Neto / Bisneto de Português

Boa tarde!

Realizei o processo investigatório para solicitar a Cidadania Italiana e no meio do caminho, descobri que sou bisneta de Português.

Além de ser mais rápida, com certeza é mais barata que a Cidadania Italiana, então optei por tirar a Portuguesa.

Acontece que não sei se tenho direito…

Minha bisavó é falecida, meus avós são falecidos, meu pai é vivo. Consigo tirar a Cidadania do meu pai e após a concessão, consigo tirar pelo meu pai?

A Cidadania Portuguesa pula gerações que não estão vivas? Isso é possível?

Agradeço

Comentários

  • Minha bisavó é falecida, meus avós são falecidos, meu pai é vivo. Consigo tirar a Cidadania do meu pai e após a concessão, consigo tirar pelo meu pai?

    R: Consegue sim! A cidadania portuguesa pode ser obtida por neto vivo, ainda que pulando uma geração (filho falecido).

    Seu pai passará a ser português desde o nascimento, e você poderá tirar a nacionalidade como filha.

    Para o processo de neto, dê uma olhada na lista de documentos necessários aqui:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21965/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-netos-1d#latest

  • PERFEITO ! MUITO OBRIGADA !

    Estou com dificuldade de encontrar a certidão de nascimento da minha bisavó, que foi em 15 de dezembro de 1910 (Granja do Ulmeiro, Soure, Coimbra, Portugal). Vi que nessa data é a certidão de baptismo, correto?

    Procurei em várias conservatórias de Portugal e não encontro.

    Como posso fazer para localizar? Uma cópia simples basta?

  • @lsparapani

    A freguesia mencionada:

    https://tombo.pt/f/sre06

    Infelizmente, não há os registros de 1910.

    Vc terá que entrar em contato com o Arquivo Distrital de Coimbra, para mais informações.

    Se quiser deixar os dados do portuguesa (nome + pais), alguém pode encontrar para vc.

    ===

    Vi que nessa data é a certidão de baptismo, correto?

    Certo. Faça como eu disse acima.

    ===

    Procurei em várias conservatórias de Portugal e não encontro.

    Os registros até 1911, se encontram, em regra, nos ADs.

    ===

    Como posso fazer para localizar? Uma cópia simples basta?

    Se for a de batismo deve fazer um pedido de certidão no site do novo crav.

    Deve ser certificada de forma analógica ou digital. A cópia simples, geralmente não é aceita.

    Veja o tutorial no topico guias uteis.

    Abraços

  • @guimoss

    Vou deixar as informações, talvez alguém possa me ajudar.

    Nome: Maria Emília Pinheiro

    Nascimento: 15 de dezembro de 1910

    Cidade: Granja do Ulmeiro, Soure, Coimbra, Portugal

    Pais: Manoel Roque Pinheiro e Júlia da Trindade Amieiro (ambos nascidos em Granja do Ulmeiro)

    Ela veio para o Brasil e casou-se aqui. Faleceu dia 23 de março de 1940 em Itajobi/SP.

  • @lsparapani , verifiquei no tombo.pt e todas as freguesias de Soure tem livros apenas até 1902 (ou antes). Perguntei num grupo de genealogia do qual participo no Facebook, e a SUPOSIÇÃO (não é certeza) é de que os livros ainda não tenham sido digitalizados, caso em que estariam ainda na Conservatória do Registo Civil de Soure ou então com o Arquivo de Coimbra, para que sejam digitalizados. Creio que sua melhor chance seja (como já sugerido pelo @guimoss ) entrar em contato diretamente com a Conservatória e verificar. De qualquer forma, você precisará do documento emitido por eles (não basta uma cópia baixada da Internet para o processo), logo é um passo indispensável. Uma vez localizado o documento, você pode pedir (tem que pagar uma taxa) o "original".

    CONSERVATÓRIA DO REGISTO CIVIL DE SOURE

     Morada: Palácio da Justiça - Rua São João de Deus

    Localidade: 3130-250 Soure

    E-Mail: crc.soure@dgrn.mj.pt

    Telefone: 239509385

    Fax: 239501356

    Encontrei as informações na página da Ordem dos Advogados de Portugal: https://www.oa.pt/conteudos/directorio/resultado_pesquisa.aspx?idc=31614&idsc=31615&npage=45&tema=32597

    Você pode tentar encontrar mais informações sobre ela em buscas no Arquivo Nacional (do Brasil), mas a probabilidade de encontrar o assento de nascimento dela é quase nula. Como você já sabe em que freguesia ela supostamente nasceu, creio que só valha a pena fazer isso caso o Arquivo de Soure não encontre o documento.

    Independente disso, encontrei no Familysearch alguns documentos de um aparente irmão dela, incluindo o registro de casamento (no Brasil) que corrobora sua informação, já que ele também teria nascido em Granja do Ulmeiro:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS8G-QTM7

    Boa sorte!

  • @andrelas @guimoss

    Encaminhei um email pra Conservatória de Registro Civil de Coimbra e de Soure, torcendo para receber alguma resposta.

    Todas as demais certidões eu tenho, falta apenas essa.

    Pensamento positivo!

    Obrigada, andrelas e guimoss pela ajuda e esclarecimento!

  • @lsparapani , caso não respondam em um prazo razoável (duas semanas por exemplo), sugiro ligar. Nem sempre as Conservatórias respondem aos e-mails (a maioria o faz, mas há as exceções). Boa sorte!

  • @lsparapani

    Concordo com o que @andrelas disse.

    Entre em contato com o AD de Coimbra tb.

    Boa sorte!

  • Ola a todos do forum. Gostaria de saber se teria como tirar sendo bisneto de português mas com bisavô, avos e pai falecido.

  • @aleserain

    Quem poderia requerer como neto era seu pai. Como ele já é falecido, atualmente não existe previsão em lei de você requisitar nacionalidade por atribuição.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.