Certidões de Nascimento para Averbar Casamento de Portugueses no Brasil

Olá amigos!

Necessito transcrever o casamento de meus avós (ambos portugueses) que se casaram aqui no Brasil. No site do Consulado, na lista de documentos necessários, um deles (item 4) é:

"Certidão de Nascimento digitada e original do(a) nubente que não possui a nacionalidade portuguesa"

Tendo meu vô e minha vó nascidos em Portugal, ou seja, sendo meus avós portugueses natos, significa que então não preciso enviar esta documentação?

Desde já, agradeço!

Comentários

  • editado January 2023

    @thi_df

    precisa transcrever.

    São portugueses que se casaram no estrangeiro, entendo que é obrigatório, já que é um quesito que geras exigência em processos quando não é feita.

    Os assentos (nasceram antes de 1911?) devem ser em papel, em forma narrativa e certificada.

    A certidão de casamento digitada e apostilada, além do formulário preenchido.

  • Olá @mabego! Obrigado pela interação e pelo esclarecimento da dúvida!

    Aproveitando sua atenção... corrija-me se eu entendi errado, por favor:

    Como nasceram em 1904, devo solicitar as Certidões (de Nascimento) em forma narrativa, através do CRAV. Estes documentos não necessitarão serem Apostilados (já que é um documento original deles mesmo).

    Certo?

    E já que vc tocou no assunto "formulário preenchido", eu devo pagar (olhando na tabela do Consulado) o valor do Casamento Simples, né, uma vez q não tem na tabela "Transcrição de Casamento"?

  • @thi_df

    como nasceram em 1904, devo solicitar as Certidões (de Nascimento) em forma narrativa (e certificada), através do CRAV. Estes documentos não necessitarão serem Apostilados (já que é um documento original deles mesmo). Sim, 1904, no caso é um assento de baptismo. Vc só precisará de apostilamento neste documento "SE" for retificar certidões brasileiras.

    E já que vc tocou no assunto "formulário preenchido", eu devo pagar (olhando na tabela do Consulado) o valor do Casamento Simples, né, uma vez q não tem na tabela "Transcrição de Casamento"? Qual consulado? sim, o valor é 120 euros.

  • Então @mabego, eu já estou com a certidão de nascimento dos meus avós, na forma narrativa e apostilada, e na sexta-feira dei entrada no Cartório de Registro e Títulos justamente para retificar a certidão de casamento deles. Não sei se poderei utilizar estes mesmos documentos para fazer a averbação no Consulado. Pretendo enviar para o Consulado de Santos, pois lendo outros tópicos aqui, parece ser o que demora menos.

    Te contextualizando: estou na etapa de juntar os docs comprobatórios para retificação da certidão de nascimento de meus avós. Na verdade, já juntei os outros e agora só estou aguardando este q sai amanhã a tarde. Aí na terça já dou entrada. Me parece q demora 5 dias para ficar pronto. Nesse tempo já estarei juntando os docs para averbar no Consulado, q são:

    • Certidão de Casamento de inteiro teor original, digitada, devidamente apostilhada (depois da retificação, solicitarei a certidão de inteiro teor e o apostilamento)
    • Certidão de Nascimento digitada e original do(a) nubente que não possui a nacionalidade portuguesa (essas q vou ver se dá pra aproveitar e usar as q estão apostiladas e pegarei amanhã lá no Cartório de Registro e Títulos)
    • Requerimento preenchido, assinado e com firma reconhecida
    • Comprovante de pagamento
    • Envelope para devolução
  • Ah @mabego! Esqueci!

    Depois da retificação da certidão de casamento, terei de solicitar a retificação na certidão de óbito, pois terei de transcrever no Consulado as certidões de óbito tb, né?

  • @thi_df

    quando eu fiz a transcrição de casamento de minha avó, enviei também o assento de baptismo dela>

    E também a cópia do meu RG apostilado.

    (medo de pedirem depois e atrasar ainda mais as coisas).

    Mas sim, está correto.

    Não precisa de óbito. Vc consegue transcrever casamento sem transcrever o óbito. Fique atenta no formulário que deve ser só para transcrever casamento (e não casamento + óbito).

    Quando fiz em Santos, eles devolveram todos os documentos, porém marcaram, com marca texto toda a certidão de casamento (chorei quando ví isso), achei totalmente desnecessário.

  • Olá @mabego! Bom vê-la aqui novamente!

    Entendi. E já q vc está orientando (inclusive por já ter feito) e aparentemente deu tudo certo com o seu, farei igual, rs ;)

    Por meus avós serem falecidos, podia jurar que tinha q transcrever também. Mas ok, novamente seguirei vc.

    Nossa! Como vc bem disse, desnecessário, né? Por qual teria sido a motivo? Parece até de propósito... Uma pena mesmo.

    Aproveitando, faz tempo q vc fez? Qt tempo será q está demorando?

  • @thi_df

    Até então, era praxe marcarem com marca texto. (e ainda anexei uma cartinha pedindo para não o fazerem... não adiantou)

    Não sei se ainda fazem isso.

    Faz 3 anos que fiz.

    Dizem que agora está demorando uns 6 meses.

  • @mabego @mabego A Diocese me enviou a seguinte certidão de minha avó:


    1. Para pedir a transcrição do casamento devo anexar a:
    • Certidão de Nascimento de Inteiro Teor do meu Avô (Brasileiro);
    • Certidão de Casamento de Inteiro Teor (Maria José e João Motta);
    • * Obs.: a data constante na certidão de casamento, diverge em 1 mês da data de nascimento.
    • RG autenticado da minha mãe (Filha do casal);


    2. Qual Conservatória me aconselha? Devo Anexar mais algum documento?

    Após a transcrição pretendo fazer a minha aquisição diretamente pois minha mãe teve dois casamentos e dois divorcios isso aumentaria muito os custos e o tempo acabaria sendo parecido... Para Aquisição de Cidadania como Neto o que devo enviar e para onde?


    Fico no aguardo e muito obrigado!!!

  • @mabego

    Entendi. Bom, então provavelmente eu dê sorte e não marquem o meu documento, né, rs?! Chato foi saber que vc ainda pediu a gentileza de não marcarem, mas... Bom, de qualquer maneiro, espero q pelo menos no final o resultado do seu trâmite tenha sido positivo.

    6 meses, né? Bom, paciência. Faz parte do processo e, quem quer, tem q esperar e dar um passo após o outro.

    Mais uma vez, obrigado! E se eu tiver mais dúvidas, vou te acionar, heim, rs!

  • @mabego, não demorou nem meia hora e já voltei pra pedir ajuda, rs! É q eu tava pensando só agora...

    As Certidões de Nascimento que solicitarei através do CRAV (no caso, por se tratar de data anteriores a 1911, estamos falando dos Assentos de Baptismo) e que utilizarei para fazer a Transcrição do Casamento no Consulado, será que poderei/conseguirei utilizar as mesmas para dar entrada no processo da Cidadania? Ou já aproveito e peço 2 de cada (uma pra Transcrição outra já pra quando chegar na hora de pedir a Cidadania?

  • @thi_df

    Depois da transcrição de casamento, vc recebe outro documento com o casamento transcrito... e é este que vc vai utilizar para o processo.

  • @mabego

    Então, é q além da Certidão de Casamento que é a Transcrita q receberei do Consulado, preciso juntar tb (pra Cidadania) as Certidões de Nascimento dos portugueses, certo? É aí q eu pensei q se o Consulado (q recebeu as Cert de Nascimento para Transcrever) as devolvessem, eu poderia usar as mesmas para enviar pra Portugal pra pedir a Cidadania (pq tb vou precisar nessa hora). Mas não sei se o Consulado retêm as Cert de Nascimento...

    Certidão de Nascimento:

    Primeiro para Transcrição - Consulado

    Depois para Cidadania - Portugal (consigo usar a mesma certidão q enviei pro consulado, anteriormente, ou tenho q pedir uma "nova" de novo ao CRAV?)

  • @thi_df

    Consulado de Santos devolve todos os documentos.

    Sim, pode usar a que será devolvida e mais a que será gerada com a transcrição de casamento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.