Obter nacionalidade portuguesa
Gostaria de obter a minha nacionalidade portuguesa, o meu pai é português naturalizado brasileiro, nasci antes da naturalização dele, mas li que se ele requerer a nacionalidade portuguesa novamente, eu perco o direito da nacionalização portuguesa, isso é fato?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Todavia, em face da actual redacção do artigo 31º da Lei da Nacionalidade, introduzida pela Lei Orgânica nº 1/2004, de 15 de Janeiro, quem, nos termos da Lei nº 2098, de 29 de Julho de 1959, e legislação precedente, perdeu a nacionalidade portuguesa, por efeito de aquisição voluntária de nacionalidade estrangeira, adquiriu a nacionalidade portuguesa, por mero efeito da lei, desde que não tenha sido lavrado o registo definitivo da perda da nacionalidade, na Conservatória dos Registos Centrais. "
Como você pode ver, existe chances de você ter a cidadania Portuguesa mas antes de qualquer coisa você tem que saber a real situação do seu pai perante Portugal. (se ele perdeu ou não a nacionalidade)
Muito obrigada, Al! por tanta gentileza em ajudar, vou requerer a certidão dele e depois entro em contato com vc novamente.
abçs,
Peca uma certidao de copia integral.
não tem mais nenhum dado?
Oi Alexandre!
Li no site que pode ser por qq conservatória, então, pedi na 2ª Conservatória de Lisboa, já efetuei o pagto, vamos ver o que vai dar...no registro não diz nada, é muito antigo, mencionei o nº do bilhete de identidade que é do arquivo de 1955, talvez ajude a localizar.
Não sei como agradecer vcs pela ajuda, é muito bacana a boa vontade.
abçs,
Se nao encontrarem eles lhe avisarao.
Normalmente para pedir uma certidao voce precisa o nome completo do interessado e dos pais, a data de nascimento do interessado, a freguesia e o conselho.
Espero que encontrem.
Ela terá que ver se nao aparece a naturalizacao em nenhum documento e que se na certidao dela aparece que os pais eram casados.
Al e Denise,
Só para informação...recebi um e-mail do Sr. Mário do Arquivo Central do Porto e a documentação se resume a minha certidão de nascimento, RG autenticado no cartório, os dados do nascimento do meu pai e o formulário 1C, perguntei sobre a transcrição do casamento mencionando que sou brasileira e a minha mãe também, ele disse que no meu caso não precisa transcrever a certidão de casamento dos meus pais, estou aguardando a minha certidão pq de inteiro teor só com autorização judicial, quase certa de pedir a minha atribuição no Porto, pq está mais fácil do que pedir no Consulado pelo número de documentos exigidos.
abçs,
Hermano,
Qdo fui pedir a certidão do meu pai no site, eu não soube para qual Conservatória pedir, depois que eu li que são unificadas, mas já havia mandado a pergunta para o RNPC - Civil On Line rnpc.civilonline@dgrn.mj.pt e me responderam, depois perguntei sobre a transcrição de casamento e recebi hoje pela manhã o e-mail : Informo V.Exª que, como foi o pai a registar, o estabelecimento da paternidade no seu registo de nascimento está estabelecido, não deverá ser preciso transcrever o casamento para esse fim.
Hermano,
Desculpa!
Hermano, vai no Google maps e entra na vista da rua. O número é 200.
http://maps.google.com.br/maps?oe=utf-8& rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=fi refox-a&q=Rua+Rodrigo+da+Fonseca,+n%C2%B A+198,+1099-003+%E2%80%93+Lisboa&um=1&ie =UTF-8&hq=&hnear=0xd19336de9048789:0xf68 76b4d605d658a,R.+Rodrigo+da+Fonseca+198, +Lisboa,+Portugal&gl=br&ei=W2WVT4vEKLHM6 QGp8vWoBA&sa=X&oi=geocode_result&ct=titl e&resnum=1&ved=0CCUQ8gEwAA
SEGUINTEl: MEU MARIDO TEM A CIDADANIA HA 3 ANOS E SOMOS CASADOS HA 5 ANOS, TD AVERBADO EM PORTUGAL, TD OK, POREM PINTOU UMA DUVIDA , NO SITE DO CONSULADO VEM ESCRITO O SEGUNTE: Os interessados devem então apresentar provas que
demonstrem uma especial ligação a Portugal além da
existência de laços familiares próximos com nacionais
portugueses de origem, designadamente interesses directos de natureza
económica, cultural ou outra que possam fundamentar a sua
pretensão.
OQ SERIA ISSO???? POR CONTA DISSO OUVI FALAR QUE EH PRATICAMENTE IMPOSSIVEL CONCEDEREM A CIDADANIA PARA QUEM EH CASADO COM PORTUGUES!!!! QUE LIGACAO SERA ESSA????? ALGUEM QUE TIROU CIDADANIA ATRAVES DE CASAMENTO PODE ME ESCLARECER??????????
DESDE JA, MUITO OBRIGADA!