Atribuição de nacionalidade para filhos de netos de portugueses

Olá, estava juntando os documentos a alguns meses, e estava perto de dar inicio ao processo de atribuição de filho de português, sou bisneto do português original, iria solicitar a nacionalidade do meu avô para futuramente passar para mim.

Porém recentemente meu avô veio a falecer, eu tenho todos os documentos, mas não estão apostilados e assinados, então creio que não consiga mais dessa maneira e terei de recorrer a opção para netos, então passar da minha mãe primeiro e depois para mim.

Começando o processo novamente, surgiu algumas perguntas:

  • Eu tirando a nacionalidade da minha mãe como neta de português, eu consigo passar para mim futuramente?
  • Caso sim, eu consigo adiantar os 2 processos, enviando os 2 juntos?
  • eu li sobre o processo de filho durar cerca de 6 meses, já o de neto 2 anos, ainda é esse o tempo mesmo?
  • Supondo que, eu queira tirar da família toda, no caso minha mãe, o irmão dela, os filhos dele e eu, eu consigo também?

Agradeço pela ajuda que tenho recebido de vocês no forum!

Comentários

  • guimossguimoss Beta
    editado August 2022

    @pedromaia

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    ===

    • Eu tirando a nacionalidade da minha mãe como neta de português, eu consigo passar para mim futuramente?

    Consegue sim. Nacionalidade para netos é por Atribuição (= nacionalidade nata no Brasil. Retroage à data do nascimento da Requerente).

    • Caso sim, eu consigo adiantar os 2 processos, enviando os 2 juntos?

    A nova regulamentação permite fazer um compartilhamento de documentos, em caso de dois filhos ou dois netos ou em processos que tramitam em um mesmo lugar.

    Não é o caso de neto e filho, de forma simultânea.

    Vc deve fazer a da neta e depois dos descendentes dela.

    Mas, essa previsão (decreto-lei 26/2022) ainda não foi colocada em prática.

    • eu li sobre o processo de filho durar cerca de 6 meses, já o de neto 2 anos, ainda é esse o tempo mesmo?

    O de filho dura esse prazo. O de netos, aumentou para 3 anos, em média.

    • Supondo que, eu queira tirar da família toda, no caso minha mãe, o irmão dela, os filhos dele e eu, eu consigo também?

    Esse seria um caso (se estivesse em prática), que poderia ser aplicado.

    A mãe e o irmão poderiam compartilhar e, depois de arquirida a nacionalidade, passar para os filhos, compartilhando as certidões.

    Mas, como disse, isso ainda não está em prática.

    O texto do regulamento da nacionalidade atualizado, se estiver interessado:

    https://dre.pt/dre/legislacao-consolidada/decreto-lei/2006-34442175

    Mas, vc pode fazer um único envio para o da neta e do irmão dela. Documentos independentes em dois envelopes, dentro de um terceiro.

    Em relação aos filhos dos netos, é possível que o sistema do decreto-lei já esteja funcionando até lá e haja uma tramitação conjunta.

    ===

    Deixe em detalhes os documentos que vc já tem que alguém olha para você e diz qual deles podem ser reaproveitados.

    Abraços

  • editado August 2022

    @pedromaia

    No seu caso deve fazer em etapas. Primeiro a de sua mãe como neta, para garantir seu direito. A sua deve ser feita depois, separado.

    Você tem irmãos? Se eles quiserem fazer daqui a 3 anos, junto com você, seria o melhor. Quem vai pagar pela sua mãe? Hehe

    1) tirando a nacionalidade da minha mãe como neta de português, eu consigo passar para mim futuramente? SIM, esse é o seu caminho.

    2) Caso sim, eu consigo adiantar os 2 processos, enviando os 2 juntos? NÃO DEVE

    3) eu li sobre o processo de filho durar cerca de 6 meses, já o de neto 2 anos, ainda é esse o tempo mesmo? Foque no processo de sua mãe. Ele atualmente demora cerca de 3 anos. Esse tempo deve aumentar, talvez leve 3,5 quando chegar na sua mãe. Qual a idade de sua mãe? Se ela tiver mais de 76+ anos, tem prioridade automática pela idade, que reduz muito.

    4) Supondo que, eu queira tirar da família toda, no caso minha mãe, o irmão dela, os filhos dele e eu, eu consigo também? Mãe e tios SIM. Eles podem (e devem) fazer todos juntos, se estiverem preparados para isso. Só não deixe uns atrasarem os outros. Essa preparação não é trivial, exige pagamentos antecipados das taxas, e todos que forem fazer juntos precisam estar preparados.

    PS: Recomendo que passe suas perguntas para o tópico de Netos (clique), onde esse assunto é tratado, e vc encontrará + informações.

  • Olá,


    Alguem poderia me informar qual a relação de documentos necessárias para tirar cidadania atualmente? Estou ajudando meu irmão no processo dele.


    E alguém poderia tb informar qual conservatório está fazendo o processo mais rapidamente?

  • @RafaelEiji86

    Busque no fórum que há várias referências.

    Por favor, pare de postar em diferentes tópicos a mesma pergunta, sem nem mesmo responder no tópico que vc mesmo criou.

  • Olá pessoal,

    Sou bisneta de portugues e meu pai já conseguiu a cidadania como neto. Fiquei na duvida de como solicitar a minha cidadania, solicito a cidadania de filha de português por meu pai ja ter tirado? Ou existe algo para bisnetos?

    Obrigada!

  • @LuGomes Seu pai e português agora, e você pode fazer o processo de filha, pois e mais rápido, aqui nesse tópico tem mais informações sobre esse tipo de processo:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/292561/#Comment_292561:~:text=%40jairo99-,A%20lista%20para%20Maior%3A,-xerox%20do%20assento

  • Eu no caso vou pedir da minha mãe (neta de português) e depois vou pedir a minha.

    A minha dúvida é, meus filhos maiores de idade também terão direito?

  • @Beatriz23

    sim. Quando é por “atribuição”, caso de quem tira por ser filho ou neto, a nacionalidade retroage ao seu nascimento.

    dessa forma, seus filhos nasceram quando você já era portuguesa e terão direito, caso tenham o nascimento registrado no cartório brasileiro ainda na menoridade deles.

  • Boa tarde a todos.

    Necessito da ajuda do grupo a qual caminho trilhar para dar entrada no processo de cidadania portuguesa na qualidade de neto.

    O neto é meu pai ( Cézar Alberto) casado com Nelza, minha mãe já falecida.

    Elpidio é brasileiro ( filho de pai português) e se casou com a também brasileira Elvira (filha de pais portugueses)

    Eu teria a principio a opção de optar por (três) caminhos diferentes, na escolha do descendente avô/avó português/sa.

    Se escolher através do Elpidio teria alguns problemas a princípio: Processo de Retificação de apelido no Brasil de "Marianno da Silva para "da Silva Mariana" e talvez a transcrição de casamento entre José da Silva Mariana e Maria Ferreira da Silva. Entretanto já tenho a localização do assento de nascimento de José da Silva Mariana.

    Caso escollha pelo lado materno, ainda teria que localizar algum dos assentos de batismo de Antonio Augusto Marques ou de sua esposa Maria e ainda saber se ambos se casaram no Brasil ou em Portugal para saber se teria que fazer a transcrição do casamento dos portugueses ou não.

    Gostaria de obter a opinião do grupo de como devo proceder na escolha da melhor opção a ser seguida.


  • @henrymarques


    veja as certidões de nascimento, de preferência por quem foi registrado por português antes de um ano, caso não tenha prefira pelo que registrou antes dos 18 anos e que dê para transcrever o casamento com mais facilidade.

  • Vamos lá, tenho algumas dúvidas:

    1 - Escolhi o seguinte caminho. Vou fazer o processo de nacionalidade de neto por meio da portuguesa Maria dos Prazeres, já que localizei o batismo dela. Ela provavelmente se casou em Portugal mas não tenho esse documento. Eu preciso provar que ela se casou por lá? Preciso pedir ao arquivo distrital uma certidão narrativa certificada de seu batismo ou basta informar os dados ou mesmo enviar uma cópia do livro?

    2- Meu pai que é neto faz 83 anos de idade amanhã. É aconselhável que ele faça uma nova carteira de identidade para evitar algum problema lá em Portugal? E esse novo RG serve como documento de prova de vida? Ainda existe essa exigência ?

    3- Quanto à certidão de nascimento inteiro teor Reprográfica e apostilada no neto é necessário que esteja averbado o casamento e o falecimento de sua esposa?

    4- Quanto à certidão de nascimento da filha do português já falecida ( Elvira) deve ser inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada. A dúvida é se se preciso averbar o casamento nesta certidão e também se devo enviar uma outra certidão de casamento inteiro teor apostilada de Elvira com Elpidio já que houve mudança de nome da nubente.

    Grato


  • @marcelloamr

    Poderia me ajudar com as questões acima?

  • @henrymarques

    Já tentou localizar o batismo do Antonio Augusto Marques?

    Foi econtrado pelo @Kleber Silva Aguiar a indicação do passaporte dele no Cepese:

    ID 93697 / António Augusto Marques / Pinheiro / Oliveira de Azemeis / Sem Indicação / Sem Indicação / Sapateiro / 43 / Rio de Janeiro / Casado 

    Você pode pedir indicaçao do passaporte no Cepese (tem custo).

    Porém os livros de Oliveira de Azemeis/Pinheiro da Bemposta estão online, se tiver paciência pode ir folheando em busca do batismo dele: https://tombo.pt/f/oaz13

    Acredito que seja um caminho mais direto do que seguir pela esposa dele.

  • @AlanNogueira

    Eu tentei achar o batismo de Antônio mas ainda sem sucesso pois não temos o nome do pai dele.

    Essa certidão de batismo quem que ser qual modelo para enviar junto ao processo de nacionalidade?

    Eu fiz um orçamento no CRAV.

    Está correto?


  • @henrymarques aqui no forum recomenda-se CERTIFICADA em PAPEL e formato NARRATIVA, não tenho conhecimento para lhe dizer se esse orçamento que enviou está correto.

    No seu lugar eu pediria informações do passaporte do Antonio no Cepese, pode ser que tenha alguma informação relevante pra vc (tem custo com eles, acho que são 15 euros). Aqui está orientação de como pedir por email: https://www.cepese.pt/portal/portal/pt/bases-de-dados/emigracao/res_pesq_titulares

  • @henrymarques


    1 - Vc se é cadastrado no Crav peça uma pesquisa . No dia seguinte entre em tarefas . Coloque todos os dados.

    2- RG validade declare 10 anos idosos têm prioridade, no detran

    3- NÃO . So qdo os sobrenomes mudam .

    4- Sim . Não é averbar . Vc entra em contato c o cartório de casamento e pede p notificar ao cartório de nascimento.

  • LucassilvaLucassilva Member
    editado September 2023

    Pessoal, bom dia! Lugar errado

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.