Retificação de data e mês de Nascimento

Olá

Estou com as certidões dos meus avós apostiladas que chegaram de Portugal com selo de lá.

Fiz isso devido a erros de data de nascimento do meu avô está dia 13 de Janeiro 1908 no assento de batismo e na certidão de casamento 13 de Janeiro 1907.

Na da minha avó está no assento de batismo de batismo 26 de Julho 1908 e na certidão de casamento nascida em 10 de maio 1908.

Para dar andamento a minha cidadania de neta eu tenho que fazer as retificações, onde faço? No cartório de notas ou civil normal?

Precisarei como neta assinar pessoalmente ou posso pedir a minha filha que faça?

Alguém pode me ajudar?


@Leticialele

Comentários

  • se os dois forem portugueses vc vai precisar retificar a certidão de casamento deles no próprio cartório que foi feito o casamento, e depois fazer a transcrição de casamento antes de pedir a cidadania

    espero que os outros amigos comentem aqui para ratificar essa informação, mas comigo teve que ser dessa forma

    você pediu a certidão de batismo deles no CRAV apostiladas? nesse sistema tem a opção de ser enviada já apostilada? vou precisar pedir em breve mas nunca solicitei

    pode explicar como foi?

  • guimossguimoss Beta
    editado September 2022

    @Desa1979 @rolimos

    Se já apostilou em PT e ja está com os assentos apostilados em mãos, vc deve levá-los a um RTD, para serem usados na Retificação.

    Há um relato de que a Conservatória de Angra do Heroísmo aceitou fazer a transcrição com erro de poucos meses nas datas.

    O relato:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/301698/#Comment_301698

    A decisão do que fazer é sua.

    ===

    Em qual Estado, vc reside?

    Vc poderia tentar enviar a algum consulado, se estes devolvessem os documentos enviados, pois as datas são próximas, impossibilitando que sejam de outras pessoas.

    ===

    Para dar andamento a minha cidadania de neta eu tenho que fazer as retificações, onde faço? No cartório de notas ou civil normal?

    Vc tem que ver os requisitos do cartório.

    O que eu apontei acima é o msis comum, mas é sempre bom conferir.

    Os cartório da Retificação é aquele que guarda a certidão a ser retificada.

    Mas, há o RTD, onde o assento apostilado deve ser levado primeiro, em regra.

    Nenhum ato de retificação deve ser feito em um cartório de notas.

    ===

    Precisarei como neta assinar pessoalmente ou posso pedir a minha filha que faça?

    Para a retificação, acho que pode ser qualquer pessoa da família interessada, como a sua filha.

    Mas, para assinar o formulário da transcrição por autenticidade no cartório deve ser UM FILHO OU NETO DO PORTUGUÊS, que tem legitimidade para pedir a nacionalidade.

    Mas, de novo, é bom ligar para o cartório e conferir.

    Boa sorte!

  • @rolimos @Desa1979

    se os dois forem portugueses vc vai precisar retificar a certidão de casamento deles no próprio cartório que foi feito o casamento, e depois fazer a transcrição de casamento antes de pedir a cidadania

    Esse é o caminho correto.

    Mas, teve um caso queca Conservatória recebeu o assento de casamento por email, com a transcrição pedida em uma exigência.

    Busquem o caso do PLSABINO e vcs entenderão.

    ===

    você pediu a certidão de batismo deles no CRAV apostiladas? nesse sistema tem a opção de ser enviada já apostilada? vou precisar pedir em breve mas nunca solicitei. pode explicar como foi?

    O guia para pedir:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22056/solicitacao-de-certidao-no-crav

    Olhe essa msg tb, inclusive os links:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/304598/#Comment_304598

    ===

    Sobre o apostilamento:

    O AD não apostila as certidões e sim as PGRs portuguesas.

    Ou vc manda do AD diretamente, pela via postal, para a PGR para o apostilamento e desta vc recebe na sua casa

    Ou

    Vc verifica a possibilidade de apostilarem certidões digitais emitidas pelo AD e o procedimento.

    Busque "areias" na barra de buscas e vc achará o tópico.

    Vc tb tem que ver a PGR competente. Isso é determinado pelo local de emissão do assento.

    Informe qual entidade (e de onde) foi emitido o assento a ser apostilado.

    Não vejo vantagem de pedir a certidão digital nesse caso.

    Espero ter ajudado.

    Abraços

  • @guimoss antes de saber se será necessário trazer a certidão de batismo apostilada, preciso tirar uma dúvida sobre uma possível retificação... te marquei no tópico mas acho que vc não viu

    mas ainda sobre a certidão no CRAV, para pedido de cidadania no ACP, lá é aceito a digital?

  • guimossguimoss Beta
    editado September 2022

    @rolimos

    antes de saber se será necessário trazer a certidão de batismo apostilada, preciso tirar uma dúvida sobre uma possível retificação... te marquei no tópico mas acho que vc não viu

    Deixe o link, que eu dou uma olhada.

    ===

    mas ainda sobre a certidão no CRAV, para pedido de cidadania no ACP, lá é aceito a digital

    Nao vejo por que não seria.

    O email em que perguntei se refere a todas as Conservatórias (email "diversos"), mas se tiver em dúvida, pergunte no email do ACP, o diversos ou ligue para o ACP.

    Edição: acabei de ver que o email (rcentrais.diversos@irn.mj.pt) se refere a CRCentrais.

    A sua pergunta é valida.

    Se descobrir algo, por favor, compartilhe.

    Abraços

  • @rolimos

    Editei a msg acima às 19:13.

  • @guimoss

    vou mandar um email para lá compartilho aqui a resposta deles

  • guimossguimoss Beta
    editado September 2022

    @rolimos

    Obrigado!

    Considere tb ligar para a Conservatória, caso a resposta por email demore.

    O pessoal sugere colocar 20 Reais pelo Skype e fazer a ligação às 04:55, de Brasília.

    Te mandei uma resposta no outro tópico.

    Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.