Andamento da Nacionalidade para netos
Olá , espero que todos estejam bem !
Olá @dandrew , muito obrigada pela resposta .
Se não for abusar , gostaria muito de maiores explicações sobre o andamento do processo , por gentileza !
Mais se eu seguir por esta linha de raciocínio ,( Tem pessoas aqui no fórum que esperaram até 22 meses para a bolinha avançar para B2 verde.) , eu entendi que a cada 2 anos praticamente se anda uma bolinha , ou seja , nem vou estar mais aqui quando liberar a minha nacionalidade 😥.
Sei que o processo é demorado , mais no site da justica.gov.pt , eles informam que o prazo do processo leva em média até 29 meses.
Eu gostaria muito de saber se tem alguém na mesma situação que a minha , para trocarmos a experiência .
Muito obrigada !
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@gomespt
Não é verdade que leva 2 anos para CADA bolinha. A primeira que é muito mais demorada - na verdade, o processo esse tempo todo está parado numa fila, sem ninguém mexer nele.
Depois que começam a mexer, anda mais rápido. Hoje em dia está levando perto de 3 anos entre a numeração do processo e a emissão do assento de nascimento do "novo" português (que é a conclusão do processo).
O texto a que você se refere é padrão; a realidade pode diferir disso.
Sugiro acompanhar o tópico específico de netos e também inserir o seu processo na planilha de netos do fórum. Na planilha você verá a evolução de processos com datas semelhantes ao seu.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-lei-37-81-atualizada-2020-22-processos-e-acompanhamento#latest