Sobrenome do português modificado

Pessoal, oi, estou com uma dúvida, gostaria de saber as certidões que preciso, pois minha família tem algumas peculiaridades.

O processo é para minha mãe, como neta:

1 - O Avô dela, Manoel, nasceu em Portugal, em 1890. Mas os pais de Manoel não casaram em Portugal, só casaram depois que vieram pra cá. O nome da mãe dele, a única que consta em seu assento de batismo, era Margarida de Souza Bessa, minha mãe não tem nenhum desses sobrenomes, ela tem o Silvestre, que veio do pai de Manoel.

2 - Meu avô, pai da minha mãe, filho de Manoel, nasceu em 1922 e foi registrado, segundo o arquivo do FamilySearch, como 'Antonio Silvestre'. Na certidão de nascimento dele, tem o nome do pai dele, Manoel, já com o sobrenome Silvestre. Esse nome também já está correto na certidão de casamento do Manoel.

3 - Meu avô foi o declarante da minha mãe, mas na certidão dela, o nome dele está como Antonio Martins Silvestre, e não Antonio Silvestre.

Então, dito tudo isso, gostaria de saber quais certidões de inteiro teor eu preciso.

Sei que preciso da certidão de nascimento da minha mãe e do meu avô (em inteiro teor e reprográfica né), mas, além disso, preciso também da certidão de casamento do meu bisavô e do meu avô (ou averbar a certidão de casamento dele na de nascimento)? Já que os nomes de ambos não estão de acordo com o nascimento deles no certificado de seus filhos?

Comentários

  • @RickSilvestre

    Vamos por partes:

    Como consta no nascimento do filho deste português? casados ou não? Quem foi o declarante?

    Vc já tem o documento português?

    Esse "Martins" de onde veio?

  • @mabego

    Olá, obrigado pela resposta.

    1 - O nascimento do meu avô, pai da minha mãe, tem o seguinte trecho, no livro de batismo:

    "...Aos dois dias do mês de fevereiro de mil novecentos e vinte dois, neste distrito de São Sebastião do Rio Bonito, Município de Valença, estado do Rio de Janeiro, compareceu em meu cartório Manoel Francisco Silvestre e declarou em presença das testemunhas, abaixo (assignados??), que neste Distrito, na (sede??), no dia vinte seis de Janeiro ultimo, às treze horas, nasceu uma criança do sexo masculino, de cor branca, que terá o nome de Antonio, filho legítimo deste declarante e de dona Dalila Martins Silvestre, negociantes, casados civilmente neste cartório, naturais, elle de Portugal, ella deste Estado, residentes nesta freguesia...."


    2 - O documento do Português: já solicitei a certidão narrativa analógica para ser enviada pra cá através do CRAV, mas ainda não tive pagamento aprovado.


    3 - O Martins vem da mãe do meu avô. O pai dele era José Francisco Silvestre, a mãe Dalila Martins Silvestre (Teixeira, quando solteira)

  • @RickSilvestre

    1 - O nascimento do meu avô, pai da minha mãe, tem o seguinte trecho, no livro de batismo:

    "...Aos dois dias do mês de fevereiro de mil novecentos e vinte dois, neste distrito de São Sebastião do Rio Bonito, Município de Valença, estado do Rio de Janeiro, compareceu em meu cartório Manoel Francisco Silvestre e declarou em presença das testemunhas, abaixo (assignados??), que neste Distrito, na (sede??), no dia vinte seis de Janeiro ultimo, às treze horas, nasceu uma criança do sexo masculino, de cor branca, que terá o nome de Antonio, filho legítimo deste declarante e de dona Dalila Martins Silvestre, negociantes, casados civilmente neste cartório, naturais, elle de Portugal, ella deste Estado, residentes nesta freguesia...."

    no momento do nascimento do antonio, eles eram casados. Tem a certidão de casamento deles? Só para não restar dúvidas quanto ao "Martins"?

    2 - O documento do Português: já solicitei a certidão narrativa analógica para ser enviada pra cá através do CRAV, mas ainda não tive pagamento aprovado.

    Viu o passo a passo no post novo?

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22851/como-pedir-documentos-nos-arquivos-distritais-pelo-crav

    3 - O Martins vem da mãe do meu avô. O pai dele era José Francisco Silvestre, a mãe Dalila Martins Silvestre (Teixeira, quando solteira)

    se o Martins consta nas certidões e está em família, creio que não tem problema

  • @mabego

    1 - Sim, eu também encontrei a certidão de casamento deles no cartório de Valença. Nela, diz que Manoel Francisco Silvestre é filho legítimo de José Francisco Silvestre e Margarida de Souza Silvestre, e fala que eles são portugueses. Só que como no assento de nascimento dele só tem a mãe como Margarida de Souza Bessa, eu não sei preciso de algum passo a mais.


    2 - Vi sim, eu já solicitei o arquivo, de forma narrativa mesmo. Só não aprovaram ainda o pagamento


    3 - Então não teria problema ele estar como Antonio Martins Silvestre na certidão de nascimento da minha mãe e eu enviar só a certidão de nascimento dele com a averbação do casamento dele?

  • @RickSilvestre @mabego O meu caso é parecido. No assento do meu bisavô portugues consta somente a mae e pai desconhecido. Porem quando ele se casa no brasil declara um pai e na sua certidao de nascimento diz que ele è filho LEGITIMO do pai e da mae... consequentemente todos os filhos tem como avô na certidao esse pai declarado...(que nao consta no seu assento). Outra coisa muito parecida com o seu caso é que no assento em potugal ele se chamava só jose porem no registro de passaporte jà está com jose antonio barroso (sobrenome desse suposto pai) e nem tem o sobrenome da mae e na certidao de casamento a mesma coisa e todos documento que seguem (dos filhos dele)... Se vc teve alguma solucao para o seu caso e puder comentar aqui e ajudar agradeço. Boa sorte!

  • @RickSilvestre

    1 - Sim, eu também encontrei a certidão de casamento deles no cartório de Valença. Nela, diz que Manoel Francisco Silvestre é filho legítimo de José Francisco Silvestre e Margarida de Souza Silvestre, e fala que eles são portugueses. Só que como no assento de nascimento dele só tem a mãe como Margarida de Souza Bessa, eu não sei preciso de algum passo a mais. Junte o documento do casamento para comprovar isso.

    3 - Então não teria problema ele estar como Antonio Martins Silvestre na certidão de nascimento da minha mãe e eu enviar só a certidão de nascimento dele com a averbação do casamento dele? quanto mais documentos vc juntar para justificar o Martins... melhor.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.