Naturalização de Netos

Bom dia.


Meu sobrinho é neto de portugues, tenho a seguinte dúvida:

1) Ele pode dar entrada direto sem passar pelo seu pai, o pai não quer tirar?

2) Se possível ele dar entrada direto, quais os documentos ele precisa ter, ele já tem a certidão eletronica do avô dele.

3) Para qual conservatório ele deverá mandar os documentos, qual formulário ele deverá preencher e pagar, quais documentos tem que ser anexado ao pedido?

Agradeço a todos

Att.

Alexandre Cairrão

Comentários

  • LeoSantosLeoSantos Beta
    editado November 2022

    Bom dia @alexandre sm cairrao


    1-) Sim, pode :)


    2-) A lista de documentos você vê completinha aqui nesse tópico:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21965/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-netos-1d

    3-) Processo de Neto é obrigatório tramitar na CRC (Conservatória de Registos Centrais), então tem que mandar pra lá, no tópico de netos tem tudo explicadinho.


    Apenas um detalhe: Os netos tem direito à ATRIBUIÇÃO, que significa que a cidadania é valida desde o nascimento. NATURALIZAÇÃO/AQUISIÇÃO é para outros casos e vale apenas à partir da data em que foi concedida.

  • @alexandre sm cairrao

    Como dito, poder, pode. Mas como neto (1D) vai levar quase 3 anos (depois de enviado) até obter o assento de nascimento português. Também como dito, neto só tramita na CRCentrais de Lisboa e entra nessa fila de espera enorme. Para quem não tem prazo, então OK.

    Mas quem quiser obter na metade do tempo, pode ser o caso de conversar com o pai e estudar as possibilidades,

    Cada processo de filho (que pode tramitar na ACP do Porto por exemplo) pode ser feito em uns 7-8 meses. Mesmo fazendo 2 processos 1C como filho (um para o pai, depois do pai para ele sobrinho) ainda fica mais ou menos na metade do tempo.

    O sobrinho (ou outra pessoa) pode montar todo o processo ( e assumir o custo) para o pai dele. Basicamente ele (pai) só terá que ir a um cartório para assinar presencialmente ("reconhecer por autenticidade") o pedido - e, pagando extra, se pode até levar o escrevente para ir em casa fazer isso (fiz isso para idosos da minha família). Se o pai não tiver um documento (RG ou passaporte) emitido há menos de 10 anos, também seria bom ele tirar um novo antes do processo.

    Mas cada família sabe suas circunstâncias. Era só para alertar sobre a grande diferença de tempo entre as alternativas.

  • Olá !

    Segundo observei no fórum o e-mail do CRC com a senha para acompanhar o processo entra como spam na minha conta.

    Alguém pode me informar qual é o nome desse e-mail do CRC pra eu não coloca no lixor sem querer ?

  • @kuhn

    o email do número do processo e senha vem pelo noreply_rcentrais@irn.mj.pt .

  • Olá !

    Segundo observei no fórum o e-mail do CRC com a senha para acompanhar o processo entra como spam...

    Alguém pode me informar qual é o nome desse e-mail do CRC pra eu não coloca no lixor sem querer ?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.