Atribuição filha casada usar certidão Nascimento ou de Casamento

Boa tarde,

Vou explicar a situação da minha irmã.

Ela é casada a mais de 20 anos e quer tirar sua atribuição, quando fui verificar os documentos dela o nome de nossa mãe na certidão de nascimento dela estava errado, fiz a retificação e esta tudo ok agora.

Só que a certidão de casamento dela tb esta errada, por conta da certidão de nascimento dela que estava errada e agora fez a retificação.

Ela vai tirar uma identidade nova de solteira para mandar para Portugal fazer sua atribuição junto com a certidão nova.

Isto é, posso fazer a atribuição de minha irmã com a certidão de nascimento que foi concertada e depois concertar a certidão de casamento e fazer a transcrição de casamento deles?

Pois se for concertar a certidão de casamento vai vencer a de nascimento dela.

E qual conservatório que eu mando os documentos?

Att.

Alexandre Cairrão

Comentários

  • Ela vai 'nascer' em Portugal solteira, o documento necessário para o processo de cidadania é a certidão de nascimento.

    Pode sim depois ela faz a transcrição do casamento.

  • @alexandre sm cairrao

    Isto é, posso fazer a atribuição de minha irmã com a certidão de nascimento que foi concertada e depois concertar a certidão de casamento e fazer a transcrição de casamento deles?

    Sim... pois vc vai transcrever o casamento dela (checar a necessidade) só depois que ela se tornar portuguesa.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21966/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-filho-maior-de-idade-1c#latest

  • Obrigado a todos pela ajuda, vlwwww

  • Caso o filho tenha se casado (ou seja, o nome na certidão de nascimento está diferente do RG), precisa enviar cópia da certidão de casamento? Se sim, autenticada e apostilhada?

  • @vitorgalera

    no processo?

    sim... aconselhável enviar a certidão de casamento inteiro teor digitada, não precisa apostilar pois é certidão de apoio.

  • @mabego

    Isso, no processo..

    Estou dando entrada no da minha mãe e surgiu essa duvida, ja que ela alterou o nome de batismo, sendo assim o passaporte/RG ja estão com o nome após o casamento.

    Obrigado

  • @mabego

    A certidao de casamento de inteiro teor digitada precisa ser autenticada ou uma copia simples?

    Não precisa ser apostilada mesmo né?

  • @vitorgalera

    casamento em inteiro teor digitada, sem apostila.

    Na do nascimento tem as averbações com mudança de nome?

  • @mabego

    Tenho apenas a certidão de nascimento de inteiro teor reprográfica.

    É necessário averbar essa certidão de nascimento primeiro e depois apostilar?

  • @vitorgalera

    recomendável o nascimento ter todas as averbações, para corroborar com o casamento que estará em cópia digitada

  • @mabego

    Puts, apostilei a  Certidão de nascimento do requerente (minha mãe) de inteiro teor em cópia reprográfica sem averbaro casamento com a mudanca de nome..

    Pensei que como a copia reprográfica é a copia do livro, nao teria como averbar essa copia.

  • @mabego Desculpa encher o saco, mas acabei ficando um pouco confuso com isso.

    Lista de Documentos necessarios:

    1. Cópia simples e certificada da certidão de nascimento do(a) português(a) (se for emitida pelo civilonline dispensa certificação), com casamento transcrito (caso o(a) português(a) não tenha sido declarante do nascimento do(a) filho(a));

    Vitor: Já possuo essa documentação do português, com o casamento com a minha vó (brasileira) averbado/transcrito em sua certidao.

    2. Certidão de nascimento do requerente de inteiro teor em cópia reprográfica, apostilada;

    Vitor: Aqui que me confundi, pedi a copia reprográfica em inteiro teor do nascimento da minha mãe (Filha do português) e apostilei.

    Essa certidão de nascimento esta com o nome de solteira da minha mae. Eu teria que ter averbado o casamento dela com a mudanca de nome primeiro?

    Mas ai nao seria uma copia reprográfica do livro, estou errado?

    3. Xerox autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha a filiação;

    Vitor: Autentiquei e apostilei o RG da minha mae (com o nome de casada) e enviarei tb a certidao de casamento dela autenticada como uma certidao de apoio


    Obrigado pela ajuda

  • editado January 2023

    @vitorgalera

    1Cópia simples e certificada da certidão de nascimento do(a) português(a) (se for emitida pelo civilonline dispensa certificação), com casamento transcrito (caso o(a) português(a) não tenha sido declarante do nascimento do(a) filho(a));

    Vitor: Já possuo essa documentação do português, com o casamento com a minha vó (brasileira) averbado/transcrito em sua certidao.

    -> Foi vc que fez a transcrição? se sim, o documento recebido da transcrição deve ser enviado.

    2Certidão de nascimento do requerente de inteiro teor em cópia reprográfica, apostilada;

    Vitor: Aqui que me confundi, pedi a copia reprográfica em inteiro teor do nascimento da minha mãe (Filha do português) e apostilei.

    Essa certidão de nascimento esta com o nome de solteira da minha mae. Eu teria que ter averbado o casamento dela com a mudanca de nome primeiro?

    -> Sim, tem que constar as averbações. Principalmente pq ela teve o nome alterado com o casamento.

    Mas ai nao seria uma copia reprográfica do livro, estou errado?

    -> Está. O cartório faz a averbação, e a reprográfica (foto do livro) constará a averbação.

    3Xerox autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha a filiação;

    Vitor: Autentiquei e apostilei o RG da minha mae (com o nome de casada) e enviarei tb a certidao de casamento dela autenticada como uma certidao de apoio>

    -> Emita uma inteiro teor digitada sem apostilamento

  • @elviswolvie Vi que você teve uma duvida parecida, poderia me dizer como que você fez?

    Lembrando que a requerente é minha mae (filha do portugues) que mudou de nome quando casou com meu Pai.

    Entao primeiro preciso tirar a cidadania dela primeiro, assim que o assento de nascimento sair, farei a transcição/averbamento do casamento dela com meu pai, para que eu possa tirar a minha cidadania.

  • Ola @mabego , gostaria de tirar uma duvida.

    No formulario 1C, posso preencher com o nome de casada da minha mãe? Ou tem que ser o de solteira?

    Na certidao de nascimento de inteiro teor e apostilada de minha mae, consta o averbamento da mudança de nome de quando se casou

    O RG apostilado que irei mandar, consta o nome de casada.

    Obrigado

  • @alexandre sm cairrao

    Sua mensagem está um pouco confusa.

    Não existe isso de tirar uma nova identidade "de solteira", notadamente se houve mudança de sobrenome com o casamento.

    Quando voce mandar os documentos, vai preencher o formulario com o nome "de casada" e mandar a carteira de identidade com o nome atual, usado após o casamento.

    E voce vai mandar tambem uma cópia simples da certidao de casamento (que precisa já estar retificada), para justificar a diferença entre o nome que aparece na certidão de nascimento e na carteira de identidade.

    Se na certidão de nascimento estiver averbado o casamento com a informacao da mudanca de nome (normalmente adoção do sobrenome do marido), pode ser que passe sem a certidão de casamento.

    Mas repetindo, sua irma nao pode tirar uma carteira de identidade com o nome de solteira, se esse não é mais o nome que ela usa.

  • @vitorgalera

    Tanto faz...

    pq?

    Pq a certidão vai sair como solteira (como na certidão de nascimento), pois ninguém nasce casado.

    E na certidão de nascimento está averbado o casamento apontando para a mudança de nome.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.