Assento Português no Arquivo Distrital de Vila Real

2»

Comentários

  • guimossguimoss Beta
    editado July 2022

    @mabego

    @Brunocalado

    Nao previsa usar a plataforma do Crav.

    É só mandar um email.

    O email:

    mail.advrl@advrl.dglab.gov.pt

    O Sr. Paulo é muito gentil mesmo.

  • @guimoss muito obrigado, vou mandar um e-mail pra eles, e volto aqui para dizer como está o processo

    Abraços

  • guimossguimoss Beta
    editado July 2022

    @Brunocalado

    Mande por agora, que vc tem das 05:00 até às11:30 da manhã do Brasil para receber a resposta e ter contatos adicionais.

  • @Brunocalado

    Esse registro (uma das melhores letras que eu já vi) diz que a Virgínia é natural da Provincia de Beira Alta, que corresponde aos Distritos atuais de Viseu e Guarda.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-D4N8-XT?i=112&cc=1582573

    Ele tb diz que os pais da Virgínia residiam na capital, em 1923.

  • BrunocaladoBrunocalado Member
    editado July 2022

    @guimoss mandei o email o sr paulo mesquita me respondeu dizendo que nao está averbado.

    Pode me informar como faço o processo de trascriçao?

    Desde de ja agradeço

  • @Brunocalado

    Primeiro, vc reside em qual Estado do Brasil?

    Se for do Rio ou Es, faça pelo Consulado do Rio. Demora de 1-2 semanas.

    Se for de Sp ou Ms, faça por Santos. Demora 2-4 semanas.

    Ambos devolvem os documentos enviados. Eu já pediria uma Certidão de Nascimento em inteiro teor Reprográfica, para comprovar o vínculo, pois ela pode ser reutilizada no processo de Atribuição.

    ===

    Entretanto, antes de fazer a transcrição, vc deve buscar o batismo da Virgínia, nos locais que indiquei acima.

    Uma forma de fazer isso é folhear por batismos dos filhos nas igrejas de São Cristóvão ou São Tiago, que pega a região de Engenho Novo, pelo Familysearch.

    Eles são mais detalhados e podem fornecer a localização precisa dela.

    ===

    Depois de achar ambos os batismos, vc tem que procurar por divergências entre os batismos portugueses e as certidões brasileiras.

    Se tiver divergências, a da Beira Alta (Viseu e Guarda) é apostilada na PGR portiguesa de Coimbra e a de Vila Real em Guimarães*.

    * Vc pode tentar enviar tudo pelo Porto (que faz o apostilamento de assentos de Vila Real, pois Guimarães - desde a última vez que conferi - não faz envios postais).

    Olhe o tópico do apostilamento em PT para mais detalhes. Busque o termo "areias" na barra de buscas e vc achará o tópico.

    Se houvesse divergências, eu enviaria tudo para Lisboa, que apostila documentos de todo Distrito Português.

    Obs: tem que verificar com os cartórios os requisitos oara a retificação, mas costuma ser apostila em PT + inscrição no RTD.

    ===

    Sem divergências, vc pode pedir os assentos com Certificação analógica* (selo branco em alto relevo, assinatura manuscrita e enviada pelo correio) ou digital (assinatura eletrônica e impressa pela internet).

    * O pessoal prefere a Analógica, pois não houve relatos sobre a aceitação da digital.

    E também pedir a certidão brasileira de casamento inteiro teor digitada e apostilada em um cartório do Brasil.

    Preencher o formulário pelo PC, reconhecer a firma por autenticidade e apostilar.

    Envie tb um envelope pata receber os documentos de volta.

    Obs: olhe o site do Consulado em questão, para mais detalhes sobre os documentos.

    Em síntese, é isso.

    Abraços

  • @Brunocalado

    Sr.Paulo é muito atencioso!!

    Agora é só transcrever...

  • @mabego boa tarde amigo, fui na 6 circunscrição e não acharam a certidao de casamento do albino calado , disseram que poderia ter ido para a 3rcpn e seu poderia conseguir a página 1 do livro para saber o cartório exato @guimoss

  • @mabego @guimoss tive dando uma pesquisada acho que a 6 circunscrição de antigamente hoje ela se localiza na 9rcpn, que fica em São Cristóvão rj e meu avô na época registrou todos os filhos em São Cristóvão ( liguei na 9crpn hoje o atendente disse que preciso do número do livro para poder achar ) ou fazer uma buscar por e-mail , mandei o e-mail para ver se tenho alguma resposta

    Essa imagem mostra as c

  • @Brunocalado

    Rio de Janeiro é uma confusão...

    Mas calma... vc tá indo bem, tente falar com o oficial do cartório.

  • @Brunocalado

    Você está se confundindo com a terminologia. Hoje em dia não existe mais "circunscrição" (desde 2012). Existe cartório de RCPN (registro civil de pessoas naturais).

    Algo que foi na 6a circunscrição décadas atrás não tem nada a ver com o 6 RCPN atual. O 6 RCPN atual é Jacarepaguá e região (parte da antiga 12a circunscrição)

    A tabela do seu link ainda funciona bem para essa sua região. Se era registro da 6a circunscrição, hoje em dia é 3 RCPN (que fica no centro), como te informaram. É um cartório conhecido por não responder telefone, email etc,

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/uploads/219/PGYJZ93J7ZW1.jpg

    Para a zona mais central e zona sul do Rio, essa tabela funciona direito até hoje em dia.

    Mas para partes da Zona Norte e Oeste tem que tomar cuidado, pois houve desmembramentos de partes do 11 e 14 RCPN para criar os novos 15 e 16 RCPN, que passaram a funcionar no fim de 2021 (depois que essa tabela foi feita). Mas não afeta quem tem registro da área do centro, São Cristovão, etc,


  • @CarlosASP entendi, e porque eu estava vendo pelo ano de casamento que foi 1915.

  • @Brunocalado

    É, tem que tomar cuidado para não confundir a data do EVENTO, com a data em que alguma certidão foi expedida. Pois a certidão vai usar a terminologia do momento que foi expedida.

    O Family Search também usa como classificador "circunscrição", independente do período do registro.

    Se foi lá que achou, olhe a primeira página do livro; em geral consta o termo de abertura daquele livro. No termo vão usar a terminologia da época do evento.

    Um casamento em 1915 no que depois virou a 6a circunscrição (e hoje é o 3 RCPN) teria ocorrido na "terceira pretoria - segundo ofício" - a terminologia entre 1912 e 1939.

  • @CarlosASP Na capa do livro diz terceira pretoria mesmo, obrigado Carlos vou lá vê se eles consegue achar essa certidão de casamento

  • @Brunocalado

    Vc não conseguiu achar a antepassada do seu parente nos ADs de Viseu ou Guarda?

    Detalhe o que vc já fez no lado brasileiro e no lado português para achá-la.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/297474/#Comment_297474

    Boa sorte!

  • BrunocaladoBrunocalado Member
    editado August 2022

    @guimoss fiz o pedido de pesquise ads viseu porém sem sucesso, pois eles estão pedindo o local de registro que não tenho , tenho um tio meu que está em portugal que também vai tentar me ajudar , ele também vai precisar desse assento

  • @Brunocalado

    E no lado brasileiro?

    O que vc fez? Procurou os registros religiosos?

    Vc tb tem que buscar em Guarda. Comece com os Concelhos de Guarda e Viseu que NÃO faziam parte de Trás-os-Montes, pois se ela fosse de lá, não indicaria Beira Alta.

    Outra opção é buscar pelos pais da Virgínia. A família deve ter vindo junta, pois eles residiam no Rio.

    O óbito dos pais tb é depois da data do registro do filho.

    Continua...

  • @Brunocalado

    Outro filho dos portugueses:

    Pretoria Cível do Rio de Janeiro, 7 (Freguesias do Irajá, Penha e Jacarepaguá) - Registro Civil - N3

    Registro de Aurea da Conceição Calado, n. 3085 em 16/11/1930, rua Valentim Magalhães, s/n.

    N3.IRP.LTN.019/f.088

    Calado, Áurea da Conceição Registrado(a)

    Calado, Albino Pai

    Conceição, Virgínia da Mãe

    Registro de nascimento: 1930

    Número: 3.559

  • guimossguimoss Beta
    editado August 2022

    @Brunocalado

    Pretoria Cível do Rio de Janeiro, 7 (Freguesias do Irajá, Penha e Jacarepaguá) - Registro Civil - N3

    Registro de Paulo Calado, n. 2219 em 24/09/1934, Logar Penha - Distrito Federal.

    N3.IRP.LTN.068/f.075

    Calado, Paulo Registrado(a)

    Calado, Albino Pai

    Conceição, Virgínia da Mãe

    Registro de nascimento: 1934

    Número: 3.608

    ===

    Pretoria Cível do Rio de Janeiro, 7 (Freguesias do Irajá, Penha e Jacarepaguá) - Registro Civil - N3

    Registro de Albino Calado Filho, n. 502 em 26/03/1936, rua Valentim Magalhães, n. 66.

    N3.IRP.LTN.085/f.162

    Calado Filho, Albino Registrado(a)

    Calado, Albino Pai

    Calado, Virgínia da Conceição Mãe

    Registro de nascimento: 1936

    Número: 3.625

    ===

    Pretoria Cível do Rio de Janeiro, 7 (Freguesias do Irajá, Penha e Jacarepaguá) - Registro Civil - N3

    Registro de Natalina Callado, n. 81 em 25/12/1938, rua Valentim Magalhães, n. 66.

    N3.IRP.LTN.116/f.182

    Calado, Natália Registrado(a)

    Calado, Albino Pai

    Calado, Virgínia da Conceição Mãe

    Registro de nascimento: 1939

    Número: 3.656

    ===

    Vc pode verificar se os pais da virginia já faleceram ou outras informações.

    Boa sorte!

  • @Brunocalado

    O ultimo registro diz que os pais foram casados na 3ª pretoria (6ª circunscrição, atual 3° RCPN), que é na freguesia de Santana.

    Pode ser interessante buscar o casamento civil nessa freguesia e o religioso nas Igrejas do Centro, pois os registros religiosos são mais detalhados que os civis.

    Busque do nascimento do 1° filho para trás.

    Obs: Se quiser, eu posso anexar os registros achados por aqui ou por msg privada.

    Boa busca!

  • guimossguimoss Beta
    editado August 2022

    @Brunocalado

    Eu vi que vc já tinha encontrado o casamento e, ao menos, alguns dos filhos do casal.

    ===

    Um casamento da irmã da Virgínia (Palmira Nunes)?

    Os nomes dos pais batem e ela nasceu em Portugal.

    O 2° casamento ocorreu na mesma freguesia que o da Virgínia (6ª Freguesia - São Cristóvão).

    Abaixo está o segundo casamento:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DYNS-SJP?i=52&cc=1582573

    Os dados da habilitação do 2° casamento:

    Pretoria Cível do Rio de Janeiro, 6 (Freguesias de São Cristóvão e Engenho Novo) - Registro Civil - 6S  

    Fernandes, Manuel Contratante

    Nunes, Palmira Contratante   

    Habilitação para casamento: 1928 

    Número: 8.249

    Maço: 2923

    Galeria: A

    ===

    Primeiro casamento da Palmira:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-XXC3-9Y7?i=138&cc=1582573

    Mesma situação do 2° casamento.

    Houve um Manoel Nunes de testemunha.

    Habilitação do 1° casamento:

    Pretoria Cível do Rio de Janeiro, 6 (Freguesias de São Cristóvão e Engenho Novo) - Registro Civil - 6S  

    Cardoso, Artur Contratante

    Anjos, Palmira dos Contratante   

    Habilitação para casamento: 1916 

    Número: 5.181

    Maço: 2908

    Galeria: A

    ===

    Para pedir os documentos:

    Na habilitação de casamento, costuma vir alguma certidão dos cônjuges, bem como, a naturalidade dos mesmos.

    Vc pode fazer o pedido online, no site abaixo (use os mesmos dados do Sian):

    https://consulta.an.gov.br/

    Ou

    Vc pode ir no Arquivo Nacional, ao lado do Campo de Santana, com os cuidados sanitários e se estiver aberto.

    Eu tentaria a última opção, pois pelo virtual demora meses.

    Boa sorte!

  • @Brunocalado

    Uma pessoa chamada Murilo (conhece?) fez uma árvore com várias informações sobre o Arhur (1° esposo da Palmira, provável irmā da Virgínia).

    Vc pode mandar uma msg para ele pelo Familysearch.

    Ele fez alterações na árvore no dia de hoje.

    O link:

    https://www.familysearch.org/tree/person/vitals/GFZ7-8XT

    ===

    Irmão do Manuel (2° esposo da Palmira)? O nome da māe está levemente diferente e há um sobrenome a mais.

    ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    202062 António Fernandes Moniz Tamengos Anadia Joaquim Fernandes Moniz Emília da Conceição Jornaleiro 24 Rio de Janeiro Solteiro

    Irmão do Arthur? O nome do pai está com um prenome a mais, mas o nome da mãe bate.

    38109 José Francisco Cardoso Matosinhos Póvoa de VarzimJosé Francisco Cardoso Maria Francisca Agricultor 42 Rio de Janeiro Casado

  • @guimoss consegui mandar mensagem para Murilo e ele disse que não está seguro se virginia e realmente filha dele pois ela não é citada no óbito de antonio nunes https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6G23-93X?i=13&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A7992-STW2 ele também tá na busca de onde nasceram

  • Vou também lá no arquivo nacional ve se consigo algum achado @guimoss

  • @guimoss e tenho a certidao de casamento de albino calado e virginia da Conceição e peguei no cartorio

    Essa certidão peguei essa semana no cartório

  • guimossguimoss Beta
    editado August 2022

    @Brunocalado

    O Murilo é seu parente?

    Talvez, seja interessante vcs manterem contato sobre novidades, pois vcs devem ter algum antepassado em comum ou, no mínimo, pessoas proximas a eles.

    Acho que as habilitações resolverão o seu problema e possíveis registros religiosos.

    Boa sorte!

  • @Brunocalado

    Pai ou irmão do António Nunes?

    170440 José Nunes Macieira de Alcoba Agueda José Nunes Lopes Antónia Maria Lavrador 57 Brasil Casado

    ===

    Irmão do António Nunes?

    O nome da mãe está diferente, mas NATIVIDADE é sinônimo de NASCIMENTO.

    23801 Arnaldo Nunes Carregal do Sal Carregal do Sal António Nunes Maria do Nascimento Sem Indicação 13 Rio de Janeiro Sem Indicação

    41337 Arnaldo Nunes Parada Carregal do Sal António Nunes Maria do Nascimento Agricultor 26 Rio de Janeiro Solteiro.

  • @guimoss Murilo não é meu parente ele apenas tá ajudando uma pessoa, porém vou tentar manter contato com ele

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.