Como ver o pedido de passaporte no arquivo distrital de Viseu?

Olá, localizei o passaporte dos meu avós no arquivo distrital de Viseu. Gostaria de ver o processo de passaporte para tentar localizar as certidões de nascimento deles, mas não sei como pedir ou procurar. Alguém poderia me ajudar?

livro cx. 3438

passaporte 3649

data passaporte 1922/10/31

Nome Maria Marques

concelho Nelas

naturalidade Lapa do Lobo

pai Manuel Marques Verniz

mãe Maria José

Comentários

  • @EvelinFmilani

    À princípio, Viseu não é um dos distritos que tem os processos de passaporte online (poucos tem):

    https://tombo.pt/d/viseu#H-D/016

    Mas no registro do passaporte, como tem a data de emissão e idade, dá para estimar quando Maria nasceu. Ver tif 332:

    https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1264419

    Lapa do Lobo é uma freguesia do concelho de Nelas; mas os livros não estão online para consulta direto:

    https://tombo.pt/f/nls09

    Peça ao AD Viseu uma pesquisa; inclua no pedido o link acima para o passaporte de Maria (e seu tif); diga que não pode pesquisar diretamente pois Lapa do Lobo não está online:

    https://digitarq.advis.arquivos.pt/oservices

    Guia para pedido para se acharam o assento de Maria:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22851/como-pedir-documentos-nos-arquivos-distritais-pelo-crav

  • @CarlosASP

    @EvelinFmilani

    A freguesia de Lapa do Lobo só foi criada em 1985, antes era um lugar da freguesia de Canas de Senhorim.

    Estranho que no pedido de passaporte abaixo do nome Lapa Lobo, aparece Mangualde e não Nelas.

  • editado January 2023

    {name} na entrada para de Henriques, “Portugal, Viseu, Registros Paroquiais, 1523-1989” • FamilySearch @EvelinFmilani vá a um CHF (centro de historia familiar) e peça acesso a este registo, trata-se de um irmão da Maria Marques que nasceu em 1907, só que já procurei na paroquia de Nelas e na Paroquia de Senhorim de Canas.

    como @Guilherme Moreira notou Lapa do Lobo não foi freguesia nem paróquia até 1985 sendo isso sim um lugar da freguesia de Canas de Senhorim do concelho de Nelas.

    Pode ter pertencido a Mangualde em 1922 ou então ter sido um erro. Mas claramente que sua avó nasceu em 1896/1898 em algum destes lugares. Com o registo do irmão, vendo bem em que paroquia foi batizado, e em que paroquia os pais casaram (pq essa informação vai encontrar no batismo do irmão da sua avó) vc encontrará muito facilmente o batismo da sua avó.

    segue um imagem do mapa atual do concelho de Nelas


  • @nunogomes

    @EvelinFmilani

    O Henrique é de Canas de Senhorim mesmo, os pais também.

    Assento 44 de 1907

    https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1256530 tif 177

  • editado January 2023

    @Guilherme Moreira é mesmo o Henrique, e se reparar diz lá no assento que eles são do sítio de Lapa do Lobo :D

    Tudo bate certo.

    Infelizmente o Henrique nasceu no dia 22/6/1907 , foi batizado no dia 7/7/1907 e faleceu no dia seguinte.

  • @CarlosASP @ muito obrigada por toda sua ajuda.

  • @nunogomes @Guilherme Moreira vocês foram fantásticos, muito obrigada. Me deram caminhos para continuar com minhas pesquisas.

  • @nunogomes @Guilherme Moreira @CarlosASP só para atualizar, consegui localizar o assento. Muito obrigada

  • @EvelinFmilani melhor noticia do carnaval 2023. Fico feliz por vc. Agora já sabe o resto do que precisa fazer para o processo? já tem todas as certidoes brasileiras que precisa?

  • @nunogomes sim, as certidões brasileiras já tinha. Preciso delas em cópia reprográfica e apostilada, é isso? Estou começando a pesquisar tudo que devo fazer a partir de agora.

  • editado February 2023

    @EvelinFmilani Sim, tudo o que for nascimentos brasileiros é por inteiro teor em cópia reprográfica e apostilada. Se as copias reprográficas forem de leitura dificil, convém pedir logo inteiro teor digitada e apostilada também.

    É processo de neto certo?

    A Maria Marques foi casada com brasileiro ou portugues? Em principio não foi a Maria quem registrou os filhos mas sim o marido, já tem essa certidão de casamento? vai precisar transcrever o casamento da Maria Marques, para provar a filiação?

    Os dados das diferentes certidões estão batendo certo? p. Exemplo, consultando a certidão de batismo da Maria e a certidao de nascimento do filho/a dela, os avós paternos do filho da Maria estão com os mesmos nomes que os pais da Maria na certidão de batismo?

  • @nunogomes Processo de neto, isso. A Maria Marques era casada com português, tenho o assento do meu avô também. Ele quem declara o nascimento da minha mãe aqui no Brasil, ela era recém-nascida. Deles tenho a certidão de óbito, mas não de casamento (acreditamos que tenham se casado em Portugal, porque Já vieram com filho nascido lá. Precisarei dessa certidão?

    Os dados (nomes) estão batendo, de todos.

  • @EvelinFmilani sim! Diga isto, sabe quando nasceu esse filho comum deles? Antes de 1911? Se sim ele foi batizado de certeza e se vc achar o batismo do filho deles, lá vai constar onde eles viviam na altura do batismo do filho e em que igreja casaram. Se acha que o casamento foi apos abril de1911 esse casamento foi feito numa conservatória. A Maria e o marido eram do mesmo concelho ou concelhos vizinhos? Se sim, e se vc acha que casaram após abril de 1911 peça a certidao de casamento no civilonline. Tem que colocar na data 1924 e depois nas observações é que indica a data que acha mais aproximada do casamento. Se eram do mesmo concelho, coloque esse concelho e a freguesia da Maria ou do seu bisavô pq tanto faz, os assentos das conservatorias (apos 1911) estão todos no mesmo livro e não organizados por freguesias como era o registro paroquial. Se eles eram os dois de concelhos vizinhos, aposte primeiro no da Maria e se não localizarem passe para o concelho do marido da Maria.

  • editado February 2023

    @EvelinFmilani acabei de ver o passaporte que vc tinha achado então ela deve ter casado entre 1917 e 1922. Peça no site Civil Online (mj.pt) o casamento de Maria Marques natural de canas de senhorim concelho de nelas distrito de viseu com xxxxxx (nome do seu bisavô) natural da freguesia de xxxx concelho xxx distrito xxxx. Se for o mesmo concelho aumenta ainda mais a chance. Diga nas observações que casaram entre 1917 e 1922, no Conservatória do Registo Civil de Nelas, ou na conservatória de xxxx (concelho onde está o batismo do seu bisavô se for diferente do da sua bisavó).

    Tem que colocar no ano do registro 1924 pq o site civilonline por defeito nao aceita pedidos de certidões com mais de 100 anos. (porque as conservatórias deviam, mas nao cumprem religiosamente a obrigação de enviar para os arquivos distritais os livros fechados há mais de 100 anos) então vc indica 1924 mas depois nas observações já diz que foi entre 1917 e 1922.


    PS tem que pagar 10 eur com cartão visa (desbloqueado para compras internacionais)

  • @nunogomes sei que meu tio nasceu 16/05/1916, no cartão de imigração dele diz que é de Beira Alta. Meu avô era do concelho de Seia.

    Vou fazer ainda hoje o que me falou, só vou pedir a data um pouco anterior ao nascimento do meu tio.

    Agradeço demais sua ajuda. Volto aqui para atualizar minhas descobertas.

  • @EvelinFmilani indique então como data provavel do casamento algo entre 1912-1915

  • editado February 2023

    @nunogomes Olá, estou muito feliz. Achei a certidão de casamento...e agora? Pode me ajudar?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.