Certidão de Nascimento de avó brasileira ainda viva

Boa tarde, poderiam me ajudar? Estou tentando tirar a cidadania para o meu pai desde 2021, para depois dar entrada na minha e na do meu irmão, porém o declarante do meu pai na certidão foi minha bisavó (portuguesa) já falecida.

Acontece que a minha avó (mãe do meu pai, ainda viva) foi casada com meu falecido avô português (pai do meu pai), eu e meu irmão já conseguimos todos os documentos necessários do nosso avô, porém da minha avó, não conseguimos achar a certidão de nascimento até o momento.

Ela é pernambucana e meu avô português, eu já fiz a busca, pelo site do Registro Civil, por todos os cartórios de Pernambuco, e todos deram negativo para a certidão da minha avó. Como eles se casaram aqui no Rio de Janeiro, fui até o cartório que constava na certidão de casamento deles para tentar reaver a certidão de nascimento da minha avó (as certidões ficavam no cartório por determinado tempo após o casamento), chegando lá, recebi a notícia de que as certidões de nascimento eram incineradas após 10 anos, sendo assim, não havia qualquer registro da minha avó por lá.

Minha avó não sabe onde foi registrada, e já realizamos as buscas com base na certidão da nossa tia-avó para procurarmos no mesmo cartório, porém não obtivemos sucesso.

Gostaria de saber se alguém poderia me ajudar de alguma forma, pois não sei mais o que fazer, já fiz um post parecido com esse em 2021, mas ainda sigo com o mesmo problema. Abaixo os dados da minha família:


Nome da minha avó: Severina Bezerra de Vasconcelos

Data de nascimento: 18/12/1941

Estado em que nasceu: Pernambuco

Pai: Manoel Bezerra de Vasconcelos

Mãe: Maria Joaquina de Vasconcelos


Nome do meu avô: Francisco Pereira de Matos

Data de nascimento: 19/05/1936

Pai: Antônio Marques de Matos

Mãe: Rosa Marques Pereira

Comentários

  • @Igorrr

    Você já abriu vários tópicos sobre o mesmo caso, isso dificulta a entender a história e consequentemente dificulta para os foristas poderem te ajudar... mantenha tudo em um único tópico, ao mandar mensagem nele, mesmo que seja antigo ele já vai para o topo

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/315366#Comment_315366

    ============

    Verificou o nascimento dela no Cartorio do local do batismo (Gravatá?)

  • @Igorrr


    Por que você está procurando a documentação da sua avó, se o seu avô é o português que vai passar a nacionalidade para o seu pai?

    É por conta da sua bisavó ter sido a declarante do nascimento do seu pai e você quer transcrever o casamento?

    Antes de ter mais desgastes, eu faria uma tentativa de comunicação com o IRN, escrevendo algo mais ou menos assim:


    "Caríssimos senhores e senhoras,


    Meu nome é (coloque o nome do seu pai). Sou Brasileiro, nascido no dia xx/xx/xxxx. Minha mãe, Severina xxxx, Brasileira, nasceu em xx/xx/xxxx. Meu pai, Francisco, Português, nasceu em xx/xx/xxxx.

    Severina e Francisco casaram-se no Brasil, em xx/xx/xxxx. Assim, sou filho legítimo deste casamento. A declarante do meu nascimento, conforme consta na minha certidão, foi a sra. Rosa xxx, Portuguesa, mãe do meu pai Francisco, portanto minha avó.

    Em vista do exposto, venho cordialmente solicitar o esclarecimento da questão abaixo:

    Considerando que sou filho de cidadão português e que a declaração do meu nascimento foi feita pela minha avó paterna, é obrigatória a transcrição do casamento dos meus pais (o português Francisco com a Brasileira Severina) como condição para eu requerer a minha nacionalidade portuguesa?"


    Talvez coloque aí mais uns termos formais para ficar mais bonito... manda com confirmação de leitura, e uns quinze dias depois se não tiver recebido resposta, tenta mais uma vez...

    Por que estou recomendando esse caminho? Diz-se que a transcrição do casamento é necessária quando a declaração de nascimento é feita por um terceiro. Mas no seu caso, não é um terceiro qualquer, é a mãe do português! É família! Pode ser que passe!

    Eu faria a tentativa. Não custa absolutamente nada.

    E mesmo que não tivesse resposta, eu ainda assim mandaria o processo, sem fazer transcrição, e continuaria procurando os documentos. Leva mais de um ano para eles começarem a analisar, e formalmente o seu processo não está incompleto, você estará enviando estritamente o que é exigido conforme indicado no site do IRN.


    A documentação necessária está listada aqui:

    Lista básica de documentos para ATRIBUIÇÃO de FILHO maior de idade - 1C — Fórum Cidadania Portuguesa


    Boa sorte!

  • @Igorrr

    Não tinha me atentando a esse detalhe do registro ter sido feito por terceiro (bisavó).

    A dica @eduardo_augusto no sentido de já dar entrada no processo e ir correndo atras da documentação enquanto o processo tramita (geralmente demora muito tempo) pode fazer você ganhar tempo.

  • @Igorrr


    e aí, vc mandou seu processo?

    alguma novidade?

  • @eduardo_augusto mandei o e-mail sugerido por vocês 5 vezes e não obtive resposta até hoje. Sabe me dizer para onde eu deveria mandar o e-mail? Talvez eu tenha enviado para o lugar errado. Meu avô nasceu em Aveiro, Estarreja.

  • @eduardo_augusto reenviei hoje, pois as outras vezes enviei para o e-mail errado. Caso obtenha algum resultado aviso aqui

  • @Igorrr puxa, Essa historia ja tem um ano!


    voce chegou a far entrada no processo, mesmo sem a resposta do IRN, Como eu havia sugerido? Espero que sim!


    em todo caso, volte para contar as novidades!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.