Conservatoria do Registro Civil e entrega pessoal de documentos em Portugal

Ola,

A minha irma, assim como eu, eh neta de portugueses conseguiu a cidadania portuguesa dela aproximadamente 5 anos atras. Agora eu estou interessado agora em tirar a minha e preciso de algumas dicas de pessoas que deram ou estao dando entrada no processo por contra propria e como eu irei fazer tambem. (o processo de minha irma foi feito por um escritorio de advocacia e por isso, ela nao lembra de todos os detalhes.)

Em resumo, eu sei que alem do formulario para netos que deverei preencher e taxa a ser paga, eu precisarei da prova que meus avos eram portugueses. A minha irma passou para mim um documento em PDF que foi emitido pela Conservatoria do Registro Civil Tondela. Esse documento, trata-se do registro em Portugal do casamento dos meus avos realizado no Brasil. No documento constam todos os detalhes dos nubentes (meu avos), tais como nome, idade de quando eles casaram, naturalidade/freguesia de ambos em Portugal, local de residencia quando eles casaram no Brasil e a filiacao dos noivos.

Alem disso, o documento dessa conservatoria indica hora, data, local do casamento e mencoes especiais.

Alguem e familiar com esse documento? Caso positivo, eu posso usa-lo como prova de que ambos avos eram portugueses ?

Nota - A data desse assento foi de 27 de Janeiro de 2017. Teria que ter um recente para anexar no meu processo ou posso usa-lo?

Um outro detalhe: Eu moro ha mais de 20 anos nos EUA e fica mais facil pedir a minha irma que no mora no Brasil, tirar a minha certidao de nascimento de inteiro teor e da minha mae tambem. Minha esposa ira traze-los para mim quando ela retornar aos EUA em novembro bem como uma copia do meu passaporte.

A relacao de documentos acima eh o suficiente para dar entrada no meu processo? A copia do meu passaporte autenticada em cartorio com a inclusao da filiacao, substitui o certidao de nascimento?

Eu tenho uma passagem comprada para ir a Portugal dento de alguns meses e minha ideia eh apresentar tudo pessoalmente ao inves de mandar via postal e claro, preciso ter certeza que terei tudo que precisar no momento.

Antecipo meu agradecimento pelas respostas de puderem ajudar esclarecer essas duvidas.

Comentários

  • @ppaes Dá uma olhada no tópico de processos para netos, lá tem a descrição de todos os documentos necessários:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21965/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-netos-1d#latest

    A prova da ascendência portuguesa tem que ser feita com o assento de nascimento / baptismo do Português.

    Esse documento que você menciona, é provavelmente a transcrição do casamento do Português.

    Uma coisa que vai dar trabalho, já que você mora nos EUA, é a certidão de antecedentes criminais americanas. Faça uma pesquisa no Fórum para ver como tirar esse documento.

    A cópia do passaporte não substitui a certidão de nascimento.

    Espero ter ajudado.

  • @LeoSantos


    Obrigado pela resposta.

    "A prova da ascendência portuguesa tem que ser feita com o assento de nascimento / baptismo do Português." - Sim, eu entendo o procedimento obrigatorio para o candidato que esteja comecando do zero. Como essa etapa foi feita pela minha irma no processo de sua cidadania, Ja que essa transcricao do casamento dos meus avos validada em Portugal (considerando que a emissao desse documento somente poderia ser feita com base nos documentos submetidos e que compravam a cidadania dos dois avos), o "X" da questao seria se esse documento de trasncricao poderia ser usado por mim.

    Aparentemente a certidao de antecedentes criminais nao eh complicado de se obter nos EUA. Uma vez recebida o formulario com as impressoes digitais, leva-se entre 3 - 5 dias para emitir o documento. Eu vi um video mostrando como se apostila um documento nos EUA. Entretanto, gostaria de saber se o governo portugues exige ou nao o apostilamento e traducao do documento do FBI.


    Grato.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.