Retificação de data e mês de Nascimento
Olá
Estou com as certidões dos meus avós apostiladas que chegaram de Portugal com selo de lá.
Fiz isso devido a erros de data de nascimento do meu avô está dia 13 de Janeiro 1908 no assento de batismo e na certidão de casamento 13 de Janeiro 1907.
Na da minha avó está no assento de batismo de batismo 26 de Julho 1908 e na certidão de casamento nascida em 10 de maio 1908.
Para dar andamento a minha cidadania de neta eu tenho que fazer as retificações, onde faço? No cartório de notas ou civil normal?
Precisarei como neta assinar pessoalmente ou posso pedir a minha filha que faça?
Alguém pode me ajudar?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
se os dois forem portugueses vc vai precisar retificar a certidão de casamento deles no próprio cartório que foi feito o casamento, e depois fazer a transcrição de casamento antes de pedir a cidadania
espero que os outros amigos comentem aqui para ratificar essa informação, mas comigo teve que ser dessa forma
você pediu a certidão de batismo deles no CRAV apostiladas? nesse sistema tem a opção de ser enviada já apostilada? vou precisar pedir em breve mas nunca solicitei
pode explicar como foi?
@Desa1979 @rolimos
Se já apostilou em PT e ja está com os assentos apostilados em mãos, vc deve levá-los a um RTD, para serem usados na Retificação.
Há um relato de que a Conservatória de Angra do Heroísmo aceitou fazer a transcrição com erro de poucos meses nas datas.
O relato:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/301698/#Comment_301698
A decisão do que fazer é sua.
===
Em qual Estado, vc reside?
Vc poderia tentar enviar a algum consulado, se estes devolvessem os documentos enviados, pois as datas são próximas, impossibilitando que sejam de outras pessoas.
===
Para dar andamento a minha cidadania de neta eu tenho que fazer as retificações, onde faço? No cartório de notas ou civil normal?
Vc tem que ver os requisitos do cartório.
O que eu apontei acima é o msis comum, mas é sempre bom conferir.
Os cartório da Retificação é aquele que guarda a certidão a ser retificada.
Mas, há o RTD, onde o assento apostilado deve ser levado primeiro, em regra.
Nenhum ato de retificação deve ser feito em um cartório de notas.
===
Precisarei como neta assinar pessoalmente ou posso pedir a minha filha que faça?
Para a retificação, acho que pode ser qualquer pessoa da família interessada, como a sua filha.
Mas, para assinar o formulário da transcrição por autenticidade no cartório deve ser UM FILHO OU NETO DO PORTUGUÊS, que tem legitimidade para pedir a nacionalidade.
Mas, de novo, é bom ligar para o cartório e conferir.
Boa sorte!
@rolimos @Desa1979
se os dois forem portugueses vc vai precisar retificar a certidão de casamento deles no próprio cartório que foi feito o casamento, e depois fazer a transcrição de casamento antes de pedir a cidadania
Esse é o caminho correto.
Mas, teve um caso queca Conservatória recebeu o assento de casamento por email, com a transcrição pedida em uma exigência.
Busquem o caso do PLSABINO e vcs entenderão.
===
você pediu a certidão de batismo deles no CRAV apostiladas? nesse sistema tem a opção de ser enviada já apostilada? vou precisar pedir em breve mas nunca solicitei. pode explicar como foi?
O guia para pedir:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22056/solicitacao-de-certidao-no-crav
Olhe essa msg tb, inclusive os links:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/304598/#Comment_304598
===
Sobre o apostilamento:
O AD não apostila as certidões e sim as PGRs portuguesas.
Ou vc manda do AD diretamente, pela via postal, para a PGR para o apostilamento e desta vc recebe na sua casa
Ou
Vc verifica a possibilidade de apostilarem certidões digitais emitidas pelo AD e o procedimento.
Busque "areias" na barra de buscas e vc achará o tópico.
Vc tb tem que ver a PGR competente. Isso é determinado pelo local de emissão do assento.
Informe qual entidade (e de onde) foi emitido o assento a ser apostilado.
Não vejo vantagem de pedir a certidão digital nesse caso.
Espero ter ajudado.
Abraços
@guimoss antes de saber se será necessário trazer a certidão de batismo apostilada, preciso tirar uma dúvida sobre uma possível retificação... te marquei no tópico mas acho que vc não viu
mas ainda sobre a certidão no CRAV, para pedido de cidadania no ACP, lá é aceito a digital?
@rolimos
antes de saber se será necessário trazer a certidão de batismo apostilada, preciso tirar uma dúvida sobre uma possível retificação... te marquei no tópico mas acho que vc não viu
Deixe o link, que eu dou uma olhada.
===
mas ainda sobre a certidão no CRAV, para pedido de cidadania no ACP, lá é aceito a digital
Nao vejo por que não seria.
O email em que perguntei se refere a todas as Conservatórias (email "diversos"), mas se tiver em dúvida, pergunte no email do ACP,odiversosou ligue para o ACP.Edição: acabei de ver que o email (rcentrais.diversos@irn.mj.pt) se refere a CRCentrais.
A sua pergunta é valida.
Se descobrir algo, por favor, compartilhe.
Abraços
@rolimos
Editei a msg acima às 19:13.
@guimoss
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/304633#Comment_304633
@guimoss
vou mandar um email para lá compartilho aqui a resposta deles
@rolimos
Obrigado!
Considere tb ligar para a Conservatória, caso a resposta por email demore.
O pessoal sugere colocar 20 Reais pelo Skype e fazer a ligação às 04:55, de Brasília.
Te mandei uma resposta no outro tópico.
Abraços