Qual o caminho para retificar documentos

Olá meu pai era filho de um português chamado nome Manoel Correa de Mello. Encontrei a certidão de meu pai Joaquim Correa de Mello que já é falecido, onde o nome da avó dele está como Luiza Aurora de Jesus e avô José Correa de Mello,no óbito de meu avô (pai de meu pai) a mãe consta como Maria Luiza de Jesus e pai José Correa de Mello, pelas datas encontrei um registro de batismo de meu avô no caso o Manoel Correa de Mello onde consta a filiação José Correa de Mello e Luiza de Jesus,gostaria de entrar com pedido de nacionalidade portuguesa ,mas não sei se é possível por essas divergências no nome da mãe do meu avô e como eu deveria proceder para poder conseguir . Sou casado em cartório há mais de 20 anos,tenho uma filha de 22 anos e um filho de 10 anos ,eles tem direito também ? e quanto tempo demoraria ?

Comentários

  • LeoSantosLeoSantos Beta
    editado October 2022

    Teria que dar uma olhada nessas certidões, para ver se o nome da Luiza não mudou pelo casamento.


    De qualquer forma, aparentemente a linha paterna está estabelecida Manoel Correa de Mello (avô) -> Joaquim Correa de Mello (pai) -> Você (Neto).


    Você pode dar entrada como neto (1-D), dá uma olhada aqui:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21965/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-netos-1d#latest

    Conseguindo a sua cidadania, seus filhos podem fazer também o pedido (Artigo 1-C), independente de você ser casado ou não.


    O processo de netos está demorando de 2 a 3 anos e só tramita na CRC.


    O processo de filhos demora em torno de 6 meses, é recomendado mandar para a ACP (porém pode ser feito em qualquer conservatória que trate de nacionalidade).

  • Muito obrigado pela informação

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.