Processo de cidadania portuguesa para neto

Bom dia pessoal!


Já li algumas mensagens aqui do grupo, e dúvidas surgiram.


Eu estou fazendo a reunião de documentos para meu pai, que é neto de português, obter a cidadania.


Consegui reunir já:

-certidão de inteiro teor de nascimento em Portugal;

-certidão de casamento em inteiro teor, reprográfica, do avô do meu pai, que casou com uma italiana em Belo Horizonte/MG;

-certidão de nascimento em inteiro teor do pai do meu pai;

-certidão de casamento em inteiro teor do pai do meu pai;

-certidão de nascimento em inteiro teor do meu pai;

-certidão de breve relato de casamento do meu pai;

-RG emitido no final de novembro de 2022;

-Certidão de antecedentes criminais emitida hoje, 20/12/2022;

-formulário 1D preenchido, assinado e reconhecido por autenticidade.


A dúvida é:

1ª) Preciso fazer o apostilamento de todos esses documentos?

2ª) Preciso fazer o reconhecimento de firma de todas as certidões?

3ª) Eu vou enviar todas essas certidões originais também para Portugal ou somente o papel do apostilamento que ainda vou providenciar?

4ª) Meu pai tem 76 anos, precisa fazer prova de vida?

5ª) Falta algo ou sugerem que eu envie algum outro documento?


Agradeço toda a ajuda que me derem! 😉

Comentários

  • @mabego


    Não encontrei informações sobre reconhecimento de firma das certidões nem de prova de vida.

  • R:

    1-) precisa apostilar todos os documentos, exceto o formulário (reconhecer firma por autenticidade) e os antecedentes criminais (imprimir a validação no verso);


    2-) O apostilamento já vale como reconhecimento de firma (precisa reconhecer por autenticidade a assinatura no formulário);


    3-) Vai enviar as certidões originais com o apostilamento;


    4-) Não é necessário;


    5-) A lista de documentos está no tópico que a @mabego linkou.


    Boa sorte!

  • @RBB1981

    A dúvida é:

    1ª) Preciso fazer o apostilamento de todos esses documentos? Precisa em toda documentação brasileira

    2ª) Preciso fazer o reconhecimento de firma de todas as certidões? não, o apostilamento sobrepõe o reconhecimento de firma do escrevente. Precisa reconhecer firma por autenticidade no formulário.

    3ª) Eu vou enviar todas essas certidões originais também para Portugal ou somente o papel do apostilamento que ainda vou providenciar? enviar as certidões originais apostiladas

    4ª) Meu pai tem 76 anos, precisa fazer prova de vida? não. Só faça "se" Portugal pedir.

    Checou a lista no link que te enviei acima?

  • @mabego


    Eu tinha baixado um formulário 1D.

    Hoje ao pagar a taxa de 175 euros, fui obrigado a baixar outro formulário 1D, reconhecer firma novamente (🤦‍♂️) para que constasse no cabecalho uma linha apontado o pagamento da taxa.

    Aí lendo a instrução desse novo formulário vi uma exigência: "prova do conhecimento da língua portuguesa".

    Estão mesmo exigindo o diploma escolar?

    Porque em outros tópicos eu tinha lido que não era mais necessário, agora....

    Sabe me esclarecer/auxiliar?


    Desde já obrigado!

  • @RBB1981 A prova de conhecimento da língua portuguesa não se faz necessária aos nascidos em países onde o português é língua oficial. O Brasil é um desses casos.

  • @RBB1981

    Eu tinha baixado um formulário 1D.

    Hoje ao pagar a taxa de 175 euros, fui obrigado a baixar outro formulário 1D, reconhecer firma novamente (🤦‍♂️) para que constasse no cabecalho uma linha apontado o pagamento da taxa. Se vc já tinha preenchido, era só anexar o email de comprovação de pagamento. Não era necessário reconhecer firma novamente...

    Aí lendo a instrução desse novo formulário vi uma exigência: "prova do conhecimento da língua portuguesa".

    Estão mesmo exigindo o diploma escolar? Não no nosso caso, o colega acima já respondeu.

    Porque em outros tópicos eu tinha lido que não era mais necessário, agora....

    Sabe me esclarecer/auxiliar?

  • @RBB1981 uma duvida… na certidão de nascimento brasileira, é inteiro teor por imagem/fotocopia do livro de registro? Se for inteiro teor porém versao digitada não vai servir.

  • @renatoss, todas as certidões que enviei, seja nascimento ou casamento, eu enviei as versões certidão de inteiro teor (cópia reprográfica).

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.