Registro civil de Nascimento

Olá, pessoal! Boa tarde!  

Meu nome e Nathalia, sou Bisneta de Português e estou tirando minha cidadania portuguesa.  

Minha mãe já conseguiu a cidadania dela e chegou a minha vez. Eu estou na primeira fase, no registro de nascimento e tenho uma dúvida.  No site do consulado português tem a informação de que eu preciso apresentar uma certidão de nascimento minha de inteiro teor com cópia reprográfica, só que na página do agendamento do registro de nascimento eles pedem uma certidão narrativa de registro de nascimento. Qual das duas certidões são validas para ser apresentadas? Elas são as mesmas certidões? O que seria uma Certidão narrativa de registro? Vocês poderiam me ajudar com essas dúvidas? Muito obrigada!    

Comentários

  • @NathaliaF_29

    seria artigo 1C, correto?

    vai fazer pelo consulado?

  • @NathaliaF_29

    Mande seu processo para o Arquivo Central do Porto. É a Conservatória mais rápida.

    A certidão do requerente tem que ser por cópia reprográfica do livro, apostilada.

  • Olá, pessoal! Muito obrigada pelas respostas. Me ajudaram a entender essa questão de papelada que é muito complexa. Estou fazendo pelo consulado português aqui no Rio de Janeiro, vou fazer por lá porque o processo da minha mãe já está tramitando lá.  Mais uma Dúvida, o que seria artigo 1C?  Muito obrigada!

  • @NathaliaF_29 , o Con sulado é mais demorado que o ACP.

    Art 1C é o artigo da Lei da Nacionalidade que dá direito aos filhos de portugueses a obterem a cidadania portuguesa.

  • @NathaliaF_29

    Para o seu bem, não faça pelo consulado. São dois caminhos diferentes que levam ao mesmo resultado: a cidadania.

    Se fizer pelo consulado vai levar 1 ano ou mais. Se fizer pelo ACP leva 5-6 meses. Uma vez que inicia, não tem como mudar depois.

    A lista de documentos para fazer pelo ACP é ligeiramente diferente dos consulados, mais simplificada. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/292561/#Comment_292561

    Você é filha do 1º casamento de sua mãe? Ela é (ou era) casada com seu pai? Sua mãe precisa fazer antes a transcrição do casamento dela com seu pai, para que vc tenha direito. Essa sim, você faz pelo consulado do Rio (um dos melhores lugares do país, para quem mora no RJ/ES).

    Para a transcrição, consulte o site do consulado. Você baixa e preenche o requerimento, manda por SEDEX ou correio, demora umas 2-3 semanas, eles aprovam os documentos, lhe mandam o boleto para o pagamento da taxa. Recebe tudo pelo correio.

  • Prezados, boa tarde!

    O processo de nacionalidade da minha mãe (filha de portugueses) foi concluído com êxito. Agora eu e minha irmã pretendemos fazer os nossos.

    É obrigatório que, além do assento de batismo, minha mãe tenha também o Cartão Cidadão para que possamos prosseguir com o nosso processo?

    A partir de agora, eu e minha irmã, seguimos o trâmite como filhos de portuguesa?

    Precisaremos transcrever o casamento de minha mãe e, em seguida, o óbito do meu pai (brasileiro)?

    Se houver alguma sala que esclareça essas dúvidas é só indicar que eu visito.

    Um grande abraço para todos e OBRIGADO mais uma vez. Graças a vocês consegui fazer tudo sozinho.

  • @heliotheodoro

    Da sua mãe só precisa ter o assento, e com ele fazer a transcrição do casamento com seu pai.

    Você e sua irmã podem dar entrada juntos, mandando os documentos na mesma remessa DHL, em 2 envelopes de plástico ou papel.

    Precisaremos transcrever o casamento de minha mãe e, em seguida, o óbito do meu pai (brasileiro)? O casamento sim, o óbito seria opcional, mas é grátis. Basta mandar para o consulado os dois requerimentos, e fazem junto.

    Se quiser, pode fazer o CC (se ela quiser morar e viajar pela Europa, mas não é obrigatório, nem tem prazo). Faça essas transcrições antes.

    O caso seu e de sua irmã pode ser pesquisados e discutidos no link abaixo.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.