Certidão de nascimento ou casamento?? (filha/neto)

Olá, obrigado por me aceitarem no grupo.

Me desculpem se estou postando algo repetitivo mas o fórum é muito grande e não achei nada a respeito sobre minha dúvida.

Meu avô português, nascido em 1902 veio para o Brasil e se casou aqui com uma brasileira, tendo minha mãe nascida no BR e é casada.

Tenho as seguintes dúvidas:

1 ) Recebi hoje, a Certidão de batismo de meu avô. Porém, consta apenas o Primeiro nome dele, não tendo sobrenomes. Já na parte onde estão aos pais e avós dele, os nomes estão completos. Isso é normal?

2) Minha mãe, filha do português, se casou no BR. Devo apresentar a certidão de casamento dela ou devo buscar a certidão de nascimento dela para o processo ?

3) Meu avô não teve a transcrição de seu casamento no BR na Certidão de Batismo que recebi hoje. É necessário que seja feita a transcrição?

4) Posso iniciar o processo somente com Certidão de Batismo de meu avô, certidão de nascimento de minha mãe e minha certidão de nascimento sem apresentar as certidões de casamento (tb sou casado)?

«1

Comentários

• LeoSantosLeoSantos Beta
    editado November 2022

Boa tarde @NOLAN

1-) É normal, naquela época registravam as crianças com o primeiro nome, e depois na vida adulta fixavam o nome da família;

2-) Para o processo vai precisar de certidão de nascimento da filha do Português. vai precisar também da certidão de casamento dela caso ela não tenha sido a declarante do nascimento do neto (estou presumindo que seu processo será de neto);

3-) Depende de quem foi o declarante da sua mãe (filha do português). Caso tenha sido o seu avô (o próprio português, não precisará transcrever o casamento);

4-) Em tese pode sim (tudo depende de quem foi o declarante do nascimento da filha e do neto) - vide outros documentos necessários no tópico de netos;

Boa sorte

• @LeoSantos boa tarde aproveitando a deixa, estou fazendo a documentação para minha avó que é neta de portugueses, mas os pais dela não casaram (pelo menos não encontrei certidão de casamento dos pais) os avós paternos eram ambos portugueses e a mãe dela já nasceu aqui no Brasil (conforme doc encontrada), minha avó já tem seus 80 anos, será que há a possibilidade de aceitarem essa documentação? (o pai é o declarante e não a mãe e devido ao tempo não há documentos da mãe que comprovem o vínculo além da certidão, como documentos escolares, de médico ou vacinação)

• editado November 2022

@GiselePio já procurou nos cartorios o casamento?

Gisele, telefone para o RCPN de Três Rios, tenho quase a certeza que é lá que pode achar o casamento da Maria da Piedade e do José Durval. Faça isso e depois diga-nos no que resultou! Eles devem ter casado entre 1925 e 1928

• Vou ligar amanhã @nunogomes... mas tem algum motivo para essa suspeita? Pq os filhos todos nasceram aqui na capital RJ, pelas certidões que localizamos né. Você sabe me responder a respeito do pedido se no CRAV peço a certidão mesmo e eles me retornam com o modelo atual para dar utilizar (já solicitei, só falta pagar pq estou na dúvida....já busquei aqui no fórum mas não entendi bem)

• @GiselePio uma das filhas faleceu com tres mese em tres rios e o josé durval assinou no óbito, o que me leva a crer que ele era uma pessoa que registrava os filhos. E porque sua avó casou depois de viúva do José Durval e utilizou o apelido do primeiro e falecido marido Maria da Gloria Durval.

• @GiselePio sim no Crav vc pede uma certidao narrativa

• Pedi o levantamento no RCPN @nunogomes mas Maria Piedade e José Durval não foram casados, Maria Piedade Brites era casada com Diogo Brites (ambos portugueses e não sabemos se e onde casaram pq não encontramos ainda registros nessa direção) e Maria da Glória Brites (filha de Maria Piedade e Diogo Brites) ai sim pode ter casado (se bem jovem pq o nascimento dela é 1910) com o José Durval... vamos ver se me dão retorno. Realmente um dos primeiros registros que encontramos foi de uma filha falecida ainda bebê na região de Três Rios.

• @GiselePio quando disse para procurar em três rios era o casamento da maria gloria c josé durval sim, mas por lapso escrevi maria piedade, mas já nao posso alterar.

• Tudo bem @nunogomes na hora que li buguei rs tem hora que aqui a cabeça dá um nó. Muito obrigada, estou aguardando um retorno do cartório de Três Rios agora e vou logo pedir a correção da certidão de nascimento da minha vózinha, não sei se vou ter q pagar os 300 e pouco pq o erro foi do cartório e eles dizem que não vimos antes então a culpa é nossa, sendo que esse é nosso primeiro contato com a certidão de nascimento dela.... a pessoa desse cartório foi muito grosseira e não quis informar nada, outros que me deram alguma orientação. Minha vó está com 87 anos então queria adiantar toda a documentação com um atendimento domiciliar para os demais documentos e e já agitar o 1D, não sei se a orientação seria a mesma de antecipar logo tudo para enviar e pedir prioridade.

• @GiselePio

Poderia dar uma resumida no seu caso? Detalhe o que falta e os documentos que pretende enviar.

Eu acho que vc deve enviar o mais breve possível, em razão da idade avançada da Requerente.

===

Quem declarou o nascimento da Requerente?

Qual o Estado civil dos pais no nascimento da Requerente?

Na certidão consta que ela era filha natural, legitima ou ilegítima?

Vc tem uma imagem do registro original?

Essa questão dos documentos suplementares pode ser evitada, a depender das respostas acima.

===

Vc precisará da certidão de casamento da Requerente, se ela mudou de nome.

E tb de uma prova de vida apostilada em cartório ou a do Consulado (essa dispensa apostila).

Abraços

• @guimoss

Poderia dar uma resumida no seu caso? Detalhe o que falta e os documentos que pretende enviar.

Meu caso é de neto, minha avó é neta de portugueses por parte da sua mãe então ela seria a última geração possível, localizamos bastante documentações e acho que já temos o suficiente para dar entrada, batismo do PT, certidão de nascimento e óbito da mãe dela e diversos outros, segue o link se puder dar uma olhada.

"Peida Britto" — Fórum Cidadania Portuguesa

Documento que tenho físico, certidão de nascimento da minha avó (Nélia Maria Durval, neta dos portugueses);

o declarante do nascimento foi seu pai José Durval (na certidão nova que não é inteiro teor e está o nome da avó dela errado "Maria da Peida" não diz sobre ser filha natural, legítima ou ilegitima);

a mãe Maria da Glória Durval que conseguimos achar a documentação dos pais, ambos portugueses, no entanto ainda estou aguardando retorno do cartório de Três Rios a respeito da certidão de casamento dos mesmos caso haja tendo em vista que ela adotou o sobrenome desse primeiro marido (pai da minha avó) até o fim da vida;

Do registro original não tenho imagem nenhuma, não encontrei nenhuma certidão de nascimento/batismo da minha avó Nélia (ela não casou com meu avô então nem busquei nada de casamento).

Quem declarou o nascimento da Requerente? o pai José Durval

Qual o Estado civil dos pais no nascimento da Requerente? Ainda em suspense pois não localizamos, mas creio que tenha casado pois adotou o sobrenome Durval

Na certidão consta que ela era filha natural, legitima ou ilegítima? Não consta

Vc tem uma imagem do registro original? Não

Vc precisará da certidão de casamento da Requerente, se ela mudou de nome. ---- Minha avó manteve o nome de solteira (ela viveu maritalmente e teve filhos, mas não se casou com meu avô)

E tb de uma prova de vida apostilada em cartório ou a do Consulado (essa dispensa apostila). -- Como seria essa prova de vida, até gostaria de levá-la ao consulado, seria um passeio para a levar, mas a saúde dela está bem frágil já então se for possível que seja feita via cartorária domiciliar seria mais realista.

Muito obrigada pelo retorno e ajuda

• @GiselePio agora aguarde pelo retorno de três rios, tenho quase a certeza que o jose durval e a maria da gloria casaram lá, e que inclusive o josé durval deve ser de tres rios, pois lá tem muitos Durval. Peça entretendo já uma certidão nascimento inteiro teor por copia reprográfica da sua avó, para vermos que dados lá constam, Quem sabe indica o lugar onde os seus bisavós casaram

• guimossguimoss Beta
    editado November 2022

@GiselePio

A certidão de nascimento da nelia é a de inteiro teor?

Deveria aparecer algo sobre o tipo de filha na certidão.

Essa vc só saberá qd ver a certidão.

===

Poderia detalhar a questão dos casamentos?

Vc é descendente do primeiro ou segundo?

===

Vc precisará da certidão de casamento da Requerente, se ela mudou de nome. ---- Minha avó manteve o nome de solteira (ela viveu maritalmente e teve filhos, mas não se casou com meu avô).

Essa questão pode afetar qdo pedir a nacionalidade dos descendentes dela.

Eu iria procurando documentos médicos, religiosos, jurídicos ou religiosos que comprovem a participação na vida do filho na menoridade.

Isso se aplica no caso de ela n ter registrado os filhos e nao ter se casado.

Abraços

• @nunogomes não localizaram nada por Três Rios, a pessoa do cartório que me atendeu disse que eles poderiam estar de passagem por lá e não encontrou nada com o sobrenome deles nos arquivos, ele buscou até um tempo mais para frente. Eu vi a certidão original dela rapidamente pq eles escreveram errado e fui alterar de modo gratuito e não tinha nenhuma informação nova em uma rápida leitura. Não pedi ainda a de inteiro teor reprográfica tb pois preciso levar os documentos (de preferência o casamento da Maria da Glória e do José Durval) para ajustar o sobrenome Brites que está como Brito tb no livro (ajustei o Piedade).

• @guimoss @GiselePio

A certidão de nascimento da nelia é a de inteiro teor? Ainda não, pois o nome da avó dela, Maria da Piedade Brites está como Maria da Peida Brito (já alteramos o Peida para Piedade pq estava evidente o erro deles, mas o Brito está no livro).

Deveria aparecer algo sobre o tipo de filha na certidão.

Essa vc só saberá qd ver a certidão. ( vi em uma leitura rápida quando fui pedir a alteração)

===

Poderia detalhar a questão dos casamentos?

Maria da Gloria adotou o sobrenome Durval em algum momento formalmente (indicando um casamento formalizado civilmente) e mesmo após a morte desse marido e o convívio com um outro homem manteve até o fim da vida.

Vc é descendente do primeiro ou segundo?

Sou descendente do primeiro, minha avó é filha da Maria da Glória com o José Durval, inclusive utiliza o nome Durval.

Vc precisará da certidão de casamento da Requerente, se ela mudou de nome. ---- Minha avó manteve o nome de solteira (ela viveu maritalmente e teve filhos, mas não se casou com meu avô).

Essa questão pode afetar qdo pedir a nacionalidade dos descendentes dela.

Eu iria procurando documentos médicos, religiosos, jurídicos ou religiosos que comprovem a participação na vida do filho na menoridade.

Isso se aplica no caso de ela n ter registrado os filhos e nao ter se casado.

*Não temos nenhum documento desses muito antigos dela para minha mãe, nem certidão de nascimento tinha mais, talvez alguma celebração como batismo mas não creio que não tenha nada a mais.*

• @GiselePio vc tem que ver a certidão inteiro teor da sua avó, lá pode conter informações sobre o casamento dos pais, era muito comum dizer casados nesta serventia, casados em tal lugar, algo assim

• @GiselePio

Como no seu caso ficou espalhado, vc poderia dar um resumo com todos os envolvidos, separados por certidão, do português até a Requerente.

Informe tb quem declarou o filho dos portugueses e a neta, bem como, o momento da declaração.

Gostaria de ver o cenário completo, pata poder dar uma opinião mais precisa.

Procure tb versões religiosas das certidões civis que faltam, pois elas podem ser úteis, inclusve o batismo da filha do Requerente do atual processo como neta.

Abraços

• @GiselePio

Complementando obqueceu disee acima, eu sugiro buscar no Catálogo de Três Rios, do Fs:

https://www.familysearch.org/search/catalog/results?count=20&placeId=210654&query=%2Bplace%3A%22Brazil%2C%20Rio%20de%20Janeiro%2C%20Tres%20Rios%22

Qual é o ano e o tipo de certidões que faltam?

Todos os livros estão abertos pata consulta.

Eu tb sugiro vc olhar os arquivos e igrejas locais, como tb, o Arquivo Diocesano de Valença, pelo casamento civil ou religioso dos portugueses.

Boa sorte!

• @guimoss vou tentar tirar um tempo para organizar documentando tudo, não sou muito familiarizada com o FS e vez ou outra acabo cometendo alguns deslizes.

• @guimoss o cartório de Três Rios fez a busca automatizada pra mim e nada foi encontrado, o rapaz disse que há a possibilidade deles estarem apenas de passagem pela cidade quando ocorreu a morte da filha e daí registraram por lá. Sigo buscando mas não tão confiante mais de encontrar.

• guimossguimoss Beta
    editado November 2022

@GiselePio

Informe o tipo de certidão, data, nome dos envolvidos e qqs informações úteis não-privadas que alguém pode buscar para vc no link que eu deixei acima.

É só deixar os dados da certidão que vc procura e as demais que vc tem, pois, neste último caso pode ajudar a achar a certidão que falta.

Se quiser, podemos fazer isso no privado. É só mandar um pedido.

Abraços

• @guimoss muito obrigada pelo retorno.

Então a certidão não localizada e importante é a de casamento de Maria da Glória Durval (nome de solteira Maria da Glória da Silva Brites) com José Durval.

Os registros que localizamos foram as da Maria da Glória de nascimento e óbito, ambos se deram na cidade do Rio de Janeiro.

Do José Durval só encontramos registros dos filhos com seu nome mas nenhuma dele.

Localizamos registros tb de todos os filhos que os dois tiveram, todos nascidos no Rio de Janeiro, exceto uma que faleceu ainda bebê, com o óbito informado pelo pai em Três Rios.

Dos pais da Maria da Glória localizamos o batismo do pai Diogo (já solicitei via CRAV)

• @GiselePio

Informe os dados das certidões, como nome dos nubentes e seus pais.

O máximo de dados que souber, separados por certidões.

Sem eles, não podemos te ajudar nas buscas por um registro civil ou religioso do município de três rios.

Abraços

• Registro de casamento:

Nubentes

Maria da Glória "da Silva" Brites

(filha de Diogo "da Silva" Brites - PT-ADGRD-PRQ-PPNH19-001-00022_m0008.tif - Registo de Batismos de Pala - Arquivo Distrital da Guarda - DigitArq (arquivos.pt) e Maria da Piedade Brites, ambos portugueses)

registro de nascimento em 16//05/1910 - Brasil, Rio de Janeiro, Registro Civil, 1829-2012; https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-XX6D-QW?cc=1582573&wc=9GTN-92Q%3A113334201%2C135195401%2C137932001

registro de óbito em 24/05/1977- Brasil, Rio de Janeiro, Registro Civil, 1829-2012; https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-68F7-XFW?cc=1582573&wc=9GRY-K6X%3A113334201%2C163536902%2C118586601

José Durval (filho de Manoel Durval e Maria da Conceição Durval)

Não encontrei registro de nascimento ou óbito

Maria da Glória passou a se chamar Maria da Glória Durval (nos documentos dos filhos e no óbito)

Filha de Maria da Glória e José Durval - Neuza Piedade Durval -com óbito registrado em Três Rios

Brasil, Rio de Janeiro, Registro Civil, 1829-2012; https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L9WY-C9MM-2?cc=1582573

Acho que agora está do jeito que me pediu @guimoss

• @GiselePio vc deveria pedir a reprodução digital não certificada de todo o processo de inventário da Maria Dionísia, mãe do Diogo Silva Brites, pois, avaliando tudo o que o @CarlosASP encontrou, é provável que o Diogo Silva Brites e a Maria da Piedade tenham casado em Portugal entre 1903/1905, pois em 1905 tiveram uma filha, maria da conceição em Portugal. Ora, é provável qe no inventário da Maria Dionísia estejam arquivadas certidões de nascimento e casamento dos filhos.

• @GiselePio

Eu concordo com o que o @nunogomes disse acima.

Outra alternativa é fazer um pedido de busca pelo casamento no AD da Guarda.

Mas, eu pediria e imprimiria o inventário primeiro.

===

Eu estou em dúvida sobre a sua linha:

1) Vc está procurando o casamento dos portugueses, que pode ter acontecido no Brasil ou em Portugal;

2) Vc está procurando o casamento da filha brasileira dos portugueses com o brasileiro José Durval.

Estou correto?

Por que vc esta procurando o item 2?

Imagino que o processo seja de um neto/neta do Diogo.

Ha algo mais que vc busca?

Abraços

• @guimoss o que estou buscando é o casamento dos brasileiros, a Maria da Glória já nasceu no Brasil, e sim é processo de neto, pelo que entendi de toda a documentação que tenho essa é a mais importante e nem seria necessário o casamento dos portugueses que sim, possivelmente se deu e m PT pois tiveram uma primeira filha por lá, é isso mesmo @nunogomes ?.

A minha avó que é a neta e está com 87 anos, demorei a iniciar pois minha mãe sempre me falou a respeito do meu avô por uqem busquei por anos documentação e não encontrei quase nada e só alguns meses atrás me disse que seus bisavós maternos eram portugueses.

• @GiselePio pois é. Mas então precisará de encontrar o casamento do Diogo e da Maria Piedade, porque lhe será exigido para provar a filiação materna da maria glória, já que a maria piedade é portuguesa. Vc já pediu a certidão de nascimento por copia reprografica da sua avó Nélia ou dos irmãos dela, para vermos se consta onde os pais (Maria da Gloria e José Durval) casaram?

• @nunogomes não pedi mas me mostraram no cartório o dia que fui pedir a correção e não há nenhuma informação adicional e dos documentos dos outros irmãos que encontramos o registro de casamento não consta casamento dos pais também.

• @GiselePio

o que estou buscando é o casamento dos brasileiros, a Maria da Glória já nasceu no Brasil, e sim é processo de neto.

Aqui eu discordo do @nunogomes .

O casamento da filha dos portugueses não é necessário, a meu ver.

A perfilhação fica comprovada, se no registro de nascimento da neta-requerente diz que os pais eram casados e um deles registrou o filho.

E se der problemas na Conservatória, há chances de conseguir a nacionalidade pela Justiça Administrativa portuguesa, conforme as descobertas da @texaslady na matéria.

===

Sobre o casamento dos portugueses:

Eu já me preparia para enviar o processo, em virtude da idade.

Informe a lista dos documentos faltantea e a data estimada do casamento, para te ajudarmos na busca.

Verifique tb por divergências.

E até os docs serem avaliados - mesmo no caso de urgência da sua parente - demorará um tempo.

E, até la, imagino que as certidões digitais brasileiras já estarão sendo feitas e vc poderá enviá-la, se cair em exigência.

Ou então, enviar de maneira tradicional, pelos correios.

Aguardo a opinião dos demais foristas, caso eu tenha me enganado.

Abraço a todos

@LeoSantos @Nilton Hessel

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.