Se você fazer o processo do seu pai e o seu processo pelo consulado, com certeza eles vão pedir as transcrições.
Se fizer pela CRC de Lisboa talvez não caia em exigência, não da pra ter certeza porque lá são várias pessoas que analisam o processo, diferente do Porto onde apenas o Sr. Mário analisa, vai depende da visão do conservador que analisará o processo na CRC.
Algumas pessoas mandaram para lá e conseguiram sem transcrição, outras não, mesmo o português sendo o declarante do nascimento, em fim, não da para ter certeza de que não será exigido.
Eu particularmente não transcrevi depois do Email que recebi da Senhora Conceição Girão, mandei os documentos e imprimir o Email que recebi dela, mandei tudo pelo correio e vamos ver oque vai dar, no caso de cair em exigência é só providenciar a transcrição depois, vai atrasar a conclusão do processo, mas não é motivo de indeferimento. Essa foi uma decisão que eu tomei.
Agora fica á seu critério, que decisão você vai tomar? transcrever ou não transcrever?
Liguei pra CRC hoje, ja enviei todos docs, me disseram que os docs foram enviados pro consulado do Rio de Janeiro para verificar a autencidade dos mesmos. Para os que já passaram por isso quanto tempo demorou até a resposta do consulado do RJ ?
obs: fiz todo o processo pela crc, utlizei o consulado somente para legalizações. Esse é o processo de aquisição da minha mãe. Obrigado.
Herмαηø Tor®ë§: Pra falar a verdade é a primeira vez que eu tomo conhecimento de um processo cujo os documentos após passarem por Lisboa voltaram para o Brasil.
Pois é eu também não entendi nada. Quando liguei pra CRC no inicio do mês me disseram que não sabiam se tinham enviado pra algum orgão no brasil ou em portugal e que era pra eu esperar 1 mês... liguei ontem e disseram que foi pro consulado no rio...estranho. Alguem ja passou por isso?
Se você fazer o processo do seu pai e o seu processo pelo consulado, com certeza eles vão pedir as transcrições.
Se fizer pela CRC de Lisboa talvez não caia em exigência, não da pra ter certeza porque lá são várias pessoas que analisam o processo, diferente do Porto onde apenas o Sr. Mário analisa, vai depende da visão do conservador que analisará o processo na CRC.
Algumas pessoas mandaram para lá e conseguiram sem transcrição, outras não, mesmo o português sendo o declarante do nascimento, em fim, não da para ter certeza de que não será exigido.
Eu particularmente não transcrevi depois do Email que recebi da Senhora Conceição Girão, mandei os documentos e imprimir o Email que recebi dela, mandei tudo pelo correio e vamos ver oque vai dar, no caso de cair em exigência é só providenciar a transcrição depois, vai atrasar a conclusão do processo, mas não é motivo de indeferimento. Essa foi uma decisão que eu tomei.
Agora fica á seu critério, que decisão você vai tomar? transcrever ou não transcrever?
Boa Sorte!
Ahhhh Brother!
acho que eu vou seguir seu toque!!
Vou mandar e ver no que da!
Minha decisão foi baseada nos seus relatos e também na experiencia com a transcrição do casamento e do óbito do meu Bisavô:
Eu estava quase contratando um advogado pra retificar os dados de grafia e a falta de nome que eu citei em algum lugar ai pra cima! Alguém da comunidade falou pra eu mandar do jeito que estava e ver o que eles pediriam, para que eu só retificasse o que fosse necessário! O processo passou sem problemas! Saiu a transcrição numa boa! Nessa brincadeira economizei quase R$2000,00!!
Assim que eu receber dia 5 mando o processo do meu avô!! E vamos torcer!!!
Vc tem fácil o email dessa Senhora Conceição Girão?
Estava afim de escrever para ela, e perguntar mais detalhes sobre prazo, documentação e tals... Pq depois posso enviar os documentos aos cuidados dela (eu acho)...
"Informo vossa V.Exa, que não é possível prever o prazo de conclusão dos processos de aquisição da nacionalidade portuguesa, no entanto a sua tramitação não será mais célere caso dê entrada por Portugal.
Relativamente á transcrição de casamento de pais ou seus avós. Se ainda não ingressou no registo civil português, informo que, casamento de nacionais portugueses é um facto sujeito a registo obrigatório, ainda que tenha ocorrido no estrangeiro (art. 1º nº1 al. d) do Código de Registo Civil), e só pode ser invocado depois de registado.
Com os melhores cumprimentos
a oficial
Paulamartrins"
ou seja, precisarei fazer as transcrições, e ainda pior: Não dão sequer uma previsão de quanto tempo demora o processo...
Eu fiz pelo Porto e não precisou fazer a transcrição do casamento dos meus pais, a Sra. Conceição Girão enviou um e-mail também dizendo que não precisaria, é como o Hermano disse depende de quem avalia o caso, já o consulado é necessário que se faça.
Se voce mora em Sao Paulo e os documentos estiverem completamente em ordem, faca pelo consulado. Com tudo ok uma atribuicao sai aproximadamente em dois meses.
Lembre que uma vez obtida a cidadania do seu avo, voce devera transcrever o casamento dele antes de entrar com o processo do seu. Isso se faz via consulado (Sao Paulo faz rapido) ou via correio em uma conservatoria do registro civil em PT.
Quando o seu pai tenha a dele, devera transcrever o casamento e depois pedir a sua.
A do meu avô farei pelo ACP, e transcrever o casamento dele pelo consulado de SP. A do meu pai e a minha eu farei pelo consulado mesmo! Fiquei com medo dessa "falta de prazo" da CRC de Lisboa.....
Comentários
Liguei pra CRC hoje, ja enviei todos docs, me disseram que os docs foram enviados pro consulado do Rio de Janeiro para verificar a autencidade dos mesmos. Para os que já passaram por isso quanto tempo demorou até a resposta do consulado do RJ ?
acho que eu vou seguir seu toque!!
Vou mandar e ver no que da!
Eu estava quase contratando um advogado pra retificar os dados de grafia e a falta de nome que eu citei em algum lugar ai pra cima! Alguém da comunidade falou pra eu mandar do jeito que estava e ver o que eles pediriam, para que eu só retificasse o que fosse necessário! O processo passou sem problemas! Saiu a transcrição numa boa! Nessa brincadeira economizei quase R$2000,00!!
Assim que eu receber dia 5 mando o processo do meu avô!! E vamos torcer!!!
Abraços
Estava afim de escrever para ela, e perguntar mais detalhes sobre prazo, documentação e tals...
Pq depois posso enviar os documentos aos cuidados dela (eu acho)...
Wladmir,
O email é crcentrais.diversos@dgrn.mj.pt, é só ela que responde, último contato que tive com ela, foi agora dia 16.
"Informo vossa V.Exa, que não é possível prever o prazo de conclusão dos processos de aquisição da nacionalidade portuguesa, no entanto a sua tramitação não será mais célere caso dê entrada por Portugal.
ou seja, precisarei fazer as transcrições, e ainda pior: Não dão sequer uma previsão de quanto tempo demora o processo...
é normal isso gente?
Fiquei com medo dessa "falta de prazo" da CRC de Lisboa.....