Já estou de posso da certidão narrativa de minha avó e lá consta como Nome do Registado: JOSEPHA.
Consegui registro da entrada dela no Brasil em 1912 e consta ainda como JOSEPHA.
Acredito que tenha mudado de nome no Brasil. Passou a se chamar e assinar JOSEPHINA de acordo com todos os documentos que consegui levantar dela aqui no Brasil. Ela não tinha irmãos. Essa diferença no nome pode me trazer algum problema?
Alguém já passou por problema semelhante? Como resolver?
By the way, existe algum tópico específico onde os foristam relatam os custos envolvidos no processo fazendo por conta próprio ou por despachante? Tenho encontrado despachantes no Brasil e em Portugal cobrando de 5.000 à 7.000. Grato
@guimoss quando o sr diz procurar o passaporte está se referindo ao documento passaporte ou ao registro no livro de passaportes que podem ser consultados nos Arquivos Distritais? Se estiver se referindo ao documento passaporte, onde faço essa busca, o senhor sabe?
Com relação à irmã, no caso teria que ser gêmea pois a data de nascimento é a mesma, mas não, ela não teve irmãs. Inclusive no registro de entrada da família no Brasil em 1912, consta a entrada dos pais e da única filha (anexei o documento só caso haja curiosidade de consulta).
Comentários
@guimoss @nunogomes muito@nuno obrigado pela orientação!
Amigos foristas, continuo com a mesma questão.
Já estou de posso da certidão narrativa de minha avó e lá consta como Nome do Registado: JOSEPHA.
Consegui registro da entrada dela no Brasil em 1912 e consta ainda como JOSEPHA.
Acredito que tenha mudado de nome no Brasil. Passou a se chamar e assinar JOSEPHINA de acordo com todos os documentos que consegui levantar dela aqui no Brasil. Ela não tinha irmãos. Essa diferença no nome pode me trazer algum problema?
By the way, existe algum tópico específico onde os foristam relatam os custos envolvidos no processo fazendo por conta próprio ou por despachante? Tenho encontrado despachantes no Brasil e em Portugal cobrando de 5.000 à 7.000. Grato
@Fernando_Fernandes
Sobre a divergência:
A x INA, em Josefa/Josefina vai trazer problemas, a meu ver.
O Conservador ou o Consulado pode pensar que é uma irmã, mesmo qye não haja.
Se eu n me engano, acho que já respondi essa dúvida anteriormente.
===
Vc terá que retificar as certidões com Josefina.
Ou vc terá que pesquisar por uma possível irmã n identificada.
Josefa pode ser a mais velha e Josefina a mais nova.
Eu tb procuraria o passaporte.
Para resolver,vc terá que ver o procedimento de retificação com o cartório.
Geralmente, é o apostilamento em PT + registro no RTD do assento apostilado.
De onde é o assento? Qual foi a entidade emissora? Isso ira determinar a PGR competente para fazer o apostilamento.
Sugiro a leitura do tópico próprio para mais detalhes.
Boa sorte!
@guimoss quando o sr diz procurar o passaporte está se referindo ao documento passaporte ou ao registro no livro de passaportes que podem ser consultados nos Arquivos Distritais? Se estiver se referindo ao documento passaporte, onde faço essa busca, o senhor sabe?
Com relação à irmã, no caso teria que ser gêmea pois a data de nascimento é a mesma, mas não, ela não teve irmãs. Inclusive no registro de entrada da família no Brasil em 1912, consta a entrada dos pais e da única filha (anexei o documento só caso haja curiosidade de consulta).
@Fernando_Fernandes
Não precisa dessa formalidade toda, rs.
Vc pode folhear no tombo ou junto ao AD de origem da familia (De onde eles são?).
Com essa imagem postada, vc sabe onde e qd buscar.
O passaporte pode estar no Distrito de Guarda, Porto ou Lisboa.
===
Esse documento + a imagem original pode ser suficiente para retificar o Josefa x Josefina junto ao cartório.
Seria bem menos burocrático, pois é um documento brasileiro e está bem detalhado.
Busque o casamento religioso para ver como está. O casamento religioso, se houve, dece estar de 6-12 meses antes ou depois do casamento civil.
Aí, é folhear no Fs ou CHF, nas Igrejas das localidades do casamento, se os arquivos estiverem bloqueados.
Nos deixe acompanhados do seu caso, se puder.
Boa sorte!