Transcrição de casamento e nacionalidade para filhos

Boa tarde, gostaria de tirar uma duvida, estou buscando nacionalidade portuguesa para mim e para minha mãe, através da minha avó ( viva, esse ponto é importante no contexto), minha avó se casou no brasil, e o meu avô com quem minha avó se casou, faleceu a um tempo, vou precisar fazer a transcrição de casamento, e gostaria de saber se só nesse processo minha mãe já tera direito, ou vou ter que informar que o conjuge brasileiro ( sem nacionalidade portuguesa ) faleceu, e queria saber se preciso declarar as filhas da minha avó de alguma forma.

Ou seja, só preciso fazer a transcrição e pular para nacionalidade da minha mãe, ou preciso fazer mais algum processo no meio disso tudo.

Comentários

  • @Gustavondhdj

    Independentemente do português estar vivo, filho e neto têm direito.

    Estou entendendo que sua avó é portuguesa e se casou com brasileiro... é isto?

    A pergunta que vai definir se será obrigatória a transcrição de casamento é: a portuguesa foi declarante do nascimento de sua mãe?

    Se não... se foi o avô brasileiro... será necessária a transcrição.

    Um passo de cada vez...

    1. Checar quem foi o declarante do nascimento de sua mãe e se foi na menoridade para definir a necessidade da transcrição;

    2. Se foi a avó portuguesa, não será necessário transcrever. Se foi o avô brasileiro, terá que transcrever. Se foi um terceiro de boa fé, terá que transcrever, Não é necessário transcrever óbito;

    3. Depois disso... sua mãe entra com pedido pelo artigo 1C (filho);

    4. Declarar as filhas? Não...

  • @mabego Digo, o que faz quando o conjuge brasileiro quem morreu, deixa como está ou precisa fazer algum procedimento ? por que fiquei na duvida, inclusive estou tentando conversar com algum conservatorio para ao inves de mandar uma certidão de nascimento se posso enviar uma certidão de óbito

  • editado September 2022

    @Gustavondhdj

    Como eu te expliquei... vc deve fazer transcrição de casamento (não é obrigatório informar óbito, nem do português... nem do brasileiro) somente nos casos acima especificados se faz transcrição.

    Certidão de óbito não é aceita... e nem pedida, pois ela não é um documento oficial segundo a lei de nacionalidade.

    Veja a relação dos documentos pedidos para o artigo 1C - filho, neste link:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21966/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-filho-maior-de-idade-1c#latest

  • Olá, boa tarde à todos.

    @mabego poderia por gentileza me dar uma ajuda?

    Realizei o processo de cidadania da minha esposa pelo pai dela, Português. Já transcrevi também o nosso casamento e acabei de receber o assento dela com a transcrição. Somos casados há 7 anos.

    As dúvidas seriam:

    1. Dei entrada recente no processo do meu pai como neto. Sabemos da demora e a dúvida seria: vale a pena esperar o do meu pai sair para dar entrada no meu processo como filho por ele ou tanto faz eu entrar com o meu processo pela minha esposa? Os efeitos são os mesmos?
    2. Temos uma filha de 5 anos. Posso fazer o processo dela já pela minha esposa? Quais os documentos?
    3. Se sim na pergunta anterior e tanto faz eu fazer o meu processo pela minha esposa, como seria, posso mandar o meu processo e o da minha filha juntos? Quais os documentos no caso da minha filha?

    Obrigado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.