Processo_61XXX/22 - Flavia Alves Angulo Soares

Leticia, bom dia, Espero que esteja bem

Iniciei o meu processo em Março de 2022 com pagamentos e solicitações ao cartório aqui do Brasil e enviados para conservatoria de Lisboa em Abril de 2022 no inicio de Maio de 2022 recebi a notificação para chave de acesso para acompanhamento do processo e estamos em 3,5 meses percebi que o processo não evoluiu do primeiro estágio. Gostaria de saber se aconteceu algum problema para a minha solicitação para cidadania portuguesa e quanto tempo podemos considerar para evolução total do tempo estimado, pois o tempo informado para filhos de cidadão portuguesa está mencionando de 2 a 4 meses.

A minha mãe, já é cidadã portuguesa, está somente no aguardo do passaporte e cartão cidadão.

Agradeço pelo retorno - Flavia e Sergio - 20/08/22

Comentários

  • @Sergio_1976

    A informação do processo é sigilosa.

    Talvez, fosse o caso de editar a sua mensagem.

    Vc pide fazer isso na roda dentada, ao lado do seu apelido.

    ===

    Caso vc não consiga, eu marquei a nossa moderadora @Leticialele para editar a mensagem, para que os seus dados privados não fiquem disponíveis em um fórum público

    ===

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    Abraços

  • @Sergio_1976

    O processo é de filho?

    Se foi o caso, o melhor teria sido.o envio para o Porto, que tem o prazo que vc mencionou, se houver alguma prioridade.

    O prazo normal do Porto é de 6 meses, em média.

    Os processos em Lisboa são sempre mais demorados.

    Vc tem que buscar no fórum por um tópico de Atribuição de Filhos que tramita em Lisboa (ou vc pode abrir um, se não achar).

    ===

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    Boa sorte no seu caso!

  • editado August 2022

    @Sergio_1976

    Sua mãe fez a transcrição de casamento? Você vai precisar que esteja feita. É bom que mande o assento de casamento transcrito, mas não é obrigatório. Muito provavelmente precisará ter feito ou terá atrasos.

    A menos que sua mãe portuguesa tenha sido a declarante na sua certidão, antes de 1 ano de idade, a transcrição do casamento será obrigatória. Ela se faz como um processo separado, geralmente pelo consulado de onde ela ou você moram. Pergunte se precisar esclarecimento, ou consulte diretamente no site do consulado de sua área por Sedex (Santos ou Rio). Se for outro estado, peça instruções.

    Você entregou seu processo pessoalmente por art-1C na CRCentrais? Tem algum advogado ou despachante cuidando de seu caso?

    Lá é mais demorado que os relatos usuais que vai ver aqui no fórum, geralmente pelo ACP.

    O seu deve demorar 18 meses até a aprovação (6-verde). Seguirá até na CRCentrais até ser aprovado. No ACP seria bem mais rápido, mas não há como mudar depois que já enviou.

  • @Sergio_1976

    Em Lisboa tem a CRCentrais, a CRC de Lisboa (e mais algumas conservatórias próximas).

    Quando você faz a consulta online, próximo de seu nome, tem uma linha onde se lê: "O Processo encontra-se na XXXXXXXXXX".

    O que está escrito aí? De quem é o processo 61xxx/22, do Sergio ou da Flavia Soares? Foi entregue pessoalmente pelo advogado?

  • @gandalf

    O processo é de atribuição 1C e está no ACPorto.

    O casamento dos pais está transcrito em Portugal.

  • @Sergio_1976

    Então mude suas perguntas para o tópico do ACP

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest

    Sua previsão de aprovação seria 28 a 30/set/22. Essa é sua data importante, quando decidirão se aprova (6-verde) ou se exigem alguma documentação suplementar (4-laranja). O processo está na linha 96 da planilha por enquanto. Compare com os próximos ao seu.

    https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=979081908

  • Olá boa tarde

    @guimoss

    Recebi abaixo as informações da minha esposa da conservatoria do Porto, porém ainda não recebi os documentos ou informações de rastreio DHL para ir acompanhando

    Gostaria de saber se posso iniciar o processo dos meus filhos e quais são os documentos necessários para que eu possa ir adiantando, ou realmente terei que esperar os documentos em mãos


  • @Sergio_1976

    Tem que esperar sair o registro para dar entrada no processo dos seus filhos (bolinha 7 verde)! Mas pode ir adiantando a documentação.

  • @Sergio_1976

    Dê um resumo no seu caso, pois foi há muito tempo.

    ===

    As bolas acima são do processo de quem? Seu ou da sua esposa?

    É de filho ou neto?

    Foi em Lisboa ou no Porto?

    ===

    Sobre o DHL:

    O DHL te dá um código de rastreio que vc coloca no site e pode ver o trajeto do pacote.

    Olhe nesse tópico que mostra, onde vc deve procurar:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/302020/#Comment_302020

    Veja as mensagens do @NivaldoJr , se não estiver encontrando o número.

    Se puder divulgar o trajeto no tópico acima, o fórum agradeceria.

    ===

    Se as bolas acima são do seu processo ou da esposa, vc deve aguardar a bola 7 ficar verde e pedir o número e/ou o assento pelo email da Conservatória ou pedir o assento pelo civilonline por 10 euros.

    Vc poderia fazer uma kinha do tempo do seu caso. Do envio, numeração até a bola 7 vermelha?

    Esclareça o seu caso, por favor.

    ===

    Sobre os seus filhos (se um dos pais já for português):

    Vc pode mandar o processo deles juntos para ACP, se eles forem filhos de um português, com base no artigo 40-A do Decreto-Lei 26/2022.

    Isso pouparia documentos e envios.

    Tem que ver quem declarou o nascimento deles, divergências entre certidões para saber se há a necessidade de transcrever o casamento da sua esposa com vc (pais dos filho-Requerentes).

    Se forem menores, o processo é gratuito.

    Um processo de menor levou 3 meses no ACP, recentemente.

    Boa sorte!

  • editado November 2022

    @guimoss bom dia

    Obrigado pelo retorno, envio o processo é da minha esposa (neta de portugues) o processo de sua mae brasileira (saiu estes dias pegou o passaporte e cartão cidadão feitos aqui do Brasil demorou ao todo 3,5 anos), o da minha esposa está ainda na situação abaixo, baseado nas orientações preciso esperar para sair o meu e filhos ou posso solicitar todos

    Peço a gentileza de informar o que posso adiantar aqui tanto o meu para os meus filhos (15 e 22 anos)

    Nota: Processo no ACP de Porto


    Grato


    [removido pela moderação]

  • @Sergio_1976 o processo da sua esposa, Flávia, não é de neta de português, mas sim de filha, já que a sua sogra é portuguesa desde o nascimento (porque quando se solicita por neto ou filho, o candidato passa a ser portugues desde o dia em que nasceu).

    Quanto aos seus filhos, muito provavelmente foi vc, o pai brasileiro, que os declarou no cartório, portanto, primeiro passo, será esperar receber o assento de nascimento português da sua mulher Flavia, e transcrever o vosso casamento.

    Depois com o casamento transcrito, pode dar seguimento ao processo. Reside em que estado? Se for no RJ, pode já emitir a sua certidão de nascimento em inteiro teor,digitada e a de casamento c a Flavia em inteiro teor digitada. Assim que sair o assento da Flavia, vc pode transcrever o casamento, e quando tiver o casamento transcrito, emite as certidões de nascimento em inteiro teor por cópia reprográfica dos seus dois filhos.

    @Admin pode apagar os dados pessoais do @Sergio_1976, para segurança dele?

  • @nunogomes

    Eu acho que o @Sergio_1976 quis dizer que a esposa é neta, mas pediu pela mae, que pediu por um dos avós.

    Sergio, poderia confirmar?

    Nuno, foi bom vc ter pedido a exclusão da imagem.

    Obrigado

    ===

    Sobre os filhos:

    O menor de 18 anos é gratuito e o maior custará 175 euros.

    Vc pode enviar os documentos, com base no artigo 40-A do Decreto-Lei 26/2022.

    Assim, poupará os valores de certidões.

    Abraços aos 2.

  • @guimoss e @nunogomes

    Obrigado a minha esposa Flavia é Neta .. a Mãe nasceu no Brasil (vindo na barriga dos avós) ela já está com Passaporte e cartão cidadão

    Somos de São Paulo, inclusive a filha - 22 anos estará indo para Portugal para um intercambio em Medicina (previsão junho de 2023)

    Podem mencionar quais são os documentos, com base no artigo 40-A do Decreto-Lei 26/2022 ?


    Abs - Sergio Soares

  • @Sergio_1976 @nunogomes

    Somos de São Paulo, inclusive a filha - 22 anos estará indo para Portugal para um intercambio em Medicina (previsão junho de 2023)

    Para transcrição, use o Consulado de Santos.

    Cuidado com divergências nesse Consulado.

    Se a filha está indo para Portugal, vc pode pedir urgência na tramitação.

    Vc deve enviar a matrícula no curso, não bastando a aprovação para o curso.

    Assim, deve ir mais rápido.

    ===

    Podem mencionar quais são os documentos, com base no artigo 40-A do Decreto-Lei 26/2022 ?

    A questão varia um pouco por ser um caso de filha menor e outra maior.

    Olhe no guia úteis para ver o preenchimento e os docs.

    Se tiver alguma dúvida, é só perguntar.

    ===

    Sobre os docs:

    Além dos tradicionais, eu enviaria um requerimento assinado por ambos os pais por autenticidade, para a filha menor, pedindo a apensação do Decreto-Lei.

    Em relação à filha maior, eu enviaria outro requerimento assinado por ela por autenticidade pedindo a urgência pelo intercâmbio e juntaria o doc da matrícula.

    Sea filha maior se casou, é necessário enviar o casamento para justificar o nome de casada no RG.

    Abraços

  • Ola bom dia

    Ainda não recebemos a documentação da minha esposa, como podemos proceder?

    61xxx/2228/04/202202/05/22E-mailCredAprovado__6-VERDE05/11/22

  • @Sergio_1976 tem que esperar que a bola 7 fique verde

  • Olá bom dia

    Já está verde, será que foi despachado e se tem o n DHL?


  • @Sergio_1976

    já foi criado e vc receberá no seu endereço, enviado pelos correios CTT.

    Ou pode emitir pelo civilonline pagando 10 euros

  • Olá boa tarde


    De que forma procede o pagamento

    No aguardo

  • Olá boa tarde

    Gostaria de saber de que forma podemos proceder com o pagamento?

    Outro ponto gostaria de evoluir com a solicitação da cidadania para minha filha Amanda Angulo Soares

    vide abaixo uma carta de aceitação para que ela faça um curso previsto de maio a junho 2023


  • @nunogomes e @guimoss boa tarde

    Gostaria saber se consegue me ajudar para o temas acima sobre a possibilidade de antecipar a cidadania da minha filha Amanda, que estará indo para estagio em Hospital em Lisboa

    Ainda não recebemos o envio da confirmação da DHL da minha esposa Flavia


    No aguardo

  • @Sergio_1976

    não entendi este último comentário.

    Algum processo está finalizado, é isso?

  • @mabego boa tarde

    Sim, o processo está finalizado, porém gostaria de entender como está o processo da devolução das documentações, pois não recebemos em casa (Brasil) e o processo está na Bola 7 verde desde Nov/2022.

    O objetivo é dar continuidade a cidadania dos filhos, na qual gostaria de saber como podemos buscar o Assento de Nascimento da Mãe (Flavia Alves Angulo Soares)

    Obs.: A filha estará em Portugual para um curso e gostaria de saber se teria uma prioridade.

    No aguardo,

    Atenciosamente,

    Sergio Eduardo Rocha Soares

  • Não devolvem a documentação


    Você pode pedir pelo civil online o assento de nascimento e dar continuidade aos processos da família.

  • @Sergio_1976

    Vc receberá o assento português criado por correio. Demora mesmo.

    Mas... se vc não quiser esperar, já pode pedir no civilonline (com um custo de 10 euros) e dar andamento à documentação dos requerentes seguintes.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    A portuguesa declarou o nascimento dos filhos? se não, deve fazer a transcrição de casamento para perfilhar.

    E depois de pronta a transcrição, usar o documento gerado para anexar no processo de filha.

    E aí sim, com a carta e o curso comprovando a situação, pedir urgência. Acho que dá certo...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.