Busca Certidão Nascimento Bisavô (Desafio!)

Bom dia pessoal, tudo bem?

Meu nome é Ricardo e sou bisneto de português. O nome do meu bisavô, conforme consta na certidão de casamento abaixo (emitida no Brasil, com data de 10 de janeiro de 1978), é Manoel Soares Pinto. A única informação que tenho dele é a que consta na certidão de casamento abaixo, em que é indicado que ele nasceu em Portugal, mas sem maiores detalhes, como cidade, freguesia, região ou outro nível de detalhamento geográfico. Conforme também consta na certidão de casamento abaixo, sua esposa foi Maria das Dores de Jesus, seu pai Ramisio José Soares e sua mãe Joaquina Rosa de Jesus.

Estou buscando informações sobre o local de nascimento do meu bisavô (Manoel Soares Pinto) para que eu possa emitir a sua certidão (assento) de nascimento e, na sequência, dar entrada no meu processo de cidadania portuguesa (após meu pai conseguir sua cidadania). Meus amigos, conseguem me ajudar a localizar o local de origem do meu bisavô e onde se encontra sua certidão de nascimento?

Já tentei obter informações em certidões de inteiro teor e em sites na internet, mas não tive sucesso. Abaixo também compartilho a certidão do meu avô (Affonso), filho do meu bisavô (Manoel Soares Pinto).

Muito obrigado desde já.

Comentários

• @RPbittencourt

peça o desarquivamento da habilitação de casamento do Manoel no cartório de Divinópolis.

Os noivos precisavam apresentar documentos ou declarações para o casamento.

• @RPbittencourt

deve ser o registro do Manuel nº21 https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1184798 ...m0019.tif

Aveiro / Oliveira de Azeméis / Travanca

• editado February 2023

@Kleber Silva Aguiar, muito obrigado. Sabe como entrar em contato (e-mail ou site) com o órgão que poderia emitir esta certidão? Gostaria de confirmar se realmente este é o Manoel que busco.

• @RPbittencourt

Emitir a certidão não vai trazer nenhuma informação nova, pois o link que o colega colocou é para o livro de batismo em si. Emitir a certidão é ou tirar uma foto desse mesmo livro (reprográfica) ou digitar o texto que está lá (narrativa).

Deve confirmar por outros meios (por exemplo, o desarquivamento da habilitação de casamento). Mas o colega acima é fera; dificilmente ele erra.

Se de qualquer forma quiser fazer isso, ou já para ter a certidão a ser usada no processo de nacionalidade, aqui está como fazer:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22056/solicitacao-de-certidao-no-crav

• Obrigado @CarlosASP. Considerando a hipótese de que este é o Manoel "correto", mas que a certidão de nascimento dele está com nomes dos pais diferentes/incompletos quando comparamos com sua certidão de casamento, sabe qual seria o caminho para retificar os documentos?

• @RPbittencourt

Eu não dou muito palpite sobre o que e quando retificar.

Sugiro que coloque quais as divergências entre o que consta nesse assento de batismo e nas certidões posteriores que farão parte do processo; o pessoal do forum comenta e dá as sugestões, Pode haver uma variação nas recomendações, pois há margem para interpretação do que é necessário.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.