Grafia

Pessoal, finalmente consegui solicitar todas as certidões necessárias para a solicitação da atribuição da cidadania do meu avô! 

Hoje solicitei a certidão de casamento dele (que ira demorar cerca de 1 mês para sair) e olhando o livro lá no cartório, reparei que nos documentos há um erro na grafia:

O primeiro sobrenome dele é Correia, assim como o do meu pai e o meu! 

Na certidão de CASAMENTO do meu BISAVÔ, esta Correa e na certidão de óbito esta Correia. 

Quando eu transcrevi o óbito e o casamento passou batido essa diferença! 
Conversando com a moça do cartório (que também tem cidadania Portuguesa) ela disse que poderia ter problema e que era melhor eu retificar.
Só que para eu retificar, eu terei que retificar o do meu avô, pai, o meu e do meu filho!!!!

Minha dúvida é: 
Alguém já teve caso parecido que passou batido?? O fato da transcrição ter passado foi sorte? Ou é normal?
«1

Comentários

  • o consulado pede, pois ja sai a cidadania do meu avô com o estado civil atualizado! Creio que isso facilite ao solicitar a atribuição do meu pai!
  • Eu particularmente acho que esse "i" ai não causaria problemas, acho que para causar problemas só se fosse uma coisa muito diferente, se faltasse um sobrenome, ou se fosse um sobrenome completamente diferente. 
     Mas levando em conta que você pretende fazer pelo consulado fica difícil, consulado adora "pegar no pé" se você optasse por fazer a do seu avô pelo Arquivo Central do Porto não seria melhor? Sai em menos de 15 dias, e é só você mandar um email para o senhor Mário com toda documentação digitalizada, ele confere antes mesmo de você enviar, quando chega é só rever e aprovar! 
     
  • Sim, mas a nacionalidade não é para o avô dele? O Bisavô nasceu em Portugal não é? Foi o que eu entendi. 
  • Al Tri 

    Meu bisavô é português! Estou solicitando a atribuição do meu avô.

    Herмαηø Tor®ë§ 

    A Carol tambem me disse isso! Porem achei bem complexo pedir pelo Porto! Sei lá, pode ser coisa da minha cabeça...Vc tem um passo a passo mais "simples"? Qual o email do Sr Mário??

    Valeu a força!!

    P.S.:  A Transcrição foi feita pelo consulado de SP, e passou com essa diferença da grafia!
  • Eu tinha, mas um querido moderador da comunidade apagou... Vou repostar...

  • Bom, o orkut esta dizendo que a resposta é grande demais, não sei como proceder...

    Mas em fim...

    Pedir pelo Porto é mais fácil do que pela CRC.
    Os documentos são os mesmos, mas a agilidade e a afeição do Sr. Mário ao trabalho que ele executo no ACP faz toda a diferença. Dependendo do seu caso o Sr. Mário nem vai exigir transcrição alguma, meu Bisavô também é Português, a nacionalidade do meu avô saiu por lá em 10 dias...

    Sobre os Emails: 

    Tem este  digamos "oficial" do Arquivo: arqc.porto@dgrn.mj.pt

    E tem o direto do seu Mário: mario.m.ferreira@irn.mj.pt

    Os emails com a terminação dgrn ou irn não aceitam anexos grandes, por isso tem o outro endereço de mail dele para mandar as digitalizações...

    Este: mvalesferreira@sapo.pt
  • [APAGADO]
  • A Transcrição de casamento do seu bisavô foi feita pelo Consulado de São Paulo?

    Se sim, isso é bom, porque na certidão do seu avô já vai sair o estado civil dos pais certinho, no meu caso como eu queria economizar dinheiro eu não fiz a transcrição do casamento dos meus bisavôs.

    Então... Você fazendo a Nacionalidade do Seu avô pelo ACP depois você transcreve o casamento dele também no consulado de SP para tirar a nacionalidade do seu pai. 

    OBS: Deverá transcrever o casamento do seu avô no consulado de São Paulo depois de fazer o processo e nacionalidade dele pelo Porto, porque infelizmente o Porto assim como a CRC de Lisboa não faz transcrições, então mesmo que você opte por fazer a nacionalidade dele pelo Porto posteriormente você deverá transcrever o casamento no consulado de SP mesmo.
  • Hermano

    Isso não vai sair mais caro não??
    Pq tirando as certidões, pelo consulado, sai R$ 1105,00
    Como fica nesse caso?

  • Olha, eu não achei não, a nacionalidade do meu avô saiu no máximo 700 reais.

    De documento mesmo só tirei a Certidão de Nascimento dele em inteiro Teor. Legalizei no consulado na época foi uns 30 reais aqui no RJ mais os custos do cartório que não lembro quanto foi. (Itamaraty de graça)

    Xerox do RG autenticada no consulado + 30 reais (fora a legalização do cartório)

    Requerimento 1C só com a firma reconhecida por autenticidade no cartório, coisa de 5 reias... 

    O Sr. Mário pediu uma Xerox simples da certidão de casamento dele só para conferir se o nome do pai estava o mesmo em todos os documentos...

    Os custo para envio pelo correio ficou em uns 50 reais podendo ser mais caro ou mais barato dependendo de que serviço dos correios você vai querer utilizar

    E o Emolumento do processo em si de 175 EUR cobrado pelo governo português.

    Paguei por vale postal os 175EUR, ai o correio coloca mais uma porcentagem em cima pra variar... Mas já se pode pagar pelo cartão de Crédito, direto no site do IRN, ai você se livra desta taxa que o correio cobra para mandar o vale postal.

    Só isso.

    Lembrando que no meu caso, não fiz transcrição de nada...
  • é vantajoso no prazo! 

    Mas financeiramente da na mesma! pq cerca de R$ 700,00 + os R$ 400,00 que gastarei com o consulado para transcrever o casamento...

    vou enviar um email para o Sr Mario e ver o que ele pede...

    Se eu conseguir solicitar a cidadania do meu avô, e não precisar transcrever o casamento para pedir a do meu pai...ai eu faço pelo Porto mesmo!
  • Se financeiramente dá na mesma então faça pelo Porto e em 15 dias você resolve o processo do seu avô.

    No caso da nacionalidade do seu pai, se você optar por fazer pelo consulado com certeza vai precisar transcrever o casamento do seu avô primeiro!!!

    Se optar por fazer pela CRC de Lisboa pode ser que não caia em exigência a transcrição de casamento.

    Vou transcrever um Email que tive como resposta da CRC de Lisboa no meu caso:

     O casamento de nacionais portugueses é
    um facto  sujeito a registo obrigatório, ainda que tenha ocorrido no
    estrangeiro (art. 1º nº1 al. d) do Código de Registo Civil).

    Por outro lado, nos termos do art. 1º,
    nº 1, al. c) da Lei nº 37/81, de 3 de Outubro alterada pela Lei Orgânica nº
    2/2006, de 17 de Abril (Lei da Nacionalidade), pode ser atribuída a
    nacionalidade portuguesa aos filhos de mãe portuguesa ou de pai português
    nascidos no estrangeiro, se inscreverem o seu nascimento no registo civil
    português ou se declararem que querem ser portugueses.

    No entanto, de acordo com o disposto no
    artº 14º da referida Lei, só a filiação estabelecida na menoridade produz
    efeitos relativamente à nacionalidade.

    Logo, terá de ser feita prova, não só,
    de que o interessado é filho de português, mas também, que, a
    filiação foi estabelecida na menoridade, de acordo com as normas de direito
    português aplicáveis.

     A
    verificar-se, que o pai é o declarante do  registo de
    nascimento de sua mãe e  que o mesmo foi declarado na 
    menoridade de sua mãe, que a mãe de sua mãe é brasileira,  não será condição
    prévia o ingresso do casamento  dos pais no registo
    civil português.

    Com os melhores cumprimentos

    A Ajudante

    Conceição Girão 

  • Se eu entendi:

    Se meu pai foi o declarante do meu nascimento, eu posso pedir minha cidadania sem transcrever casamento?
  • imageWladmir Jordão:
    é vantajoso no prazo! 

    Mas financeiramente da na mesma! pq cerca de R$ 700,00 + os R$ 400,00 que gastarei com o consulado para transcrever o casamento...

    vou enviar um email para o Sr Mario e ver o que ele pede...

    Se eu conseguir solicitar a cidadania do meu avô, e não precisar transcrever o casamento para pedir a do meu pai...ai eu faço pelo Porto mesmo!
    Wladmir, acho que as vezes por questão de alguns reais, vale a pena fazer pelo Porto. Manda email para o sr Mario, vc vera a diferença que eu  e o Hermano estamos falando. Eu lembro que antes mesmo de mandar os docts para o Porto, eu digitalizei a minha certidão para ele conferir e solicitei a certidão da minha mãe (ela nasceu no Porto). O que atrasou, por assim dizer, o meu processo, foi a transcrição do casamento dos meus pais, que eu fiz por Curitiba, levou 3 meses, isso por que num momento de desespero eu mandei um email para o sr Mario dizendo que eu não entendia o porque desta demora do consulado e tal, senão fosse ele, acho que teria demorado ainda mais. No mesmo dia ele entrou em contato com o consulado e solicitou o termino do processo de transcrição. Ele é muito agil e esta sempre disposto a ajudar. Tenta, não custa nada.
  • Mandei um email pra ele ontem mesmo! 
    Ele ja me respondeu, solicitando as certidões digitalizadas! Ja peguei no Cartório e enviarei daqui a pouco pra ele!
    Vamos ver no que da!!

    valeu mesmo heim pessoal!
  • Tenho ele no facebook até rsrsrsrs..

    Sobre sua pergunta: Se meu pai foi o declarante do meu nascimento, eu posso pedir minha cidadania sem transcrever casamento?

    Segundo a Senhora Conceição Girão da CRC de Lisboa sim.

    Mas, na CRC de Lisboa várias pessoas analisam o processo, então umas podem pedir coisas que outras não pediriam, o que não acontece no Porto porque lá só quem faz esse processo é o senhor Mário...
  • [APAGADO]
  • rrssrsr
    Mande o link para eu add!

    eheheheh Se vc quiser é claro!!

    Vou enviar as certidões agora mesmo!!!

    abs
  • Hermano

    Ja achei ele lá no Face!

    hehehee

    Vamos aguardar amanha e ver o que ele responde sobre as certidões!!
  • Que bom, lembro que quando ele me aceitou eu enchia o saco dele até aos sábados kkkkkk' 
     
  • agora é só torcer pra dar td certo!!!

    Valeu querido!!! Valeu mesmo pela força!

  • E não posso esquecer de agradecer a Carol! Ela que "colocou" na minha cabeça a ideia de mandar pro Porto!!!

    hehehe
  • imageWladmir Jordão:
    E não posso esquecer de agradecer a Carol! Ela que "colocou" na minha cabeça a ideia de mandar pro Porto!!!

    hehehe
    kkk Wladmir... obrigado, mas estamos aqui para ajudar! Imagino que ser Portugues para vc é tão importante qto é para mim ou para os demais. Faremos sempre o possivel para ajudar e, por que não, as vezes indicar o caminho mais rapido?! kkkkk
    Boa sorte! Tenho certeza que o sr. Mario não vai te decepcionar!
  • Alguém me informa o Facebook do Sr. Mario?
  • Bom dia 
    Eu mandei um mail para seu Mario e não entendi a sua resposta :

    Bom dia,
    Deverá enviar os documentos para a Conservatória dos Registos Centrais, com o seguinte endereço:
    Rua Rodrigo da Fonseca, 198, código postal 1099-003 Lisboa.
    Fique bem
    Mário Vales
     

    Quoting "dri.kneif" <dri.kneif@uol.com.br>:

    Bom dia,

    Sr. Mario pode me orientar sobre atribuição de nacionalidade , averbei o meu divorcio do 1 casamento e averbei meu 2 casamento pelo consulado
    portugues ja tenho a cidadania e agora preciso passar a mesma para meu filho, pode me informar quanto tempo esta para sair a atribuição.
    Pode me confirmar o endereço que devo mandar todos os documentos para atribuição.
    Muito grata
    Adriana
  • Adriana,

                   vide 'Guia de Ajuda' de 27/02/2011:

    "Arquivo Central do Porto o qual atende somente pedidos de nacionalidade por atribuicao dos filhos de portugueses nascidos em Portugal."

  • Adriana:

    Isso mesmo que o Guilherme disse, ou seja, se você tivesse nascido lá o processo do seu filho poderia ser feito no Porto, mas como você nasceu no Brasil, então só resta o consulado ou a CRC de Lisboa mesmo.

    Carol

    Oi Carol... :) O Facebook do Senhor Mário é "Mário Manuel Vales Ferreira" o único que tem no face, procura lá.... 

  • Obrigado Hermano Torres! 
  • Pessoal

    Ele respondeu que esta td certo com minha documentação! E falou exatamente isso que foi postado pelo guilherme: Só posso pedir a cidadania do meu avô pelo ACP, pois ele é o filho de Tuga legitimo! 
    Ele explicou também que terei que enviar os outros processos (meu e do meu pai) para a CRC de Lisboa!

    Pergunto aos mais experientes: 

    Sera que precisarei fazer a transcrição dos casamentos do meu avô e do meu pai?? Ambos são declarantes do nascimento e isso consta nas certidões!

    Ele escreveu assim no email:
    "No que às transcrições, nomeadamente de casamento, elas terão
    que ser feitas em qualquer Conservatória do Registo Civil ou no
    Consulado, nunca aqui , nem na Conservatória dos Registos Centrais. "
    Ele deixou no ar se vou ou não precisar transcrever....
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.