Não localizo Ass. de Batismo - Filha reconhecida por escritura testamentária

Olá, boa noite!

Estou reunindo as documentações para dar entrada na cidadania do meu pai para neto de português.

Localizei assentamento de batismo do avô dele e casamento com portuguesa em Portugal, mas não encontro assentamento de batismo da avó. Ela aparece como filha reconhecida por escritura testamentária. Alguém saberia me dizer o que seria isso?

Dados que aparecem na certidão de casamento:

Maria Teixeira

Filha de João Monteiro e Quitéria Teixeira

Data do casamento: 18/07/1903

Na ocasião dizia que ela tinha 20 anos

Sendo assim estou buscando entre os anos 1882 até 1884

Paróquia de Felgueiras, Resende, Viseu


-Mesmo tendo o assentamento de batismo do meu bisavô, é necessário também o assentamento de batismo da minha bisavó para dar entrada?

-Filha reconhecida por escritura testamentária: será que isso influcienciou a data ou a forma em que ela foi batizada?


Obrigada!

Comentários

  • editado February 2023

    @TATIANEOF Então, o pai da avó do seu pai, não reconheceu a sua filha em vida, mas fez um testamento, em um notário (tabelião) onde provavelemente deve ter uma clausula que diz "o outorgante reconhece por sua filha Maria Teixeira, filha de Quitéria Teixeira, nascida no dia xxxx na freguesia xxx do concelho xxx"

    Mas uma boa novidade é que como vc já tem o assento de batismo do avô do seu pai e o casamento dele, não precisa de mais nada. Dessa parte. A não ser que precise retificar algo no Brasil para o qual seja precisa a certidao de batismo da Maria Teixeira.

    PS o que vc tem de procurar e no livro da freguesia daquele casamento dos avos do seu pai, nos anos de 1881/83 o batismo de uma Maria filha natural ou ilegítima de Quiteria Teixeira.

  • @TATIANEOF @nunogomes

    Também pensei como você @nunogomes mas uma coisa me chamou atenção nesse caso....

    O pai da contraente esteve presente no ato...



    Mas a despeito disso, como o Nunogomes falou, você deve encontrar a certidão de Quitéria Teixeira na freguesia indicada (a mesma do casamento) apenas com a filiação materna.

  • @nunogomes @AlanNogueira Muito obrigada pelos esclarecimentos. Vou procurar dessa maneira então, provavelmente quando eu nao vi o nome do pai eu devo ter descartado achando que nao era mesma pessoa.

    Tenho divergência que não sei se preciso ou não fazer mas não do lado da bisavó. Coloquei aqui neste post: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22816/foi-tirado-e-acrescentado-o-sobrenome-durante-a-linhagem-paterna-preciso-fazer-retificacao#latest

    Estou aguardando a opinião do fórum. Tem divergência entre o assentamento de batismo e casamento do meu bisavô portugues (não consta um dos sobrenomes) e depois no Brasil meu avô e bisavô decidiram adicioná-lo novamente.

    Muito obrigada mais uma vez.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.