Reconhecimento por autenticidade

2

Comentários

  • @Tatisp1984

    Busque por "divorciada" na barra do fórum.

    Outro tópico semelhante:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/295731/#Comment_295731

    Tem que achar um que entre na sua hipótese, ok?

    Boa sorte!

  • @Tatisp1984

    Depois, se puder, nos informe como irá preeencher o Estado civil e o nome da Requerente, por favor.

    Abraços

  • @guimoss vamos colocar como divorciada e o nome dela de solteira mesmo…

  • guimossguimoss Beta
    editado September 2022

    @Tatisp1984

    Se puder, nos informe sobre o andamento do seu processo, no topico de filhos ou de netos.

    Boa sorte e obrigado, desde já.

  • Obg!

    Pedi a certidão on-line da certidão hoje é lá aparece escrito assim “A impressão do documento não tem valor de certidão”.

    É esse documento que a gente envia?

  • @Tatisp1984

    A certidão é do civilonline ou do ARQUIVO Distrital?

    Se for deste ultimo,a certificação foi digital (assinatura eletrônica e impressa pela internet) ou analógica (selo branco em alto relevo, assinatura manuscrita e recebida pelos correios)?

  • editado September 2022

    @guimoss é Civil On-line.

  • @Tatisp1984

    A sua marcação nao apareceu para mim.

    Tem que fazer como está indicado no topico fixo.

    ===

    Se é do civilonline, vc pode tirar quantas cópias quiser e enviar uma com o processo.

    ===

    O documento a ser enviado tem esses moldes:

    Boa sorte!

  • Depois que pagamos a taxa de 175 EUR, quanto tempo é válido para enviar a documentação? Queria pagar a taxa logo e depois ir aos cartórios daqui...

  • editado September 2022

    @guimoss ele está assim mas está aparecendo assim antes de entrar no link para visualizar o documento:



  • @Tatisp1984 eu não li todas as msg acima sobre o seu questionamento da prova de vida, mas, vou te contar a minha experiencia com o meu pai e você decide o melhor caminho. ok

    prova de vida

    Meu pai tinha na epoca 83 anos, nesse caso obrigatória a prova de vida.

    Fiz o Formulário 1C e levei meu pai no Cartório e ele assinou o requerimento 1C por autenticidade (isso já é considerado prova de vida)

    Outra coisa que eu fiz foi tirar uma segunda via do RG dele, tipo tá vivo, acabou de tirar um RG novo (quem analisa tem esse pensamento pode acreditar)

    Com isso não caiu em exigência.

    Olha vou te dar um conselho, não mande nada faltando ou incompleto, acredite você vai ficar frustrada quando chegar a exigência e vai pensar, poxa porque eu ja não enviei tudo, faz com calma que vai ser um sucesso, e tire todas as duvidas possiveis e impossiveis que você consegue tudo aqui.

    Eu vi em algum lugar você perguntando sobre certidão:

    Bom geralmente os cartório tem um requerimento de solicitação de certidão, você pode ser o requerente, mas, melhor que seja o filho dela, que tem linha direta familiar, é bem simples, eu solicitei de todos os meus familiares que estão fazendo a cidadania.

  • guimossguimoss Beta
    editado September 2022

    @Tatisp1984

    Ninguém relatou problema com o envio de uma cópia simples de certidão do civilonline.

    Abraços

  • @guimoss então tá bem… :)

  • @Tatisp1984

    Eu nunca vi, mas vou pregar a cautela.

    Pergunte ao civilonline a respeito.

    Se puder, nos informe a resposta.

    Abraços

  • @isabelfontinha Obrigada! Vi agora sua postagem… :)

  • @guimoss vou perguntar sim :)

  • editado September 2022

    Boa noite gente. Estou preenchendo o formulário mas de forma rascunho. Estou em dúvida se estou preenchendo os campos certos. Alguém me ajuda? Por exemplo:

    1- Os espaços depois do apelido, nome, nacionalidade deixa em branco mesmo?

    2- O código postal eu coloquei 1 dígito antes do primeiro quadradinho porque não cabe

    3- número do tel eu coloquei 1 digito depois do último quadradinho pq não cabe também

    4- depois do código postal eu coloquei a cidade e estado “Rio de Janeiro (espaço) RJ”

    5- No quadro 2 deixei essas informações de freguesia, assento etc em branco e só marquei “pai português e manter a composição originária sim”

    6- marquei somente as 3 primeiras opções.


    @NivaldoJr @guimoss @Isabela_Effori

  • Estou aqui toda enrolada :( e olha que vcs estão me explicando tudo com tanta paciência que eu fico até com vergonha de ser tão enrolada…

    Além da minha dúvida no preenchimento do formulário 1C (espaços etc) estou em dúvida sobre como preencher os campos para pagamento.

    1- Nome próprio: Nome da minha sogra

    2- apelido: Sobrenome

    3- Nome do requerente: Nome completo da minha sogra (ou não preencho?)

    4- Nos Campos cod postal e telefone eu escrevo hífen? Ex: 23456-123 ou +55 (21) 99999-0000?

    Eu farei o pagamento com meu cartão de crédito.

    Eu também gostaria de saber se posso imprimir o modelo colorido do formulário, preencher e pedir para ela assinar por autenticidade e só depois efetuar o pagamento da taxa enviando o recibo recebido no e-mail anexado…

  • Eu queria primeiro pedir para ela assinar toda a documentação antes de pagar a taxa porque o cartório exige que para emitir a certidão de inteiro teor seja o próprio ou tenha procuração. Aí como ela não tem como vir ao Rio, iríamos pedir para ela assinar tudo primeiro, inclusive a procuração para o cartório (aqui do Brasil) e depois que saísse a certidão de inteiro teor reprográfica, aí pagaríamos a taxa de 175 Euros. Tem como fazer isso?

  • @guimoss

    Enviei a msg para eles sobre a questão da certidão online:

    ”Bom dia.

    Realizei a consulta no site mas não percebi porque consta a informação “ A impressão do documento não tem valor de certidão.”

    O documento que está disponível para download não é válido? Não percebo.

    Aguardo retorno, obrigada.”

    Eles me responderam:

    Bom dia,

    Agradecemos o contacto.

    Informamos que a certidão online de registo civil é uma modalidade especial de certidão prevista em diploma próprio (Portaria nº. 181/2017, de 31 de maio).

    Este tipo de certidão disponibiliza acesso eletrónico às menções e averbamentos dos registos à data da sua emissão, não sendo efetuada certificação como nas certidões emitidas em suporte de papel e não é usada a terminologia certidão narrativa ou de cópia integral.

    Tem a validade de 6 meses, em Portugal ou em países que aceitem o código como certidão, são apenas disponibilizadas em língua Portuguesa, não é passível de tradução 

    A referida portaria estabelece no nº. 2 do artigo 4º que: “ A entrega a qualquer entidade pública ou privada do código de acesso à certidão equivale, para todos os efeitos legais, à entrega de uma certidão de registo em suporte de papel”. 

    Deve verificar com a entidade a quem tem que entregar o documento, se aceitam esta certidão online ou se é em papel. 

    Caso pretenda uma certidão em papel ou modelo internacional, pode efetuar o pedido em qualquer Conservatória do Registo Civil, Espaço Registos, estando no estrangeiro, através dos Serviços Consulares.

    Poderá aceder aos contactos telefónicos e de correio eletrónico das Conservatórias em https://irn.justica.gov.pt/Contactos/Lista-de-Contactos

    Com os melhores cumprimentos

    Jaime Cairrão

  • @Tatisp1984

    Olhe essa página, pois tem varios links úteis:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17610/guias-e-informacoes-uteis-comece-aqui#latest

    Há dois sobre como preencher os formulários.

    Cuidado, pois podem estar desatualizados.

    Então, em caso de dúvidas, pergunte.

    Obs: preencha tudo com letras maiúsculas. Um espaço por caracter.

    ===

    Eu queria primeiro pedir para ela assinar toda a documentação antes de pagar a taxa porque o cartório exige que para emitir a certidão de inteiro teor seja o próprio ou tenha procuração. Aí como ela não tem como vir ao Rio, iríamos pedir para ela assinar tudo primeiro, inclusive a procuração para o cartório (aqui do Brasil) e depois que saísse a certidão de inteiro teor reprográfica, aí pagaríamos a taxa de 175 Euros. Tem como fazer isso?

    Isso me parece meio complicado.

    E também: o documento a ser assinado é o formulário 1C, o que so pode ser feito com o pgto da taxa e recebimento do formulário personalizado.

    Somente a certidão de nascimento da Requerente é que deve ser no cartório onde foi emitida originalmente, por ser de inteiro teor reprográfica.

    E mesmo assim, vc pode pedir pelos correios.

    Há um site para isso ou vc pode entrar com o cartório em questão.

    Todas as demais, por serem digitadas, podem ser pedidas em qq cartório, bem como a apostila* que é cara em alguns Estados.

    * os mais baratos são SC, DF e RJ.

    ===

    Sobre a resposta de Portugal:

    Esse trecho abaixo me assustou,pir um monento:

    Tem a validade de 6 meses, em Portugal ou em países que aceitem o código como certidão, são apenas disponibilizadas em língua Portuguesa, não é passível de tradução 

    Mas esse prazo se refere ao código de acesso.

    Uma vez emitida a certidão pelo civilonline, vc pode tirar quantas cópias quiser, pois o registro estará informatizado.

    E aí, não tem validade a certidão, exceto se houve alguma mudança que eu desconheço.

    Tire varias cópias dele,bem como de todo documento enviado, frente e verso, em caso de problemas.

    Espero ter ajudado!

    Abraços

  • @guimoss muito obg! Inclusive, vou olhar esse link que vc me passou.

    Quanto a certidão a opção de correios não tá disponível para mim.

    Tem um site que faz mas ele não tem o mesmo cartório só meu marido indo lá pedir…

  • @Tatisp1984

    Entre em contato com o cartório para se informar melhor.

    Qual e o cartório do Rio?

  • editado September 2022

    Estou em dúvida como preenche o e-mail no quadradinho.

    Coloco “@“ dentro de um quadradinho ok…mas e o Gmail.com? O . (Ponto) coloco num quadradinho tb?

  • @Tatisp1984

    Vc é a primeira pessoa que eu vi por aqui que teve uma certidão em um dos novos cartórios - 15° e 16°.

    Os contatos do cartório:

    Serviço: CAPITAL 15 RCPN

    Endereço: AVENIDA BRÁS DE PINA, 150, Penha Shopping, lojas 109,249,253 e 255

    Bairro: PENHA

    Município:RIO DE JANEIRO

    CEP:21070032

    Delegatário/Responsável:PRISCILLA MACHADO SOARES MILHOMEM

    e-mail:15rcpnrj@gmail.com

    Telefones:(21) 3547-0007; 3547-0008 e 3547-0009

    Código CNJ:163287

    Atribuições: Civil das Pessoas Naturais

    Atendimento Presencial ao Público: 09:00 às 17:00

    Atendimento Presencial ao Público nos Finais de Semana: 09:00 às 12:00

    ===

    Essa é uma duvida importante.

    As instruções que vem com o formulário dizem um caracter por espaço.

    E o email é uma coisa só.

    Então, depois do @ coloque o g, no próximo quadrado e assim, por diante.

    Eu colocaria tudo em letra maiúscula e preencheria pelo PC tb.

    Boa sorte!

  • editado September 2022

    @guimoss muito obg pelas informações do cartório.

    Quanto a questão do e-mail, fiquei em dúvida do ponto (.)

    gmail.com.

    O ponto eu preencho em 1 quadradinho igual o arroba?

    Outra coisa… estava observando que no RG da minha sogra tem os dados de folha e informações da certidão de casamento dela e não de nascimento. Será que eu tenho que enviar alguma documentação dela de casada mesmo sendo divorciada?

  • @Tatisp1984

    Cada espaço é um caracter.

    Os caracteres são letras, simbolos e sinais gramaticais.

    Coloque um do lado do outro, em espaços independentes.

    Não deve haver um ponto depois do ".com".

    ===

    Outra coisa… estava observando que no RG da minha sogra tem os dados de folha e informações da certidão de casamento dela e não de nascimento. Será que eu tenho que enviar alguma documentação dela de casada mesmo sendo divorciada?

    O nome dela está como?

    Ela voltou a usar o nome de solteira, com o divórcio?

    Se estiver com o nome de casada, vc deve enviar o casamento para bater com o RG.

    Se estiver com o nome de solteira, eu estou inseguro quanto ao procedimento e eu sugiro vc buscar aqui pelo fórum.

    A questão do divórcio é algo mais complexo e vc so terá quer fazer em Portugal, quando a Requerente virar portuguesa.

    Eu marquei a @mabego para dar uma opinião no seu caso.

    Boa sorte!

  • editado September 2022

    @guimoss obrigada!

    Quanto a situação da minha sogra, ela voltou com nome de solteira. Na identidade dela só aparece as informações do número de folha e livro da certidão de casamento ou divórcio (não sei exatamente) mas deve ser porque quando a pessoa casa aqui no Brasil a certidão que vale é a de casamento e não de nascimento. Deve ser isso né ? Agora não sei se precisa enviar comprovante de casamento da minha sogra.

    Será que eu envio a certidão de divórcio da minha sogra junto com as documentações? Tô com tanto medo de fazer errado e depois dar improcedente sem ter chance de consertar :(


    @mabego

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.