Busca de certidão de batismo

Olá!

Estou começando aqui no fórum há poucos dias, por isso, peço desculpas desde já se não segui alguma regra, rsrs.

Estou em busca de um assento de batismo da minha bisavó, Preciosa da Piedade.

Consegui o registro de estrangeira dela aqui no Brasil, conforme imagem anexa, porém, ao solicitar a certidão pelos arquivos distritais de Coimbra (Universidade de Coimbra), eles pedem a freguesia, e aí eu não saberia informar.

Saberiam se tem alguma fonte onde eu possa conseguir essa informação? Ou, fazendo essa solicitação, eles fazem a busca por lá?

Agradeço desde já.


Comentários

  • @leticialeoi

    Eu diria que é essa: freguesia de Penela (Santa Eufémia), concelho de Penela, distrito de Coimbra; aqui o batismo:

    https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=48663&FileID=938538

    Bate a data e tudo mais. A irmã dela é de Penela também:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:Q2SQ-HD1B

  • Nossa, muito obrigada! @CarlosASP

    Acredito que seja ela, sim. 😀

  • Boa tarde pessoal!

    Preciso de uma ajuda.

    Não estou conseguindo localizar o registro de batismo ou de nascimento do meu avô. Já fi várias buscas e não consegui.

    As informações que tenho:

    ANTONIO JOAQUIM DE SOUZA

    Nascimento em 04/03/1909 em Beira Alta

    Filho de Joaquim Antônio e Izabel Maria de Souza.

    Muito obrigada

  • @Kleber Silva Aguiar

    Preciso de uma ajuda.

    Não estou conseguindo localizar o registro de batismo ou de nascimento do meu avô. Já fi várias buscas e não consegui.

    As informações que tenho:

    ANTONIO JOAQUIM DE SOUZA

    Nascimento em 04/03/1909 em Beira Alta

    Filho de Joaquim Antônio e Izabel Maria de Souza.

    Muito obrigada

  • editado November 2022

    @Marconca, pq vc não faz pela sua avó que é só pedir ao civil online. Ela nasceu em 1915, em Fiais de telha.

    Nasc. 29/05/1915

    Freguesia . Oliveira do Conde

    Concelho. Carregal do Sal

  • @Jaqueline Moraes

    O da minha avó, estou tentando pedir no civilonline e estou tendo problemas pra fazer o pagamento, mas já sei o Concelho e a Freguesia.

    O problema é do meu avô, que me disseram q eu também tenho q apresentar, pois tenho q fazer a transcrição do casamento dos dois, pois se casaram aqui no Brasil em 1934.

    Na certidão de Óbito do meu avô está constando Carvalho de Atalaia e na Certidão de Casamento está Beira Alta.

    Fiz buscas como Carvalho de Atalaia, mas nem localizei esse lugar...

  • @Marconca

    Existe o lugar de Carvalhal, na freguesia de Atalaia, concelho de Pinhel, distrito da Guarda.

    Lugar é uma subdivisão de freguesia, mas os arquivos são organizados por freguesia.

    Beira Alta é o nome de uma região; hoje em dia não se usa mais como divisão administrativa, mas ele incluía o distrito da Guarda sim:

    "Era então constituída por 33 concelhos, integrando a quase totalidade dos distritos da Guarda e Viseu, mais os municípios de Oliveira do Hospital e Tábua, no distrito de Coimbra:

    Distrito da Guarda: Aguiar da Beira, Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia, Trancoso.

    Distrito de Viseu: Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Moimenta da Beira, Mortágua, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Penedono, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Sernancelhe, Tarouca, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu, Vouzela."

    Os livros de Atalaia de 1909 não estão no tombo; peça uma pesquisa no AD da Guarda. dizendo que não pode procurar diretamente pois não estão online:

    https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/details?id=1357025

  • @Marconca

    No obito consta "Carvalhos de Atalaia", deve ser Carvalhal da Atalaia https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:W3Y6-BQZM

    Do Antônio, solicite pesquisa no CRAV na freguesia de Atalaia / Pinhel / Guarda. É uma tentativa

  • @Marconca

    Acho que a freguesia correta é Carvalhal, antes chamada Carvalhal de Atalaia. Abaixo o que parece ser o casamento dos pais de António Joaquim.

    https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1203479 tif 2

  • @CarlosASP muito obrigada. Vou tentar

  • @Kleber Silva Aguiar muito obrigada, vou tentar

  • Olá pessoal, tudo bem?

    Estou em busca do registro de nascimento da minha bisavó.

    Consegui o registro de estrangeira dela aqui no Brasil, conforme imagem anexa.

    As informações que tenho são as seguintes:

    Nome: Engrácia Gonçalves Thomé

    Freguesia: Chã

    Concelho: Montalegre 

    Data de Nascimento: 28/06/1904

    Desembarque: 27/03/1912

    Ela veio embora para o Brasil porém a data certinha não sei, sabemos que foi pelo porto de Leixões, pelo vapor amazon.

    Agradeço desde já.


  • @vitoriaribeiroal

    Os livros de batismo para a freguesia de Chã só estão online até 1903:

    https://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1063249

    Sendo assim, faça um pedido de pesquisa; mencione que não pode procurar diretamente pois os livros não estão online. Anexaria no pedido o link do passaporte de emigração que o colega achou.

    Eles vão responder se os livros já estão lá (mas ainda não escaneados) ou se ainda estão na conservatória de Montalegre.

    https://digitarq.advrl.arquivos.pt/oservices

  • @Guilherme Moreira Nossa, meu muito obrigada. Vcs são feras nas buscas.

  • @Guilherme Moreira

    Com o seu achado (o registro do casamento dos meus bisavós), consegui localizar a Certidão de Batismo do meu avô Antonio Joaquim de Souza, já pedi e já recebi também.

    Meu muito obrigada, sem vocês não teria conseguido.

    Agora estou com uma outra dúvida,

    Na certidão está constando somente o nome do Registado como Antonio, o nome do meu bisavô (Joaquim Antonio) está como nos documentos dele e o nome da minha bisavó está constando como Isabel Maria Souza e nos documentos aqui no Brasil está como Izabel Maria de Souza.

    O Isabel nos documentos aqui no Brasil estão com "Z" e tem um "de" (Izabel Maria de Souza, no Brasil)

    Será que tem problema?

  • @Marconca Isabel e Izabel não é divergência. Quanto ao nome do seu avô só estar como António, basta juntar a certidão de casamento ou de óbito. Só havendo necessidade de transcrever se a mulher de António for portuguesa também, ou se quem registrou o filho do António, foi um terceiro ou a mulher, ou o próprio António, mas só após o primeiro ano de vida do filho

  • @nunogomes

    A certidão de batismo do meu avô, solicitei no CRAV, por código de referência, pq não estava digitalizada e precisaria pesquisar e pelo que me lembro somente tinha o tipo de reprodução de analógica (suporte em papel). Ainda não chegou a via em papel, mas recebi uma via no e-mail e veio como certidão narrativa. Essa certidão serve para dar entrada no processo ou tenho que pedir outra, pois uma pessoa me falou que tem que ser a de inteiro teor e que essa não serve para o processo.

  • @Guilherme Moreira , @CarlosASP

    Preciso mais uma vez da ajuda de vocês.

    Pedi a Certidão de Nascimento da minha avó no civilonline e já recebi, só que agora preciso dela em forma narrativa e certificada. Estou tentando pedir no crav, mas não estou conseguindo a referência para poder pedir. Já pesquisei, mas não consegui.

    Será que alguém poderia me ajudar a achar essa referência.

    Os dados do civilonline são esses:

    EMÍLIA ALICE DE JESUS

    NASCIMENTO: 29/05/1915

    Filiação: Adelino Mendes da Silva e Eduarda de Jesus

    Freguesia de Oliveira do Conde

    Concelho de Carregal do Sal

    Residência habitual: Lugar de Fiais da Telha, freguesia de Oliveira do Conde, concelho de Carregal do Sal

    Assento de Nascimento n.º 59 do ano de 2019

    Cota : Informatização do assento nº 236/1915, lavrado em 29/06/1915, na Conservatória de Carregal do Sal

  • @Marconca

    Se for para o processo de nacionalidade em si, ou uma transcrição de casamento, o que o civilonline mandou é suficiente.

    Como ela foi informatizada em 2019, o conservador foi acessar diretamente os dados no sistema.

  • @CarlosASP

    Estou fazendo o processo de atribuição de neto e resolvi fazer a transcrição do casamento dos meus avós. Descobri depois que pedi a certidão de inteiro teor reprográfica que o declarante do nascimento do meu pai, foi o meu bisavô materno e vou fazer todo o processo pelo meu avô paterno.

    Liguei no consulado de Santos e a pessoa que atendeu o telefone falou q ambas as certidões de nascimento e batismo, tinham que ser narrativa e certificada.

    Achei estranho, ainda questionei que se eles tivessem o número do assento do nascimento e batismo dos portugueses, teriam como verificar, mas ela falou que não, que tinha que mandar a narrativa certificada.

    No site do consulado de Santos, onde tem a documentação necessária, não tinha entendido que precisaria mandar, mas enfim...

  • @Marconca

    Eu checaria isso no tópico específico de transcrição em Santos - para ver a experiência recente de pessoas que fizeram com sucesso lá.

    às vezes as informações passadas por telefone não correspondem bem à realidade; há muitos mal entendidos:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/15464/transcricao-de-casamento-escritorio-consular-em-santos#latest

  • @Marconca quanto ao assento informatizado em 2019 a atendente estava certamente equivocada. Basta vc indicar o numero do assento, o ano e a conservatoria, no caso assento de nascimento n.º 59 do ano de 2019 da Conservatória de Carregal do Sal, que corresponde à Informatização do assento nº 236/1915, lavrado em 29/06/1915, na Conservatória de Carregal do Sal. Para os assentos informatizados no civilonline, já nao existe mais a versão narrativa e o consulado e qualquer conservatória tem acesso imediato. Se quiser pode juntar uma copia simples do assento de 2019

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.