Processo de Neto - Dúvida sobre documentos
Bom dia a todos,
Estou tirando a cidadania pelo processo de Neto.
O português é pai da minha mãe (já falecida) e, no caso, consta na certidão de nascimento que foi ele quem declarou, então tudo certo até ai. No entanto, a certidão de nascimento da minha mãe consta o nome de solteira e Roza, com Z. Nos meus documentos consta Rosa, com S e o sobrenome de casado adicionado ao nome que consta em sua certidão. Além disso, não foi ela quem declarou o meu nascimento, foi meu pai (também falecido).
Dúvida: Nesse caso, devo mandar algum documento a mais para comprovar a mudança de nome? Certidão de casamento ou óbito? Se sim, deve ser transcrito ou uma cópia simples resolveria?
Obrigada
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Seu caso mandaria certidão de casamento para comprovar mudança de nome dela após casada e ligação com você, recomendam algo que indique que ela estava em sua infancia porem sugiro tirar mais duvidas com @mabego
@thamycss
só anexar a certidão de casamento.
O nome dela está alinhado com os nomes que aparecem nos seus documentos e na sua certidão de nascimento?
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21965/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-netos-1d#latest
@mabego
O nome dela na minha certidão está como de casada. Então só preciso anexar a certidão de casamento simples? Não precisa estar apostilada, né?
E muda alguma coisa o fato de na minha certidão não ser ela que declarou e sim meu pai (q não tem nada a ver com os portugueses).
Obrigada!!!
@thamycss
O nome dela na minha certidão está como de casada. Então só preciso anexar a certidão de casamento simples? Não precisa estar apostilada, né?
Casamento inteiro teor digitada, não precisa de apostilamento, pois é certidão de apoio.
E muda alguma coisa o fato de na minha certidão não ser ela que declarou e sim meu pai (q não tem nada a ver com os portugueses).
por isso é recomendável enviar o casamento.
Muito obrigada @mabego !!!!
Boa tarde!
Para neto de português, e para fazer a cidadania por atribuição ,preciso saber quais transcrições de casamento são necessárias, apenas dos avós ou também dos pais?
Tanto os pais quanto os avós são falecidos, precisa também da certidão de óbito deles?
@Ana Lúcia Garcia
O avô português declarou o nascimento do filho (do pai do requerente)?
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21965/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-netos-1d#latest
Sim, @mabego o avô português declarou o nascimento do filho.
@mabego Obrigada!
@Ana Lúcia Garcia
se ele foi declarante, a transcrição não é necessária (a não ser que tenha divergência no nome)