A mãe portuguesa consta como viúva na certidão de nascimento da filha.

bom dia a todos os foristas,

gostaria de saber se quando na certidão de nascimento vem escrito que a mãe portuguesa era viúva antes de se juntar com um brasileiro e ter uma filha necessita transcrever esse primeiro casamento. Pois a idéia é tentar requerer a nacionalidade portuguesa através do envio para Portugal da certidão de nascimento da filha que nasceu no ano de 1978, e a certidão de nascimento da mãe portuguesa, pois ela não foi casada nesse segundo relacionamento.

agradeço desde já a atenção !

um ab a todos !

Comentários

  • @Norton_Castro1973

    Se a mãe portuguesa tiver sido a declarante do nascimento pode mandar sem problemas, porém se foi o pai (não casado) creio que terá que juntar mais provas para estabelecer a filiação...

  • @AlanNogueira obrigado pela resposta.

    sobre a certidão de nascimento da requerente em que consta a mãe portuguesa como viúva no primeiro casamento devo me preocupar em transcrever ?

    agradeço desde já a ajuda !

    obrigado !

  • @Norton_Castro1973

    É preciso analisar com calma para determinar isso. Era viúva de quem? De um português ou de um brasileiro? Casou onde, aqui ou em Portugal? Ela mudou o nome no casamento? Etc

    No seu caso o que me preocupa mais é quem foi o DECLARANTE do nascimento do filho(a) dessa portuguesa. Se foi ela, menos mal. Se foi o brasileiro com quem ela não era casada então terá que juntar provas da maternidade, o que pode ser bem mais complicado do que transcrever o casamento…

    já tem a certidão inteiro teor do filho(a) da portuguesa? Quem foi o declarante?

  • @AlanNogueira obrigado mais uma vez pela orientação.

    o caso é que a filha da portuguesa nasceu após de 01/04/1978 e foi registrada pelo pai antes de um ano nesse caso cai na fileira 6,

    que está na tabela que foi feita pelo forum, vou até anexar aqui para vc dar uma olhada.

    O primeiro casamento da mãe portuguesa foi com um português celebrado aqui no Brasil.

    Pensei até em enviar a documentação sem precisar da transcrição do primeiro matrimonio já que foi o segundo relacionamento que nasceu a requerente mas na certidão de nascimento dela consta que a mãe era viúva.

    Alan vc acha que nesse caso poderia enviar o pedido de nacionalidade sem transcrever esse casamento.

    obrigado pela ajuda.

    ab

  • @Norton_Castro1973

    bom que analisou a questão da perfilhação (maternidade), esse pra mim era o ponto mais preocupante do seu relato.

    casamento de 2 portugueses no exterior eles exigem que transcreva. Não faz sentido pra mim, mas parece que é assim que a banda toca kkk eu aproveitaria o mesmo envio e transcreveria o ob-rogo também para garantir (só teria o custo extra da própria certidão de óbito apostilada, salvo engano a transcrição do óbito é “gratuita”).

  • obrigado @AlanNogueira pelas orientações !

    um ab e boa semana para todos os foristas.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.