Preciso fazer a averbação do casamento do meu pai
Minha avó e meu avô eram portugueses, e seu casamento já foram averbados em Portugal, porém a minha dívida é se preciso averba o casamento do meu pai, sendo ele quem me registou e é o filho dos portugueses
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@MárioNogueira12
não há necessidade.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21965/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-netos-1d#latest
boa tarde, meu caso é parecido. minha avó e meu avô eram portugueses, eles casaram em Portugal e não consta o averbamento no assento de nascimento porém minha mãe nasceu no Brasil e foi registrada pelo meu avô na mesma semana então não é necessário a averbação, certo?
mas a dúvida maior é se preciso averbar o casamento da minha mãe com o meu pai aqui no Brasil? o pai que foi declarante e todos constam na certidao de nascimento: a mãe filha de portugueses, o pai brasileiro, os avós maternos portugueses e os avós paternos brasileiros. a certidão de casamento deles ainda não encontramos.
outro detalhe é que minha mãe não tem sobrenome nenhum na sua certidão de nascimento mas aparece com o sobrenome do pai dela na minha certidão de nascimento. isso influencia algo?
@mathbrito
boa tarde, meu caso é parecido. minha avó e meu avô eram portugueses, eles casaram em Portugal e não consta o averbamento no assento de nascimento porém minha mãe nasceu no Brasil e foi registrada pelo meu avô na mesma semana então não é necessário a averbação, certo?
não é necessário...
mas vc tem o casamento dos portugueses? se não pode pedir ajuda aqui para achar.
mas a dúvida maior é se preciso averbar o casamento da minha mãe com o meu pai aqui no Brasil? o pai que foi declarante e todos constam na certidao de nascimento: a mãe filha de portugueses, o pai brasileiro, os avós maternos portugueses e os avós paternos brasileiros. a certidão de casamento deles ainda não encontramos.
Vc vai pedir como neto? Sim, tem que averbar o casamento na certidão dela. Vc pode também anexar a certidão de casamento dos seus pais para perfilhar, (por conta do nome da sua mãe) já que foi seu pai (que não é filho dos portugueses) o declarante do seu nascimento.
outro detalhe é que minha mãe não tem sobrenome nenhum na sua certidão de nascimento mas aparece com o sobrenome do pai dela na minha certidão de nascimento. isso influencia algo?
Como está no casamento dela? consta o mesmo nome que está na sua certidão de nascimento?
@mabego
não é necessário...
mas vc tem o casamento dos portugueses? se não pode pedir ajuda aqui para achar.
sim, como neto. ja encontrei o casamento dos meus avós portugueses sim
Vc vai pedir como neto? Sim, tem que averbar o casamento na certidão dela. Vc pode também anexar a certidão de casamento dos seus pais para perfilhar, (por conta do nome da sua mãe) já que foi seu pai (que não é filho dos portugueses) o declarante do seu nascimento.
essa certidão ainda nao recebi a cópia, tenho nascimentos e óbitos mas não o casamento deles.
Como está no casamento dela? consta o mesmo nome que está na sua certidão de nascimento?
ainda não consegui a cópia dessa certidão mas devo conseguir em breve e aí confirmaremos o nome
se na certidão de casamento dela estiver o nome completo e igual ao do meu nascimento está tudo bem ou vou precisar retificar algum/todos esses registros?
@mathbrito
vamos aguardar vc receber a documentação
Boa tarde, tenho uma dúvida pessoal, por gentileza.
No caso de neta de português, o pai é brasileiro e falecido já.
O seu avô português casou no Brasil com brasileira, e não assentou esse casamento em Portugal. Ele foi o português q declarou o nascimento do filho brasileiro.
Para fazer processo de neto é necessário esse assentamento do casamento do português em Portugal?
Digo isso pq o empecilho é achar a certidão de nascimento da avó brasileira, q ninguém acha por nada.
Qual seria uma solução em caso denão localizar a certidão de nascimento da avó brasileira?
@Gisapoli
Se ele quem declarou o filho(a) no primeiro ano do nascimento provavelmente nao irá precisar.
Coloque os dados dela aqui no forúm, quem sabe o pessoal encontra...
@Gisapoli
Nesse caso citado, não precisa fazer a transcrição de casamento.
Os nomes estão certinhos? sem erros? Tudo consta igualmente em todas as certidões brasileiras? Informações de acordo com o documento português?
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21965/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-netos-1d#latest
Então @AlanNogueira, no caso o avô português (falecido) foi o declarante no nascimento de seu filho brasileiro (já falecido) quando ele nasceu. E esse pai brasileiro foi o declarante do nascimento da sua filha brasileira quando ela nasceu.
Sei que pela lei portuguesa é obrigação sempre atualizar o estado civil, mas nesse caso falta essa bendita certidão de nascimento da aó brasileira.
Oi @mabego , está tudo certido, tudo confere! Penso em dar andamento assim mesmo e resolver caso caia em exigência, sei lá...
@Gisapoli
...Penso em dar andamento assim mesmo e resolver caso caia em exigência, sei lá...
Não entendi...
então tem problemas... ou não?
Falta documentos?