nome de casada, o formulário 1C e todo o processo de autenticidade será feito com o meu nome atual (sem o sobrenome do meu ex marido). Posso ter algum problema quanto a isso?

Se seus documentos pessoais já estão com nome de solteira, anexe algo que prove que a homologação do divórcio está correndo.

No momento do nascimento dela, vc estava casada e com nome de casada.

Como estão seus documentos que serão anexados ao processo dela?

E a assinatura por autenticidade dos pais no cartório.

• @mabego

3. Xerox autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha a filiação (se a criança tiver); OK

se ela não tem RG ou passaporte... não envie nada. Não preencha esse ítem

4. Cópia autenticada e apostilada do RG dos pais; OK

Se vc tiver CC pode enviar e não precisa de apostilamento, já que é um documento português, e mais o RG do pai.

5. Formulário 1C assinado por autenticidade presencialmente pelos pais (pai e mãe); - OK

esqueça cartão de residência (isto não é documento requerido para processo de cidadania)

Se seus documentos pessoais já estão com nome de solteira, anexe algo que prove que a homologação do divórcio está correndo.

(03/04 Mirian) - OK

No momento do nascimento dela, vc estava casada e com nome de casada -

(03/04 Mirian) - era casada, nos documentos dela constam meu nome de casada.

Como estão seus documentos que serão anexados ao processo dela? -

(03/04 Mirian) - Todos os documentos dela sempre vão constar meu nome de casada.

E a assinatura por autenticidade dos pais no cartório.

(03/04 Mirian) - OK

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.