Devo retifiicar?

Pessoal, surgiu uma situação com um colega:

1) Nome do Português: João Faria

2) Registro da filha brasileira: Maria FariaS, com posterior alteração para o nome Maria Alves por conta de casamento;

3) Registro da neta: Tereza Alves, que posteriormente alterou o nome para Tereza Araújo por conta de casamento.

Neste caso, deve ser retificado o nome de solteira da Maria Farias para Maria Faria, para pedir a atribuição da cidadania portuguesa como filha? Ou não é necessário? Ele registrou ela, e no registro de óbito consta ela como herdeira.

Comentários

  • @vanildarosa

    eu retificaria, é bem simples e vc consegue fazer direto no cartório. Mas a certidão do português tem que estar apostilada para conseguir fazer isto.

    A alteração do nome da Maria Faria, está constando na averbação do casamento o "passou a assinar"?

    Mesma pergunta para a Tereza.

    (esqueça certidão de óbito, ela não é usada)

  • O que temos de registro do português é a certidão narrativa do arquivo distrital, teria colo apostilar esse documento para pedir a retificação do nome dos consanguíneos diretamente em cartório? Sobre a Maria e a Tereza, na certidão de casamento delas consta "passou a assinar" como.... e o nome atualizado de casadas.


  • @vanildarosa

    para apostilar este documento que vc já tem, é enviá-lo à PG em Portugal.

    Envie por correio simples para baratear, só que demora um pouco mais até o tempo de chegar em Portugal.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22927/guia-para-apostilar-documentos-em-portugal

    (mas a decisão de retificar é sua. "Eu" retificaria (até para o meu sossego), pois pode cair nas mãos de um conservador rigoroso e gerar exigência)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.