Certidão de nascimento bisavos

Olá pessoal, espro que estajam bem.

Eu estou tendando encontrar a certidão de nascimento de um ou ambos meus bisavós portugueses, sera que alguem conseguiria me ajudar a encontrar ou me apontar para a direção correta?

Seguem dados que possuo:

Bisavô:

Nome: Avelino Alves

Nascimento: 08/12/1881

Local: Freguesia de Santo Ovidio - Conselho de Gaia - Distrito do Porto

Pai: José Antonio Alves (portugues)

Mãe: Rosa Maria Alves (portuguesa)

Bisavó:

Nome: Maria da Anunciação Alves

Nascimento: 02/11/1900

Local: Quadrazae - Distrido de Sabugal - Portugal

Pai: Manoel Braz - 1860

Mãe: Mariana Pires - 1862

Eu tenho copias de certidao de casamento e registro de estrangeiro (do bisavo apenas).

Agradeço desde já! Grande abraço

Comentários

  • @jhonno

    Casamento dos pais da Maria https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1197095 ...m0002.tif

    Guarda / Guarda / Marmeleiro

    Chegou a solicitar busca nesta freguesia?

    https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/details?id=1290240

  • @jhonno

    A da Maria deveria estar aqui, mas os livros de 1900 não estão online para pesquisa:

    https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/details?id=1208960

    Como dito pelo colega, peça uma pesquisa ao AD Guarda; mencione nas observações que não pode buscar direto pois os livros da freguesia de Quadrazais desse ano não estão online:

    https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/oservices

    Quanto a Avelino, não consegui achar uma freguesia de Santo Ovidio em Vila Nova de Gaia (nem uma com esse orago, o padroeiro). Talvez fosse um local (subdivisão) de freguesia, ou uma que foi anexada. Talvez alguém ache.

    O mais perto que cheguei foi a antiga igreja de Santo Ovidio.

    https://www.allaboutportugal.pt/pt/vila-nova-de-gaia/religiao/igreja-de-santo-ovidio

    Fica aparentemente ou na freguesia de Mafamude ou na vizinha ao sul, Vilar do Paraíso. Pode dar uma olhada no mapa das freguesias de VN de Gaia; o outro link é para os livros de batismo dessas freguesias do concelho de Vila Nova de Gaia:

    https://geneall.net/pt/mapa/213/vila-nova-de-gaia/

    https://tombo.pt/m/vng

    No texto sobre a história da freguesia de Mafamude consta:

    "Refere também que, além da matriz, dedicada a São Cristóvão, existiam então duas capelas na freguesia, ambas da paróquia: a do Padrão e a de Santo Ovídio."

    Dando uma folheada nos batismos de Mafamude, vi referências a moradias em "Padrão" e "Santo Ovídio". Na falta de outras dicas, folhearia os batismos dessa freguesia, aumentando os anos para trás e para frente, pois muitas vezes as datas no documentos BR não batem com as dos de PT.

  • @Kleber Silva Aguiar

    Muito obrigado pela ajuda!

    Uma questão que eu gostaria de te perguntar. Apenas para fins de curiosidade. Como você fez a ligação entre as informações que eu enviei na minha pergunta e o local onde a certidão de casamento dos pais da Maria se encontra? (0_0)

    Fiz a solicitação junto ao arquivo distrital da Guarda seguindo o ling que você enviou, muito orbigado mesmo!

  • @Kleber Silva Aguiar

    Muito obrigado pela ajuda!

    Uma questão que eu gostaria de te perguntar. Apenas para fins de curiosidade. Como você fez a ligação entre as informações que eu enviei na minha pergunta e o local onde a certidao de casamento dos pais da Maria se encontra? (0_0)


    Fiz a solicitação junto ao arquivo distrital da Guarda seguindo o ling que você enviou, muito orbigado mesmo!

  • @CarlosASP

    Muito obrigado pelas informações e os link enviados. Eu olhei os registros de nascimento em VNG seguindo o link que vc enviou mas não consegui encontrar um registro. Eu abri uma nova solicitação de pesquisa junto ao CRAV, vamos ver se eles conseguem encontrar algo.

    Muito obrigado novamente! Abraços

  • @CarlosASP

    Consegui a certidão de nascimento da minha bisavó seguindo o link que você enviou anteriormente (https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/details?id=1208960) e fazendo um pedido de reprodução junto ao CRAV (uhuuuu :D). Muito obrigado mesmo!

    Uma dúvida que me surgiu, o declarante na certidão de nascimento do meu avô (filho dos portugueses) foi seu pai (Avelino). Minha dúvida é, eu vi aqui no fórum (no topico -> Processo de atribuição -> Lista básica de documentos para atribuição de netos: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21965/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-netos-1d#latest) no item 2 ->

    " 2. Certidão de nascimento do(a) filho(a) do português(a), em Inteiro Teor, por cópia reprográfica e apostilada, com averbação de casamento e óbito (se for o caso)*;

    *Verificar quem foi o declarante do nascimento, e se foi feita esta declaração na menoridade"

    O que entendi é que para o processo de atribuição é necessário que a documentação a ser utilizada é a do portugues declarante do nascimento, ou seja, no nosso caso temos que encontrar a certidão de nascimento do meu bisavô e fazer o processo com ela, correto?

    Agradeço desde já!

    Grande abraço

  • @jhonno

    É esse meu entendimento.

    Acredito que se usasse a da mãe PT (a não declarante), você teria que transcrever o casamento deles - o que requer o nascimento do pai.

    A não ser que eles já tenham vindo casados de PT. Sabe se vieram? Tem esse casamento?

    Não estou 100% dessa resposta; acho que o @Destefano ou @nunogomes podem te ajudar melhor,

  • @jhonno , acredito, como pensa o @CarlosASP que como o declarante foi o pai, vc terá que apresentar ou a certidão de nascimento do pai português, ou a certidão de casamento portuguesa, porque há a hipótese de eles terem casado em Portugal. No assento de batismo que recebeu agora da mulher do avelino, tinha algum averbamento do casamento?

    Tem ainda, uma questão que não é fácil, que é quando os dois pais são portugueses, há dúvida se é ou não obrigatória a transcrição. Veja então se está averbado o casamento no assento da sua bisavó, ou se consegue informações concretas sobre se eles casaram no brasil ou em Portugal. é que mesmo que eles tenham casado em Portugal, até aos anos 1930s não era prática comum os averbamentos de casamento, muitos só foram feitos quando um dos cônjuges falecia apos 1930 então ai as conservatórias comunicavam umas com as outras e ficava tudo bem feito, mas como no caso seus bisavós emigraram e possivelmente nunca mais mantiveram contacto com o registo civil português, pode acontecer o assento de casamento deles estar por ai nalguma conservatória ou arquivo distrital e nesse caso, não precisaria de mais nada. E se encontrasse um assento de casamento, poderíamos até ter mais dados sobre o nascimento do Sr. Avelino

  • @CarlosASP @nunogomes

    Eles vieram em anos diferentes, se casaram aqui no Brasil. Na certidão de nascimento da minha bisavó não constam nem casamento, nem o óbito, o que me leva a acreditar que os registros deles em Portugal não foram devidamente atualizados. Eu entrei com um pedido de pesquisa no CRAV mas não encontraram nada no possivel local de nascimento do meu bisavô. "O lugar de Santo Ovídio, em VN Gaia, pertence à paróquia/freguesia de Mafamude. A pesquisa foi feito nos índices onomásticos de baptismos/nascimentos desta freguesia, nos anos 1880-1886, e ainda nos índices da freguesia de Santa Marinha (sede de concelho) dos anos 1874-1886 e da Administração Civil do concelho de VN Gaia (registos de nascimento para os não católicos) dos anos 1878-1886; nestas pesquisas, não foi localizado o registo pretendido."

    "Segue orçamento para execução da mesma pesquisa nos registos de baptismo/nascimento da freguesia de Mafamude dos anos 1874-1879 e da freguesia de Vilar do Paraíso dos anos 1874-1886, a qual importa no montante de 170€.

    Note que, em alternativa, poderá fazer estas mesmas pesquisas por si, gratuitamente. Os registos a que se reporta esta pesquisa estão digitalizados e disponíveis para leitura aqui:

    Registos de baptismo/nascimento de Mafamude: http://pesquisa.adporto.arquivos.pt/details?id=502926

    Registos de b/n de Vilar do Paraíso: http://pesquisa.adporto.arquivos.pt/details?id=505889"

    Eles me enviaram o orçamento acima para busca em Mafamude para os anos 1874-1879 (Não sei pq estão puchando a data tão para traz assim maaaaasss eles sabem melhor haha) e para freguesia de Vilar do Paraíso nos anos 1874-1886. Eu inicialmente tentarei a busca por conta própria por que os registros destas localidades estão disponiveis em forma digital, caso não consiga achar nada irei pagar o valor orçado e começar a rezar, vamos ver haha

    De qualquer forma, muito obrigado pela ajuda, e vamos que vamos!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.