Busca por certidão nascimento / batismo

Olá a todos. Sigo em uma busca que sempre me parece levar a um beco sem saída. Busco uma certidão de nascimento ou batismo para dar entrada na minha cidadania portuguesa.

Caso alguém possa me ajudar com algumas informações, deixo abaixo as informações que já sei.

José da Silva Martins (meu trisavô o qual preciso da certidão);

Nascido na Ilha da Madeira por volta de 1882, veio para o Brasil refugiado na 1ª guerra mundial. Casou em 1904 no 1º Cartorio de Registro Civil do Rio de Janeiro e na igreja em 1905. Faleceu entre 1945~1952, no Rio de Janeiro.

Pai: Antonio Martins

Mãe: Olivia Pinto da Silva

Irmão: Diogo Martins (falecido em 24/06/1975)

Esposa: Amelia Martins (nascida Amelia Maselli, Itália. Falecida em 21/05/1952 no Rio de Janeiro)

Filhos: Odorico da Silva Martins 01/09/1905,

José da Silva Martins 03/01/1907,

Henrique da Silva Martins 07/03/1908,

Dora 13/10/1911,

Olivio da Silva Martins 23/08/1915,

Carmen da Silva Martins 17/04/1918,

Rodolfo da Silva Martins ??/??/????

Adelaide da Silva Martins 10/01/1925.

Não consegui encontrar informações precisas sobre o local de nascimento para buscar pelo registro de nascimento/batismo e esse documento é muito importante para dar entrada na cidadania.

Quem souber informações ou puder ajudar fico muito grata.

Comentários

• Boa tarde amigos do fórum, já descobri onde está arquivada a certidão de batismo do meu avô em Portugal. Minha dúvida está em pagar pela certidão para ser enviada para o Brasil, e ser juntada com as outras certidões e enviar tudo para conservatória de Portugal para dar entrada no processo de cidadania Portuguesa, ou posso informar no formulário 1D as informações de onde está tal certidão de batismo, para que a própria conservatória tenha acesso a tal certidão? Poderia isso ser melhor para poupar tempo no processo?

O que é melhor fazer?

• @rayssamazzeli

Aqui no casamento religioso de José e Amélia consta a freguesia. Eu leio Vilar de Andorinho, que é uma freguesia de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto.

De onde tem a informação que nasceu na Madeira? Dei uma olhada nas freguesias da ilha da Madeira e não vi nenhuma com nome parecido.

https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-R89G-RK?cc=1719212&wc=M6ZY-4TG%3A131775101%2C143237501%2C143361301

https://tombo.pt/f/vng23

• @Sidlouren

A opção de informar onde está a certidão é apenas para assentos de nascimentos pós 1911, pois estes fazem parte de um banco de dados informatizado que pode ser consultado internamente.

Batismos não fazem parte dessa base de dados e não podem ser consultados diretamente.

• Obrigado amigo, mas sendo mais exato essas certidão de batismo já se encontra digitalizada na Universidade de Coimbra. Eu mesmo já vi essa digitalização pelo site da Universidade. Então você acha que a conservatória não pode solicitar para Universidade?

Terei mesmo que solicitar tal certidão para ser enviada para o Brasil e assim que chegar em minhas mãos irei juntar com as outras e mandar para Lisboa?

Outra questão meu amigo esse processo de cidadania para neto, você poderia me dar uma dica de quais documentos terei que enviar para esse processo?

Um grande abraço.

• @Sidlouren

Não pode.

Está confundido uma imagem digitalizada de um batismo com algo bem diferente: dados INFORMATIZADOS num sistema, que só existem para nascimentos depois de 1911. A conservatória não vai entrar no site da Univ de Coimbra; cabe ao requerente prover esse documento.

Sugiro ler o tópico específico de netos; ali encontrará dúvidas e respostas sobre esse processo. Tendo dúvidas adicionais, deixe lá, pois muito mais gente vai ver e poder responder:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-lei-37-81-atualizada-2020-22-processos-e-acompanhamento#latest

• @rayssamazzeli

Eu achei o batismo do irmão Diogo em Vilar do Andorinho. Nascido em 27/12/1881, batizado 01/01/1882, Ver TIF 807

https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=828664

E o casamento dos pais, na mesma freguesia. Ver TIF 071.

https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=828677

Não achei o José; talvez alguém consiga, pois o casamento dele no Brasil diz a mesma freguesia também. Frequentemente os anos implícitos de nascimento usando os registros brasileiros estão errados. Pode ter que buscar num período maior.

• @CarlosASP a informação da madeira vem da minha avó que é neta dele e informou que inclusive o irmão do meu tataravo voltou pra ilha da madeira.. mas ele pode ter morado la e não nascido! Por isso estou com tanta dificuldade em encontrar algo que tenha o registro de nascimento!

obrigada pelas informações!

• @CarlosASP realmente ta sendo um mistério e um desafio encontrar as informações do meu trisavô.. Ate aqui no Brasil eu encontrei informação de obito do Diogo (irmão dele) mas não encontro do meu trisavô Jose! Ja olhei os registro de Andorinho de 1879 a 1886 e não encontrei nada! Olhei em Vila nova de Gaia em 1881 e 1882 e também nada consta! Só porque eu preciso dos dados do José não me aparece nada kkk

o jeito vai ser pagar mais de 1000,00 pra um genealogo fazer a pesquisa 🥲🥲🥲

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.