"Peida Britto"

Amigos, após muitas buscas infrutíferas acerca dos antepassados por parte do meu avô materno, decidi começar a ver através da minha vó materna pois minha mãe me disse ter certeza a respeito de que os bisavós dela são originários de PT, emiti uma nova certidão de nascimento para minha avó, que já não é mais tão lucida e do seus pais a informação é que são brasileiros. Comecei a buscar a respeito dos bisavós de minha mãe então: MANOEL DURVAL E MARIA CONCEIÇÃO DURVAL / DIOGO DA SILVA BRITTO E MARIA DA PEIDA BRITTO. Mas assim como anteriormente sigo sem um norte, busquei em diversos arquivos e nada, esse sobrenome "PEIDA" sequer encontro em arquivos com localização no BR, sei que assim como "BRITTO", "DURVAL" são de origem portuguesa. Se algum colega tiver informações a respeito de algum desses serei muito grata.

Não sei se vale a pena essa corrida pois preciso encontrar tudo e primeiro emitir a documentação da minha avó antes de qualquer coisa, sei que mesmo com idade avançada e doença eles não costumam dar prioridade.

«1

Comentários

• @GiselePio penso que o nome da bisavó da sua mãe será Maria da Piedade Brito. tente saber nomes dos filhos deste casal, inclusive qual o nome dos pais da sua avó

• @nunogomes vou buscar tb com esse sobrenome mas na certidão nova que minha mãe emitiu tem todos os dados e sobrenomes (da minha avó, dos pais dela e dos avós de ambas partes).

• @GiselePio : MANOEL DURVAL E MARIA CONCEIÇÃO DURVAL / DIOGO DA SILVA BRITTO E MARIA DA PEIDA BRITTO são pais de quem? Com a certidão de nascimento do filho(a) deles, consegue saber o nome dos pais deles, o que pode ajudar

• São pais de José Durval e Maria da Glória Durval (pais da minha avó). @nuno

• @GiselePio e qual o nome dela, qual o nome do cônjuge dela?

• editado October 2022

@GiselePio

Como o colega falou, o nome é Maria da Piedade, casada com Diogo da Silva Brites. Ambos portugueses, segundo o Diogo declarou ao registrar seus filhos.

Ela é mãe de Maria da Glória, que nasceu no Rio de Janeiro em 16 de maio de 1910:

https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-XX6D-QW?cc=1582573&wc=9GTN-92Q%3A113334201%2C135195401%2C137932001

Tem vários outros registros citando o Diogo no Family Search. Sugiro você investir um tempo montando a árvore da família lá, analisar com calma todos esses arquivos que já estão lá. Ler cada um com atenção para ver se tem alguma pista de onde em PT o Diogo e Maria da Piedade vieram

O sobrenome vai aparecer de.várias formas: Brites, Brittes, Britos, Britto etc.

Os pais do Diogo são João Brittes e Maria Dionyzia (ou Maria Nazareth). Os da Maria da Piedade são Antonio Affonso e Maria (da) Assumpção. As grafias desses nomes também variam.

Aqui os nascimentos de dois irmãos de Maria da Glória nascidos no Rio também:

https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6QK3-8XC?cc=1582573&wc=9GYL-BZ7%3A113334201%2C163536902%2C132743401

https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-67ZJ-QK?cc=1582573&wc=9GRL-W3X%3A113334201%2C113334204%2C117373301

e aqui o casamento de uma irmã, Alexandrina, onde novamente fala que os pais (Diogo e Maria) são portugueses:

https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6QT3-RP9?cc=1582573&wc=9GYP-ZN5%3A113334201%2C149603201%2C121430601

• @nunogomes o nome da minha avó é Nelia Maria Durval ela não casou com meu avô João Lemos Pio, viveram maritalmente e tiveram filhos sem formalizar.

• @GiselePio e os nomes dos pais da sua avó nelia maria durval? Achei o obito de um filho da sua avó e de facto consta que os seus avós são solteiros. O que vai trazer uma pequena dificuldade quando for o processo de sua mãe, porque vai ter que provar que a sua avó assumiu a sua mae como filha, nomeadamente com papeis da escola, médico ou desse genero, porque muito provavelmente foi o seu avô que registrou a sua mãe, e como não foram casados, não ficou estabelecida a maternidade

• @nunogomes Maria da Gloria Durval e José Durval ( pais da minha avó Nélia). Nossa achava que pelo fato dela ser a mãe não teria problemas pelo fato de ter comprovado em todos os documentos a filiação.

• @CarlosASP muito obrigada! Já tinha achado esses nomes que passou mas com a divergencia de nomes não levei em consideração que poderia ser eles, de fato essa minha bisavó (Maria da Glória) faleceu na década de 70...minha mãe não recorda o ano mas lembra que foi sim nessa década.

O que vcs me aconselhariam? Minha vó é a última geração, já é neta e tem mais de 80 anos...por tudo que fui olhando creio que seus avós vieram de Coimbra mas não encontrei nada que me desse certeza de fato, infelizmente perdi muito tempo buscando pela via do meu avô e demorei a buscar da minha avó pq não sabia a respeito dos antepassados pela parte dela.

• @GiselePio

Conseguindo achar a documentação do português (avô de sua avó), o processo de sua avó seria mais rápido (talvez um ano e meio?) de que outros netos mais novos (quase 3 anos) pois há uma prioridade automática pela idade dela.

Muita gente aqui faz processos de pessoas até mais idosas para "destravar" o direito à nacionalidade para gerações posteriores. Foi o caso de nossa família; era a última descendente viva com direito. Fizemos o dela em um ano e pouco e agora já fazendo para as gerações seguintes.

Há maneiras de minimizar o esforço da pessoa mais idosa; basicamente você monta (e paga) todo o processo e ela só assina o formulário por autenticidade, Se for difícil para ela ir ao cartório, pode se pagar extra para o oficial ir na casa dela recolher e autenticar a assinatura, por exemplo.

Caso realmente tenha interesse, não tem jeito, tem que revirar até a última certidão de muita gente para ver se aparece algo (as outras opções são pagar alguém ou desistir da nacionalidade), Talvez pedir ajuda a outros descendentes dessa avó - pois todos se beneficiam desse esforço. Mas é muito comum só ter´uma pessoa fazendo o trabalho todo, e o resto da família não faz nada (às vezes até rema contra). Mas depois que veem a pessoa com a nacionalidade portuguesa, todo mundo vem se interessar...

Repito e expando o conselho anterior: você construiu a árvore no Family Search (tudo grátis), ou só deu uma buscada para ver se aparecia algo de cara?

É importante rechear a árvore com o maior número possível de dados. Nomes e todas datas de nascimento (ano já ajuda), casamento e óbito que souber do bisavô, avô, seus tios, cônjuges, irmãos dessas pessoas etc. Quanto mais, melhor. O sistema do FS usa esses dados para tentar achar documentos de algum deles já indexados e também outras árvores que algum parente distante já possa ter feito (tem gente que acaba achando dados do português através de um tio-avô, um primo distante etc). O sistema vai aprendendo a tentar achar essas conexões conforme mais dados são inseridos.

Depois deixe o link para a árvore "recheada" aqui que ajuda o pessoal a procurar algo. Pode haver detalhes nos documentos lá que você não percebeu e alguém note e isso leva a pistas para aprofundar a pesquisa. Mas é você que tem que fazer o esforço manual de entrar esses dados de todos esses parentes distantes, anexar todas as certidões existentes no FS etc para dar um pontapé inicial.

O FS está agora lendo e indexando por computador muitos arquivos portugueses. Como é lido por computador, gera muitos erros. Mas acaba ajudando, pois alguns arquivos tem informações corretas suficientes para ser útil. Isso é um processo contínuo, eles vão acrescentando dados conforme essa indexação é feita. Montei muito de nossa árvore portuguesa em 2020-2021, e agora essa nova indexação de arquivos está sugerindo muitos outros parentes de quem não tínhamos dados ainda.

• @GiselePio ja estive a completar a arvore, da sua familia, e ja encontrei o assento de nascimento da mae da sua avo, a maria da gloria, ja temos agora informação do nome dos pais do diogo silva brites

• o @CarlosASP já tinha encontrado o assento da sua bisavó, não estou é conseguindo o assento do José durval, mas vc sabe que ele é filho de portugueses?

• GiselePioGiselePio Member
    editado October 2022

@nunogomes da Maria da Glória encontrei algumas coisas, que foi exatamente o que o @CarlosASP compartilhou aqui tb (ele acabou achando até mais coisas que adicionei) do José Durval só que ele era filho de Manoel Durval e Maria da Conceição Durval, mas não encontrei nenhuma certidão dele, os relatos da minha avó antigamente era que ambos avós eram portugueses, mas ai não sei se só por parte de mãe (esses já sabemos que sim pelo menos pelos registros).

• Não sei se estou montando certo mas até agora ficou assim

https://www.familysearch.org/tree/pedigree/landscape/LBYB-DPT

• @GiselePio

Você tem que compartilhar a árvore usando o ID de alguma pessoa já falecida. Por exemplo, a Maria da Gloria.

Por privacidade, as pessoas vivas só aparecem para quem criou o ID dessa pessoa (você no caso).

Esse ID LBYB-DPT deve ser de alguém vivo.

• @CarlosASP vamos ver se esse aqui vai, é quem mais tenho fontes https://www.familysearch.org/tree/person/details/GNNS-WNS

• editado October 2022

@GiselePio e @nunogomes

Pude dar uma olhada na árvore. Com isso, achei mais uma filha de Diogo, Maria da Conceição - e aparece como nascida em Portugal em 1905:

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6GV7-64S?i=99&cc=1582573

Achei um inventário que diz ser de "Maria Dionisia", inventariante João Brites - nomes dos pais de Diogo, Não sei se é coincidência, mas solicitaria um cópia digital (bem barato) para ver o que tem nele em todo caso:

https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/details?id=1165878

Ali diz que essa Maria Dionisia morreu na freguesia de Pinhel, que é no concelho de Pinhel, distrito da Guarda. Achei o óbito dessa Maria. TIF 004:

https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1205232

Óbito em 1905 com 63 anos, casada com João Brites, filha de Antonio Silva e Maria Dionisia, nascida na freguesia de Reigadinha, também concelho de Pinhel:

https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1205232

Reigadinha depois foi incorporada na freguesia de Pala.

Em Pala, achei um casamento de uma Maria Dionisia, filha de Antonio Silva e Maria Dionisia em 1875 - mas com um ANTONIO Brites (filho de Antonio Brites e Rosa Maria) ver tif 002:

https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1204822

Empaquei por aqui. Não sei se é tudo coincidência, se são parentes;

Coloquei tudo aí em cima pois talvez alguém consiga destrinchar isso!

• @CarlosASP acho que você descobriu tudo. @GiselePio vc deve entrar em contacto com o arquivo distrital da guarda mail.adgrd@adgrd.dglab.gov.pt e perguntar se através do inventário Inventário por óbito de Maria Dionizia - Arquivo Distrital da Guarda - DigitArq (arquivos.pt) conseguem descobrir o batismo do filho do casal Maria Dionisia e João Brites, Diogo da Silva Brites, nascido provavelmente em pinhel por volta de 1880/1882

• @CarlosASP e @nunogomes muito obrigada meninos, vcs são ótimos! Fico horas buscando e não consegui chegar a esses documentos, muito obrigada, vou olhar com calma e solicitar já.

• Encontrei essa certidão com o nome de José de Brito e Maria Nazareth, não consigo abrir, não sei se tb pode ter relação

https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6XYL-7XJ3

• @GiselePio

Essa certidão é dessa freguesia aqui; você pode folhear o livro de 1879 no Tombo até achar - se não der azar de a leitura ótica ter lido errado o ano do batismo :-)

https://tombo.pt/f/str20

Mas acho improvável por ser de Santarém.

Já pediu o inventário?

• Ah certo @CarlosASP ! Pedi sim através do e-mail que o @nunogomes indicou, agora é aguardar um retorno né...sabe se costumam demorar a responder?

• @GiselePio acabou a busca. Graças ao @CarlosASP procurei nos livros de pala e encontrei o assento do Diogo Silva Brites PT-ADGRD-PRQ-PPNH19-001-00022_m0008.tif - Registo de Batismos de Pala - Arquivo Distrital da Guarda - DigitArq (arquivos.pt) tif 8

foi batizado a 27/12/1882 assento n 17 nasceu as 11 da manhã do dia 17/12/1882 o pai é João Brites natural da Póvoa de El-Rei, que na altura do batismo (entre 1864 e 1890) fazia parte do concelho de Trancoso, mas depois passou para Pinhel. O João Brites e a Maria Dionizia eram moradores e paroquianos de Pala, e residiam na rua da Igreja na Reigadinha, onde casaram.

• @CarlosASP somente porque vc indicou o norte

• Meninos, boa noite! Reitero meu agradecimento... já estou buscando onde vão conseguir fazer me deram retorno indicando local correto e enviei o email.

• Meninos boa tarde, uma outra dúvida... pedi ao CRAV a certidão atualizada (assento) e recebi essa devolutiva:

Serviço Qtd. P.unit. Total

Certificação digital 1 15.00€ 15.00€ Digitalização parcial de documentos — imagem 1 0.75€ 0.75€

Total global

15.75€

Vocês sabem me dizer se é isso mesmo, se é o correto que estou solicitando, porque enviei consulta a eles mas as respostas são vazias... não respondem o que de fato pergunto.

• Ou já poderia pedir direto no civilonline?

• @GiselePio que certidão é essa que pediu?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.