certidao de obito brasileira substitui certidao de nascimento

iniciando a investigacao dos antepassados portugueses, no meu caso sao meus bisavos..se puderem me ajudar.

1 - meu avo e filho de portugues ( TODOS FALECIDOS no Brasil) tenho a certidao de obito de meu avo (brasileiro), substitui de nascimento?

2 - Localizei o registro de casamento nos livros dos meus bisavos de 1905 no archeevo.amap.pt, preciso localizar de nascimento também ou esse manuscrito serve para pedir a nacionalidade de minha mãe.


se alguem puder me ajudar agradeco.

Rosemeri

Comentários

  • @rosemeri

    As certidões de nascimento são essenciais; nem óbito nem casamento as substituem; você pode usá-las para extrair dados para buscar as de nascimento.

    Aqui o link para os requisitos de documentos:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21965/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-netos-1d

  • @rosemeri qualquer um pode declarar o óbito com o atestado de óbito. E pode conter vários erros nessa certidão. A certidão de nascimento é o elo entre o português e o filho, razão pela qual o declarante é muito importante para estabelecer a filiação.

  • obrigada por me responderem. Vou relatar um pouco mais da minha historia:

    MEUS bisavós JOAO DA SILVA VIEIRA E EMILIA RODRIGUES, ambos natural de SOUTO S. MARIA CONSELHO DE GUIMARAES vieram casados para o Brasil, meu avo SALVADOR DA SILVA VIEIRA( NASCIDO EM AMPARO/SP 1913) ja falecido a muitos anos e minha mãe esta viva com 81 anos.

    Com esses dados e dicas da comunidade, localizei nos arquivos antigos o manuscrito de casamento (bem difícil de ler), mas não consta a data de nascimento para continuar a pesquisar o nascimento e agora nao sei como proceder, tenho um conhecido que esta a morar em portugal e iria pedir para ele que solicitar a via do nascimento se localizasse nos arquivos, que acredito ser o primeiro passo para solicitar a nacionalidade de minha mãe(neta de portugueses) e posteriormente a minha como filha de portuguesa.

    se alguém que ja pesquisou e sabe como proceder, Desde ja agradeço muitíssimo vossa ajuda.

    https://archeevo.amap.pt/viewer?id=183400&FileID=130006&recordType=Description

  • @rosemeri consta que ele tinha 26 anos no ato do registro. Como o casamento foi em 1903, seu antepassado nasceu e foi batizado nesta mesma freguesia entre 1877 e 1879.


    Procure manualmente nos livros de batismo nesta mesma freguesia.

  • @mabego

    Muitíssimo obrigado!!

    Agora preciso pedir as certidões ...tenho um amigo que esta morando em Portugal, deve ser mais rápido pedir por la? qualquer pessoa pode pedir?

    e mais uma vez...obrigado

  • @rosemeri

    Vc pode pedir no CRAV e colocar o endereço dele para ser entregue.

    Não sei te informar se fazem a reprodução dos assentos na hora... acredito que não. Vc pode pedir informações sobre isso pelo CRAV. Se o pedido pode ser feito pessoalmente... ou se só a retirada pode ser feita no Arquivo Distrital (conservatória?) que abriga o documento.

    Qualquer pessoa pode pedir e fazer o pagamento.

    Lembrando que os assentos devem ser em papel, narrativos e certificados.

    (se for necessária retificações em certidões brasileiras, também devem estar apostiladas. E o apostilamento é feito na Procuradoria Geral da República)

  • @mabego

    Muitíssimo obrigado!!

    Agora preciso pedir as certidões ...NAO CONSIGO PEDIR AS CERTIDOES..nao sei qual a referencia usar ou cota( tentei a que veio o arquivo mas nao da certo) O que sera que estou digitando errado? sera o arquivo distrital? selecionei BRAGANCA

  • @rosemeri

    Braga...

    Não se pede pelo CRAV... Não tem Braga no CRAV.

    Clique em cada um dos links dos assentos.

    Na parte superior à direita, clique em serviços.

    Registre-se. E faça o pedido através de formulário de registros paroquiais. Preencha com os dados das certidão (faça uma por vez).

    Anexe na "documentação adicional", a certidão destes links.

  • @mabego

    Muitíssimo obrigado por nos ajudar com seu conhecimento, se puder me orientar para pedir a certidao no archeevo, so aparece a opcao em digital e fiquei com receio de pedir e nao adiantar dessa forma, nao localizei um passo a passo no forum igual ao ROTEIRO PARA SOLICITAR CERTIDOES NOS ARQUIVOS DISTRITAIS.

    Me perdoe por tantas perguntas.

  • @mabego

    Ou devo selecionar reproducao digital e depois publicacao..isso quer dizer que vira as certidoes?

  • editado January 2023

    @rosemeri

    já te envio... aguarde um pouquinho.

    veja suas mensagens, enviei no privado.

    Vc fez o registro no site para poder fazer o pedido?

    Braga é um caso à parte e deve ser como te enviei no privado.

    https://archeevo.amap.pt/

  • @rosemeri faça como @mabego orientou. Mas tem que pedir a certidão de casamento dos avós de sua mãe, porque o casamento deles, apesar de ter sido em Portugal, porque quando eles casaram não era prática averbar o casamento ao assento de batismo/nascimento, por isso, vc terá que provar que a certidão do João que vc envia é mesmo do João Vieira da Silva casado com Emilia Rodrigues, e por ser um arquivo já depositado em Braga, o conservador que pegar no processo da sua mãe não terá acesso, por isso é um encargo da sua mãe, juntar toda a documentação necessária. Veja tb se na certidão brasileira de nascimento do seu avô já consta o nome completo dele, porque no Brasil tb no inicio do século muitas vezes só ficava o primeiro nome, então se só tiver "Salvador" recomendo enviar tb a certidão de casamento de Salvador com sua Avó, em inteiro teor digitada (apostilada).

    As certidões de nascimento do seu avô Salvador e de sua mãe, devem ser em inteiro teor POR COPIA REPROGRAFICA e apostiladas. E atenção que se o assento de nascimento de Salvador tiver aquela letra muito difícil de ler, deve juntar também uma certidão em inteiro teor digitada e tb com apostila (isto tb vale para a certidão da sua mãe, se ela for difícil de ler)

  • @nunogomes @mabego

    A certidão de casamento eu solicito onde? no archeevo onde solicita as de nascimento em "através de registros paroquiais" só abre a opção Batismo/nascimento.

    Estou imensamente agradecida pelas orientações.

  • editado January 2023

    @rosemeri

    da mesma forma mais simplificada que te orientei inbox.

    Colocando o link e o número do registo

  • continuando para quem esta acompanhando a minha busca pelas certidões com mais de 100 anos...

    O arquivo de Guimares me comunicou para efetuar o pagamento de 15 euros por cada certidao e 7.95 euros para o correio.. fiz o pagamento por portugal mesmo, pois tenho amigos que la residem e mandei o comprovante ao arquivo.

    agora aguardar a chegada e providenciar os do meu avo ja falecido no Brasil.


  • que maravilha @rosemeri

  • @mabego

    ola!

    surgiu uma duvida sobre TRANSCRICAO DE CASAMENTOdos portugueses tenho a cerditao de portugal, pois vieram casados, OK

    do filho do portugues so tenho a certidao reprografica e inteiro teor( ja falecido e sua esposa tbm) OK (acredito nao precisar de mais nada, sao falecidos a muitos anos).

    mas da neta do português(minha mãe)??

    na certidão reprográfica vem escrito ao lado o casamento dela com meu pai brasileiro(já falecido), preciso enviar a certidão de casamento com óbito ou só a certidão de nascimento inteiro teor+reprografica e suficiente, ou se essa transcrição seria outro tipo de certidão? se puder me informar, agradeço.

  • @mabego

    Estou seguindo o check list,

    minha duvida surgiu porque quando vi a certidao reprografica com a anotacao do casamento pensei que isso seria averbacao, estava tudo certo, mas depois li sobre transcricao, nao soube diferenciar. (quando solicitei no cartorio de nascimento nao falei sobre averbacao do casamento nem obito, porque eles ja nao moravam na cidade do nascimento.. errei ne?) agora estou pensando em pedir a certidao de casamento com obito e mandar junto.

    desculpe minha ignorancia ;(

  • @rosemeri

    mas vc disse que os portugueses se casaram em Portugal e vieram já casados, o que dispensa a transcrição de casamento.

    Ou entendi errado?

  • @mabego

    dos portugueses sim..vieram casados e tenho o assento,

    minha duvida e do filho do portugues e da neta do portugues(minha mae),

    do filho tem a anotacao na certidao reprografica que se casou

    da neta(minha mae) com 82 anos e viuva, hoje chegou a certidao de nascimento onde meu AVO (filho portugues) foi declarante, mas sem averbacao de casamento (vou pedir a certidao de casamento que foi na cidade onde ela ainda reside e mandar junto. (O RG TEM SOBRENOME DE CASADA, mas so acrescentou o sobrenome BRAZ, da silva viera ( sobrenome portugues) consta tbm..

  • @rosemeri

    Peça ao cartório do casamento dela, para enviar a anotação do casamento ao cartório de nascimento dela para este cartório (do nascimento) fazer a averbação na certidão de nascimento.

    Envie junto no processo, a certidão de casamento (digitada em inteiro teor e não precisa de apostilamento) para resolver este problema do nome dela que foi alterado com o casamento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.