Pai declarante não português, divorciado da mãe portuguesa

Bom dia,

Vou começar a tirar a cidadania da minha mãe que é neta de portugues. Após meu nascimento ela se divorciou do meu pai mas ele foi o declarate do eu nascimento quando ainda eram casados. Como suceder depois que minhha mãe conseguir a nacionalidade?

Comentários

  • @Rscoralick

    responda duas perguntas para melhor te orientar:

    Ela vai querer ter cartão cidadão e passaporte? viajar para Portugal? se mudar para lá?

    Ela foi declarante do seu nascimento?

  • @mabego

    Obrigado!

    Ela vai querer ter cartão cidadão e passaporte? viajar para Portugal? se mudar para lá?

    Não, ela não tem estas pretensões.

    Ela foi declarante do seu nascimento?

    Foi o eu pai declarante.

  • @Rscoralick

    Para começar:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21965/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-netos-1d#latest

    Mas, depois de deferida a nacionalidade dela, vai ter que transcrever casamento, pois não foi ela (a portuguesa) que declarou seu nascimento.

  • Outra pergunta,

    Quando sair a certidão de nascimento portuguesa de minha mae virá com nome de solteira. Terei que transcrever o divorcio também? Sedo que no casamento ela mudou de nome, e após o divorcio ela retornou para o nome de solteira.


    Obrigado!

  • @Rscoralick

    Quando sair a certidão de nascimento portuguesa de minha mae virá com nome de solteira. Terei que transcrever o divorcio também? Sedo que no casamento ela mudou de nome, e após o divorcio ela retornou para o nome de solteira.

    o divórcio é homologado por advogado português, da OAP. Procedimento feito em Portugal.

    Como consta nos documentos dela (RG e Passaporte)? nome de casada ou solteira?

  • Quando sair a certidão de nascimento portuguesa de minha mae virá com nome de solteira. Terei que transcrever o divorcio também? Sedo que no casamento ela mudou de nome, e após o divorcio ela retornou para o nome de solteira.

    o divórcio é homologado por advogado português, da OAP. Procedimento feito em Portugal.

    Como consta nos documentos dela (RG e Passaporte)? nome de casada ou solteira?

    Nome de solteira, o pedido será realizado com nome de solteira.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.