Dúvida sobre certidão do filho do português - processo de neto

Boa tarde a todos! Estou ajudando meu pai com o processo dele de neto. No momento estou aguardando a transcrição do casamento dos avós portugueses que foi enviada ao consulado de Santos - SP em 12/09. 3 questões surgiram. Usei uma lista de documentos aqui do fórum como base e pedi a certidão do filho do português em inteiro teor digitada. Eis as questões sobre essa certidão:

1) em comentários recentes vi que o mais adequado seria mandar a certidão reprográfica do filho do português. É algo incontornável? há relatos de que a digitada foi aceita?

2) somente o primeiro nome aparece, como nos registros de batismo, sem sobrenome. Pode ser um problema?

3) não há a averbação do casamento, somente do óbito. Na certidão de nascimento do meu pai, menciona que os pais são casados. Pode ser um problema?

Muito obrigada por toda ajuda!

Comentários

  • @daianemelo , até onde sei reprográfica deve ser do requerente. No processo de neto do meu pai, enviei a do filho do português inteiro teor digitada. Essa era a instrução do fórum, mas como o processo ainda está em fase de recepção, não posso te afirmar se terá ou não problema.

    Sobre suas perguntas:

    1) em comentários recentes vi que o mais adequado seria mandar a certidão reprográfica do filho do português. É algo incontornável? há relatos de que a digitada foi aceita?

    Consegue colocar quais comentários? A instrução era do filho do português digitada, do requerente reprográfica.

    2) somente o primeiro nome aparece, como nos registros de batismo, sem sobrenome. Pode ser um problema?

    Não aparece o nome completo em nenhuma parte da certidão? De que ano é? O nome do português aparece completo?

    3) não há a averbação do casamento, somente do óbito. Na certidão de nascimento do meu pai, menciona que os pais são casados. Pode ser um problema?

    Não parece ser um problema, a certidão do filho do português o importante é ver quem foi o declarante e com quanto tempo do nascimento.

  • oi @marifontolan obrigada pela resposta.

    1) na última lista de documentos postada aqui no fórum, consta reprográfica. Eu tb preparei os documentos com base em outra lista onde constava digitada.. essa é a última https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21965/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-netos-1d#latest

    2) não aparece o nome completo do filho do português nascido no Brasil, somente o primeiro nome mesmo . Aparece o nome completo do pai português e a certidão é de 1913, no interior de SP.

    3) o português não foi o declarante do filho. a transcrição de casamento dos portugueses já foi solicitada, estou à espera.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.