Iniciar processo de filho ou neto ?

Estou em duvida sobre qual caminho a seguir. Meu pai (filho de portugues) é vivo, e entendo que seria melhor primeiro entrar com o pedido de cidadania dele, e depois o meu como filho tambem. Entendi que meu processo direto como neto seria mais dificil e com desvantagens, nao poderia passar a cidadania para minhas filhas ja maiiores, correto ?

Minha duvidas :

- se meu pai falecer no meio do processo, invalida tudo ?

- finalizado o processo do meu pai, quais documentos dele vou precisar para iniciar meu ptocesso (como filho) ?

Obrigado pela ajuda !

Comentários

  • @mpp


    1 - via de regra, é melhor fazer primeiro do seu pai e deppois o seu.

    2 - desde que vice tenharegistrado suas filhas na menoridade, poderá passar para elas

    3 - o processo de filho é bem mais rapido que o de neto. a menos que seu oai ja esteja extremamente debilitado, melhor fazer a cidadania dele primeiro

    4 - tem um post especifico sobre a documentacao exigida,

  • @mpp

    ...Meu pai (filho de portugues) é vivo, e entendo que seria melhor primeiro entrar com o pedido de cidadania dele, e depois o meu como filho tambem.

    sim... bem mais rápido. Os dois ficariam prontos antes do neto...

    Entendi que meu processo direto como neto seria mais dificil e com desvantagens, nao poderia passar a cidadania para minhas filhas ja maiiores, correto ?

    os processos que não dão direito à passar para os descendentes seriam os de aquisição.

    Filhos e netos são por atribuição.

    - se meu pai falecer no meio do processo, invalida tudo ?

    tema polêmico. Não há nada definido. Ele está doente? pois antes do natal ele já seria português.

    - finalizado o processo do meu pai, quais documentos dele vou precisar para iniciar meu ptocesso (como filho) ?

    Vai precisar da certidão de nascimento dele que foi criada com o deferimento do processo dele.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21966/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-filho-maior-de-idade-1c#latest

  • Não esta doente, apenas com idade avançada, 86 anos, mas firme e forte e empolgado com o tema. Li algo sobre ter que anexar ao processo dele a prova de vida (> 75 anos), mas não consta nada disso nos formularios, procede ?

    Obrigado pela ajuda !!

  • @mpp

    Não esta doente, apenas com idade avançada, 86 anos, mas firme e forte e empolgado com o tema.

    isso é ótimo!!

    Li algo sobre ter que anexar ao processo dele a prova de vida (> 75 anos), mas não consta nada disso nos formularios, procede ?

    Prova de vida só é feita se Portugal pedir, pois isso tem um custo...

  • @mpp vc pode e deve é fazer o pedido de cidadania do seu pai e o seu, no mesmo processo, o que se chama de "apensação" prevista desde maio de 2022 pelo artigo 40º-A do regulamento da lei da nacionalidade. Assim, mesmo em caso de morte do seu pai, vc manteria a legitimidade para que os dois processos chegassem ao fim, com a feitura de dois assentos de nascimento, o do seu pai e o seu logo de seguida.

  • Interessante essa informação de fazer os simultaneos, onde acho explicação sobre isso ? No formulario nao vi nada a respeito, seria so preencher os dois e enviar junto ?

  • Estou na mesma situação, querendo saber se e obrigatório e como fazer 'PROVA DE VIDA", minha mãe já esta com 82 anos.( esperando a ultima certidão chegar)

    Seria muito mais pratico se pudesse pedir a minha atribuição junto, mas ate agora só ouvi comentários que teria que fazer primeiro o dela, se houver a possibilidade de enviar os dois seria melhor.

  • @mpp @rosemeri é isso mesmo, pagar e preencher e assinar em cartório por autenticidade os dois formulários 1C e fazer um pequeno texto no word imprimir e assinar (este n precisa de ser em cartorio como é o formulario 1C). O requerimento pode ser algo como

    Excelentissimo Senhor Conservador,

    xxxxxxxxxxx, casado/viuvo/ solteiro, maior, portador do RG/passaporte xxxxx emitido por xxxx no dia xxxxxxxx residente na Rua xxxxxxx , municipio, estado, Brasil e yyyyyyyyy, casado/viuvo/solteiro xxxxx, portador do RG/passaporte xx emitido por xxxx no dia xxxxxxxx residente na Rua xxxxxxx , municipio, estado, Brasil vem requerer a apensação dos seus processos ao abrigo do artigo 40-A do regulamento da lei da nacionalidade, porquanto o processo de yyyyy, depende do processo de xxxxxx, uma vez que são filho(a) e pai/mãe, respetivamente, razão pela qual não é apresentada certidão de nascimento portugues do progenitor de yyyyyyy, uma vez que o mesmo só será gerado após o processo.

    com os melhores cumprimentos,

    fulano de tal (______________________________) <--- assinatura

    filho de fulano de tal (_________________________________) <--- assinatura


    Terra Linda, Estado mais bonito, Brasil no dia xxx de março de 2023"

  • @MMP

    Fazendo atribuição de Neto , (1D) eu poderia fazer para meus filhos (1C). Acredito que não seria possível add os número de processo que são inexiatentes "processo de yyyyy, depende do processo de xxxxxx "

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.