Preciso tirar minha cidadania portuguesa.

Sou de Ponta Delgada Açores, tenho certidão de nascimento e cédula pessoal.

Estou no Brasil desde 1951 agora meu filho quer dar cidadania portuguesa a minha neta e para isso preciso atualizar meus documentos segundo informações colhidas até no site do Consulado de Portugal no Brasil.

A pergunta tem como fazer apenas com estes documentos, entendo que é apenas a primeira etapa de um processo, no caso o cartão cidadania.

Vou precisar transcrever certidão de casamento etc.

Isso pode ser feito on line digitalizando as fotos dos documentos, se sim, pode ser tudo de uma vez, por etapas e para onde devo dar entrada.

Fui atendido no Consulado de Portugal, levando documentos mas apenas recomendaram juntar documentos originais e enviar direto para Portugal.

Obrigado por qualquer ajuda.

Comentários

  • @Antonio_Cabeceiras vc pode nem ter que fazer nada. Foi vc quem registrou o seu filho no cartorio? Se sim, ele tinha menos de um ano certo? a sua mulher ou a mae do seu filho é portuguesa ou brasileira? Se ela for brasileira, o seu filho pode já somente com a sua certidao de nascimento e a certidao de nascimento dele em inteiro teor por copia reprografica e apostilada fazer o processo dele como filho no Arquivo central do Porto, nem precisa vc trasncrever o casamento e tirar um cartao de cidadão. Vc já e portugues desde a nascença

  • Estou no Brasil desde 1951 agora meu filho quer dar cidadania portuguesa a minha neta e para isso preciso atualizar meus documentos segundo informações colhidas até no site do Consulado de Portugal no Brasil.

    Seu filho é cidadão Português? Caso a resposta seja positiva, não há necessidade do seu envolvimento. Trata-se de um processo simples de filho. A documentação necessária está descrita aqui:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21966/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-filho-maior-de-idade-1c#latest

    Se seu filho não é cidadão Portugues, a recomendação geral é fazer o processo de cidadania do seu filho e em seguida o seu filho fará o processo da filha dele (sua neta).

    Cada processo de filho (aqui seriam 2 processos) dura entre 6 meses e 1 ano. Ou seja, na melhor das hipóteses, tanto seu filho quanto sua neta seriam cidadãos Portugueses em 12 meses. Na pior, em 2 anos.

    Já o processo de neto tem durado entre 2 e 3 anos.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.